Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

201. Margarida Drumond / Escritora / Lançamento de Livro em Timóteo-MG no dia 23 de novembro de 2012



          Fonte da Imagem: igrejasaopedro.org.br

Bom dia. É com muita honra que convidamos a escritora Margarida Drumond para participar de uma entrevista, por e-mail, para o Blog Companhia das Entrevistas. Escritora atuante e bastante dinâmica em várias áreas, hoje ela nos traz um leque de informações.

Blog: Você recebeu no dia 13 deste mês de novembro a “Medalha do Mérito Centenário de Jorge Amado”, por ocasião do aniversário de 36 anos da Academia de Letras e Música do Brasil – ALMUB, que aconteceu na Associação Nacional de Escritores – ANE. Qual foi a sensação?

Margarida Drumond: Olá, o meu abraço. A sensação ao receber a “Medalha do Mérito Centenário de Jorge Amado”? Nossa, foi de grande contentamento, pois receber essa medalha  significa ver reconhecida a minha caminhada na Literatura, especialmente com romances, que é o gênero com o qual eu mais me identifico. Meu primeiro livro é o romance, Um conflito no amor, e o escrevi em 1977, há 35 anos portanto. E Jorge Amado, bem o sabemos, se imortalizou pelas suas obras, notadamente como romancista. Então é uma grande honra ter sido indicada para esta homenagem e receber a significativa Medalha.

Blog: Você está com um novo lançamento agendado para o seu livro Dom Luciano, especial dom de Deus, 2 ed.: Timóteo, Minas Gerais. Será dia 23 de novembro de 2012?

Margarida Drumond: De fato. Será na próxima sexta-feira, dia 23 de novembro, às 20 horas, com participação de Escolas do Município de Timóteo, minha cidade natal. Será a primeira vez que levarei à minha cidade a 2ª edição de Dom Luciano, especial dom de Deus, e o evento está sendo preparado com muito carinho pela coordenadora da Biblioteca Rozário Rocha e equipe, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, da Prefeitura Municipal.
Aproveito para frisar que este lançamento em Timóteo faz parte de um dos itens que apresentei, em setembro de 2011, no Projeto à Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, para concurso, junto ao Fundo de Apoio à Cultura - FAC. Quando a obra é aprovada e classificada pelo Conselho de Cultura, após as diversas etapas do concurso – como é o caso de Dom Luciano, especial dom de Deus, 2ª edição –  tem-se que cumprir os itens de contrapartida, sendo o primeiro deles a entrega de 10% da obra editada para o FAC/Secretaria para distribuição nas escolas do DF. Eu programara lançamento aqui em Brasília e no Rio de Janeiro, capital - cidade em que nasceu Dom Luciano – e em Timóteo. Em Brasília, fiz em abril último, na “1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura Brasília”; no Rio, fiz na Universidade Candido Mendes, em agosto, e agora, será em Timóteo, encerrando o Projeto.

Blog: Ao ministrar a palestra no dia 17 de novembro de 2012, para cerca de 50 crismandos que estavam em retiro se preparando para a Crisma, quais os principais assuntos que foram desenvolvidos?

Margarida Drumond: Está aí outro tema que me apaixona, a Igreja. Estamos em novembro, um tempo bonito quando acontecem muitas celebrações dos sacramentos da Primeira Eucaristia e da Crisma. Tive a alegria de participar um pouco, na parte da manhã, do retiro com eles e com uma equipe animada de catequistas. Fui incumbida de falar sobre os Dons do Espírito Santo, mas antes, claro, falei sobre Igreja, o Sim de Maria e Pentecostes. Ressalte-se que, em se tratando de Crisma, toda a palestra foi permeada da importância do engajamento de cada um deles, uma vez crismados, em alguma atividade pastoral ou movimento, ou mesmo testemunhando a vida em Jesus, todo o tempo, em qualquer lugar. Mas destaquei bastante quanto é importante o engamento nas atividades eclesiais.

Blog: Eram jovens da própria Paróquia Nossa Senhora. de Lourdes e das Capelas São José e Nossa Senhora Aparecida, Incra 9?

Margarida Drumond: Sim, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, que fica no Condomínio Privê – Ceilândia, congrega a Capela São José e a Capela Nossa Senhora Aparecida, Incra 9. Aliás, foi a catequista Raquel Cavalcante Assis, da “Nossa Senhora Aparecida”, quem apresentou o meu nome para a Coordenação e então me convidaram. Gostei muito de estar lá com eles em tão importante momento.

Blog: Outras Paróquias também podem contar com as suas palestras?

