Total de visualizações de página

sábado, 3 de novembro de 2012

194. Frei David Santos / ofm / Diretor Executivo da Educafro/ 100% dos Royalties do petróleo para a Educação


Fonte da Imagem:suapesquisa.com

A história de colonização do Brasil é conhecida pelos brasileiros que tiveram oportunidade de estudar. Mais de 500 anos depois, ainda falta muito para equilibrar as dívidas sociais, principalmente com os afrodescendentes e com os índios. Mas, há uma luz no fim do túnel, e a educação é a lanterna que ajuda a transformar a realidade do Brasil do século XXI. O Blog Companhia das Entrevistas tem o compromisso de facilitar a construção do conhecimento de todos os leitores de nossas entrevistas. E com muita satisfação recebemos a participação  Frei David Santos, ofm, Diretor Executivo da Educafro. A Educafro apoia 100% dos Royalties do petróleo para a Educação. Boa leitura:


Blog: Por qual motivo a Educafro apoia 100% dos Royalties do petróleo para a Educação, é pelo fato de que a educação é a única ferramenta capaz de transformar a realidade?

Frei David: O Brasil já era para ser o luzeiro da humanidade, em qualidade de vida educacional para todos e com uma atenção especial à diversidade étnica. Ele reúne condições fantásticas para ser modelo de integração étnica para o mundo. É isto que os demais países esperam de nós! Nos últimos 10 anos muitas coisas estão mudando em direção a esta meta. Negros e negras, apoiados por brancos conscientes tem feito a roda da integração gerar políticas públicas que garantam atacar a exclusão dos negros e indígenas. Os Royalties do Petróleo, sendo aplicados 100% na Educação vai dar oportunidade a todos, especialmente aos que estão conquistando agora sua cidadania no acesso às universidades públicas de qualidade. Não basta a vaga na universidade. Necessitam-se de livros, transporte, alimentação, alojamento e acesso à cultura para toda juventude que está tendo somente agora sua oportunidade de ingressar nas universidades públicas. Alguns com a idade bem avançada para esta meta, mas firmes e convictos! Os Royalties será a nossa esperança de dias brilhantes para a população afro-brasileira! 

Blog: A comunidade negra sempre foi marginalizada nas políticas públicas educacionais em toda história da República, há uma luz no fim do túnel que seja capaz de pagar esta dívida social?

Frei David: A pressão da comunidade é determinante. Quando 10 negros/as ocuparam o Palácio do Planalto em greve de fome, no dia 27 de junho das 9 às 23 horas e no lado de fora outros 20 repetiam o gesto por três dias, isso fez acordar setores do Governo Federal que tinham uma visão ingênua de como enfrentar e garantir a integração pluriétnica, possibilitando a todos o acesso às oportunidades em situação de equidade. A luz no fim do túnel está posta e a comunidade negra que está entrando nas universidades com COTAS está, com convicção, indo rumo a esta luz: estão obtendo médias acadêmicas iguais ou superiores aos da classe média que sempre tiveram oportunidades.

Blog: Nos últimos anos estão surgindo políticas que estão proporcionando mobilidade social para os jovens negros, a questão das cotas está inserida neste contexto de inclusão educacional?

Frei David:Setores da sociedade, agora muito pequenos, ainda são contra as cotas. No entanto os desafios a apresentarem outro método mais eficiente para resgatar direitos da comunidade negra obstruídos ou roubados por políticos irresponsáveis ao longo dos anos. Se estes setores apresentarem um método mais eficiente de inclusão de negros nas universidades, deixo de ser um lutador a favor das cotas e mudo de lado! A UNICAMP se apresenta como a que têm um método que é uma alternativa às cotas. No entanto é uma proposta a “conta-gotas”. Não podemos ver mais uma geração da nossa juventude negra morrendo pela polícia ou pelas drogas sem ter a universidade como alternativa!
No Estado de São Paulo há uma omissão vergonhosa do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Estamos preocupados... Percebemos que chegou a desesperança no nosso povo negro, com referência a estes três poderes estaduais. Vamos ser obrigados a deixar a nossa equipe de militância fazer o que querem há muito tempo e temos pedido a eles para darem mais um voto de confiança. Eles ocuparão a REITORIA DA UNESP no dia 20 de novembro de 2012.  Não dá mais para pedir que tenham paciência... Os vários contatos do Governador Geraldo Alckmin conosco geraram expectativa e agora está gerando frustração. Sua assessoria tem uma visão política dos direitos da população negra equivocada. Para complicar mais, são vítimas em alto grau da compreensão equivocada de meritocracia, adotando uma compreensão injusta e superficial. O mesmo se percebe com os dirigentes das três Universidades Estaduais. Não se sabe se é ingenuidade ou “birra política”. Deixar só o PT ser sensível com a pressão da comunidade negra e ceder a estas políticas é um equivoco de um governo. Olhe a votação de cada partido nas periferias. Isto não é o suficiente como recado? Em um dos últimos emails trocados por nós com o Governador , ele nos garantiu que havia criado uma nova comissão emergencial para dar conta da INCLUSÃO de NEGROS em todos os setores da sociedade paulistana, atendendo assim a demanda da comunidade negra. Nada avançou.... O Estado de São Paulo é numericamente o maior Estado negro do Brasil, mas com referência a políticas públicas é o estado mais atrasado.

Blog: A inclusão nas universidades está esbarrando em verbas para material didático, alimentação e passagem, como resolver essa situação?

Frei David: Há duas soluções complementares: a primeira é emergencial. O Governo Federal poderia baixar uma portaria permitindo que se use a verba do FIES – Financiamento Estudantil – também para investir em bolsa garantindo a permanência para jovens que estão entrando nas universidades públicas e particulares, através das cotas, ProUni e outros planos de bolsas, tanto púbicos (Federal, Estadual ou Municipal) ou particulares. É vergonhoso saber que o índice de abandono de jovens das faculdades brasileiras públicas e particulares é superior a 40%. É muito dinheiro público jogado fora, além de tempo e investimento humano. São brasileiros, cheios de sonhos e que, por falta de políticas públicas arrojadas, são jogados fora! E isto pode ser diferente! Basta terem determinação política e amar o povo pobre e negro! A segunda opção, sem deixar a primeira de lado, pois esta só virá em médio prazo - pois “quem tem fome tem pressa” - é  a garantia de 100% dos Royalties do Petróleo para os vários desafios da Educação e especialmente para o sucesso dos que não nasceram em berço de ouro.


Blog: A Educafro entende como prioridade a formação e valorização dos professores, assim como uma melhor estrutura nas escolas, de que forma isso pode ser alcançado no Brasil?

Frei David: A Escola Brasileira, em todos os sentidos, precisa de uma corajosa reforma. Conversando com um jovem da Educafro, formado recentemente, ele foi convicto em dizer que 70% do conteúdo que ele estudou no ensino médio não serviu para nada no seu ensino superior. Isto é preocupante! Outro jovem experimenta um drama um pouco mais grave: em todo seu tempo de ensino fundamental e médio, nunca recebeu formação vocacional. Resultado: já mudou de curso universitário três vezes! E ainda não sabe se está no curso certo. Tudo isto é dinheiro público jogado fora e os responsáveis são os formuladores das políticas educacionais equivocadas ou incompletas em todos os níveis! As áreas educacionais brasileira, nos níveis municipais, estaduais e federal jogam muito dinheiro fora! Isto não pode continuar! O país vive em outro momento onde o povo vai ampliar a cobrança, com garra e determinação!