Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

205. Eustáquio Ferreira / Arquiteto / Captação de águas pluviais



Temos a honra de entrevistar o Arquiteto Eustáquio Ferreira, do Blog Ambiência Brasília   (http://ambienciabrasilia.blogspot.com.br/).Ele concede uma entrevista ao Blog Companhia das Entrevistas, o assunto: captação de águas pluviais. Boa leitura:

Blog: Primeiro, parabéns pelo seu Blog: http://ambienciabrasilia.blogspot.com.br/. Em relação aos acontecimentos recentes em Brasília-DF, mais precisamente na Asa Norte, os alagamentos poderiam ter sido evitados?

Eustáquio Ferreira: Obrigado pelo comentário a respeito do Blog.
Os alagamentos, especialmente aqueles ocorridos na Asa Norte, ao que tudo indica, resultam de falta de limpeza das bocas de lobos. Algumas vias foram objeto de recapeamento e foram encontrados restos de materiais de demolição e de massa asfáltica nos bueiros. É praxe promover a limpeza dos bueiros e dutos antes das primeiras chuvas. Materiais orgânicos provenientes das áreas verdes e outros, até mesmo lixo, são carreados paras as galerias. Dai a importância de proceder a limpeza antes das chuvas.

Blog: Em sua opinião, o fato de Brasília ter sido planejada, os alagamentos não deveriam acontecer?

Eustáquio Ferreira: O planejamento foi em outra circunstancia. A proposta de ocupação do território era aquela da época. Brasília de hoje não é aquela do Plano Piloto de Lúcio Costa. Hoje há mais áreas impermeabilizadas que à época do projeto original. Muitas adequações foram executadas, mas nos últimos vinte anos os órgãos de planejamento do Distrito Federal foram esvaziados.

Blog: Podemos afirmar que a engenharia brasileira sabe como fazer uma rede de captação de águas pluviais?

Eustáquio Ferreira: Podemos, a engenharia brasileira tem conhecimento e experiência para elaborar os projetos e executar as obras necessárias.

Blog: Em terrenos planos, o escoamento é menos rápido, mas parece que este não é o caso da Asa Norte, correto?

Eustáquio Ferreira: Em terrenos planos a velocidade de escoamento das águas de chuva é menor. Em depressões há forte possibilidade de alagamento.
Na Asa Norte a inclinação média dos terrenos é forte e naturalmente não haveria alagamento em nenhum lugar. Todos os alagamentos ocorreram em locais onde havia sido feitas obras de modificação do terreno natural.

Blog: Então qual seria a solução para que este problema de alagamentos não acontecesse?

Eustáquio Ferreira: O Distrito Federal deveria manter um caderno de encargos de manutenção onde estivessem previstos os serviços necessários a cada mês e em cada sítio.
É desejável que nos editais das obras contratadas fique prevista a limpeza das áreas e instalações afetadas pelas obras contratadas.
Pode-se verificar que as sobras de massa asfáltica foram jogadas na grama ao lado dos eixinhos. Nas obras das ciclovias as máquinas quebraram calçadas, removeram gramados e equipamentos urbanos. Os executores se preocupam com o objeto do contrato e não se preocupam com sua integração com o existente. 

Blog: É possível que as redes de captação de águas pluviais estejam entupidas de entulho?

Eustáquio Ferreira: Sim, é provável.

Blog: Podemos afirmar que além de ações do Governo, a população deve ajudar ao evitar colocar lixos em locais indevidos?

Eustáquio Ferreira: O lixo é tido como o maior dos problemas das galerias. A população deve ajudar e evitar que o lixo possa ser carregado para as galerias, mas outros resíduos sólidos podem acabar nas sarjetas e virem a obstruir as galerias.