Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

202. Israel de Freitas Madureira / Pastoral dos Surdos de Ceilândia-DF


                                                            
                                                              Foto: Édma Garcia

O Blog Companhia das Entrevistas tem a honra de contar com Israel de Freitas Madureira, Participante intérprete, Membro da Pastoral dos Surdos de Ceilândia-DF, da Paróquia Nossa Senhora da Glória, localizada na EQNM 03/05, módulo A, Área Eespecial, numa entrevista que informa sobre as atividades da Pastoral dos Surdos. Boa leitura:

Blog: Na Paróquia Nossa Senhora da Glória, todos os domingos, acontecem missas interpretadas para a linguagem de libras em quais horários?

Israel: As missas são às 11:00 da manhã e às 19:00 da noite. Também interpretamos missas solenes, como Natal, Páscoa.....

Blog: Há também uma Missa Especial todo mês na Paróquia Nossa Senhora da Glória?

Israel: Sim. Todo 4º Domingo de cada mês organizamos um missa especial. Isto é, os surdos são chamados para participar da Liturgia, fazer a leitura no ambão (em LIBRAS), o ofertório... Depois da missa temos um lanche com os surdos, seus familiares e amigos oferecido pela equipe da Pastoral.

Blog: A Paróquia Nossa Senhora da Glória oferece catequese para surdos de todas as idades?

Israel: Sim. As turmas de catequese são formadas de acordo com a demanda. Atualmente temos turma de catequese para crianças e adultos.

Blog: Há também um curso de libras para a comunidade, como proceder para realizar a inscrição?

Israel: Todo semestre, oferecemos um curso básico para a comunidade. As turmas possuem 30 vagas. Para se inscrever basta procurar a paróquia, normalmente no início de cada semestre (fevereiro e julho). É pedida uma contribuição no momento da inscrição de R$45,00 para ajuda de custo. Não há limites de idade. Os cursos são normalmente aos sábados e tem duração total de 36 horas/aula e não possui certificado. O professor/instrutor é surdo, mas temos também monitores ouvintes ou surdos em cada turma.

Blog: É desenvolvido um coral de surdos também?

Israel: Em ocasiões especiais, a pastoral convida surdos e surdas para ensaiar uma peça ou uma música em LIBRAS que será apresentada para a comunidade, como, por exemplo foi feito no dia do Surdo, no aniversário da Pastoral e etc. 

Blog: Para os leitores do Blog Companhia das Entrevistas, que queiram ajudar na Pastoral dos Surdos, como proceder?

Israel: Se quiserem entrar na pastoral, basta ir a uma de nossas reuniões, que acontecem aos 1º e 3º domingos de cada mês, às 17:30. Ou pode nos procurar depois das missas interpretadas. Se você deseja ajudar, mas não quer entrar na pastoral, há várias formas: se já souber LIBRAS ou for surdo, pode ajudar nos nossos cursos de LIBRAS. Você também pode trabalhar com a catequese de surdos, você terá todo o apoio da pastoral dos Surdos e da Catequese, detalhe: não é preciso ser surdo e basta ter somente LIBRAS nível intermediário. Você também pode fazer doações, para saber como: é preciso entrar em contato pelos telefones: 61-8308-2030 ou 61-8407-688361, ou email: psurdosnsg@googlegroups.com.

Blog: Pessoas ouvintes também podem participar desta Pastoral?

Israel: Claro, não é preciso nem saber LIBRAS, basta ter boa vontade e Deus no coração.