Margarida Drumond: Claro, será uma alegria poder ajudar de alguma forma na formação espiritual de nossas crianças e jovens ou até mesmo de adultos. Ademais, como membro de uma Pastoral Vocacional, Paróquia São José - Taguatinga, até me sinto nesse prazeroso dever. Sempre quando me falam a respeito, eu só peço que me avisem com bastante antecedência, pois tenho vários compromissos, e isto frequentemente, inclusive viagens, pois faço vários lançamentos de livro fora do DF. Eu ainda trabalho fora, regularmente, mas viajo muito em fins de semana.

Blog: Na Paróquia Santa Terezinha, na Octogonal, 144 jovens e adultos receberam o Sacramento da Crisma no dia 18 de novembro de 2012, dentre eles, 15 recebendo a Eucaristia pela primeira vez. Em sua opinião, qual a importância desta realização?

Margarida Drumond: Sei que são várias as Paróquias que estão celebrando os sacramentos da Eucaristia e Crisma, por estes dias, e estive presente na celebração do domingo passado na Paróquia Santa Terezinha, no Cruzeiro, perto da Octogonal. Na ocasião, o meu sobrinho, Vinícius Monteiro Drumond Bowen, era um dos crismandos e fui prestigiá-lo, assim como o fizeram outros familiares. Uma celebração linda, concelebrada – Pe. Celso, Pe. Adelmo e o presidente da celebração Pe. Valdir –  muito bem preparada pelas Irmãs, os catequistas - coordenadora Penha, com apoio do pároco Pe. Celso e Pe. Adelmo, dentre outros, certamente. Foi bem demorada, mas ficou todo mundo firme, e via-se que todos estavam felizes; ao todo 144 crismandos, e a Unção, lembremos, é individual. Dentre os crismandos, havia dezenas de jovens, mas também muitos adultos. Assim, foi muito bonito quando, na hora da comunhão, Pe. Celso convidou 15 deles para receberem o Sacramento antes dos demais, pois se tratava da Primeira Eucaristia do grupo. Uma grande emoção! E o Padre Valdir Mamede, designado pelo Arcebispo de Brasília para ministrar o Sacramento, naquela Paróquia na ocasião, era todo atenção e carinho, qual bom pastor. Pe. Valdir é presidente do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Brasília e pároco na Igreja Imaculado Coração de Maria, no Park Way,
A importância destas celebrações é grande, principalmente quando sabemos que estamos no “Ano da Fé”, instituído pelo Santo Padre Bento XVI. Quem sabe nasçam novas pessoas, ainda mais dispostas a se engajarem no trabalho na Igreja, conforme tanto precisamos, principalmente nos tempos de hoje!

Blog: Em relação ao lançamento de Dom Luciano, especial dom de Deus, 2 ed., na cidade de Timóteo, confirmando para os que estiverem pela região do Vale do Aço – Timóteo, Ipatinga e Cel. Fabriciano – será no dia 23 de novembro de 2012, na A Biblioteca Pública Raquel Pacífico Drumond? O nome da Biblioteca é uma homenagem à primeira professora da região, Dona Raquel, qual a história da professora que tem o mesmo sobrenome da escritora Margarida Drumond?

Margarida Drumond: Que emoção poder falar de minha saudosa Vovó Raquel. Ela é de 12 de abril  de 1898 e viveu 91 anos – faleceu a 22 de agosto de 1989. Timóteo estava crescendo muito, quando então o Sr. José Moreira Bowen  – mais conhecido por José Adão, meu avô paterno e que era um dos pioneiros daquela região – resolveu convidar Raquel, já casada com João Belarmino Drumond, pais de dez filhos, a vir de Marliéria para Timóteo a fim de dar aulas. E se tornou a primeira professora do Estado no município.
Se me permite o caro leitor lembrar um detalhe, falo da divertida chegada da família a Timóteo: Vovó Raquel e Vovô João, nos idos de 1930, em 1936, chegaram a cavalo, trazendo coisas e até mesmo as crianças nos balaios sobre os animais. E Timóteo soltou muitos fogos à chegada, cumprimentando a família, especialmente a professora. E ambos movimentaram a comunidade: vovô João se juntou a vovô Adão, músico como ele, e faziam animados bailes, e vovó Raquel, além de dar aulas, fazia teatro, levando peças de comédia e drama na interpretação dos jovens de então, incluindo os filhos dela. A mamãe, por exemplo, de quem tenho o mesmo nome, era uma das atrizes. Isto e muito mais eu registrei em um dos meus livros, o romance Tempo de saudade – nele falo da história de Timóteo, a partir de entrevistas diversas que fiz, e o faço dentro de uma ficção que criei com a personagem “Vó Helena”, que é quem nos conta uma história, mas, enquanto isto, é surpreendida pela própria história de sua vida – uma emocionante estória de amor.
Oi André, você caro leitor, tão vendo só... sou pura emoção nessas lembranças. Até outra hora, e obrigada pela oportunidade.