Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

206. Samu-DF / Novidades 2012






             

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
Subsecretaria de Atenção à Saúde
Diretoria de Assistência às Urgências e Emergências
Gerência de Apoio ao Serviço Móvel de Urgência
Assessoria de Comunicação Social




O Blog Companhia das Entrevistas tem a honra de contar com o Samu-DF numa entrevista que informa sobre as novidades. Boa leitura:

Blog: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do DF (Samu-DF) inaugurou a nova sede do Centro de Treinamento do Núcleo de Educação em Urgências do DF?

Samu-DF: Trata-se do primeiro Centro de Treinamento do Núcleo de Educação em Urgência do DF.

Blog: Em qual local vai funcionar o Centro de Treinamento do Núcleo de Educação em Urgências do DF?

Samu-DF: O centro funciona no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde, antiga sede do Samu.

Blog: Qual o principal objetivo do Centro?

Samu-DF: O centro é responsável pela capacitação e qualificação de todos os profissionais da área de saúde que atuam no âmbito de urgência e emergência do Distrito Federal.

Blog: Quais são os cursos que o Centro oferece? 

Samu-DF: O centro oferece cursos de Suporte Avançado e Básico de Vida, Suporte Avançado e Básico de Trauma, Suporte Avançado e Básico de Pediatria, Regulação Médica, Emergências Clínicas Cardiológicas e Ginecologistas, entre outros.

Blog: Os cursos são ministrados por instrutores do próprio Samu? 

Samu-DF: Os cursos são todos ministrados por instrutores do próprio Samu.

Blog: Qual o horário de funcionamento do Centro?

Samu-DF: Em horário comercial, de segunda a sexta de 08 às 12 e das 14 às 18h. Informações pelo telefone: 55 (61) 3234-7889.

Blog: Os estudantes de medicina também poderão realizar os cursos oferecidos pelo Centro? Também os funcionários da secretaria de saúde poderão realizar os cursos?

Samu-DF:Os profissionais da Secretaria de Saúde do DF tem prioridade nas vagas dos cursos de capacitação do Samu. Porém, estudantes das áreas de saúde, além de especialistas em urgência e emergência, podem fazer os cursos, desde que cumpram os pré-requisitos obrigatórios e conforme disponibilidade de vagas.

Blog: Uma Delegação do Haiti visitou o SAMU-DF, este fato comprova o nível de profissionalismo e dedicação do qual o SAMU-DF torna-se referência internacional?

Samu-DF:O Samu do DF recebeu entre os dias 19 e 21 de novembro uma comitiva do Haiti que veio entender, por meio da observação participativa, como é o funcionamento e administração de um serviço de atendimento pré-hospitalar. A indicação foi feita pelo Ministério da Saúde que reconhece o Samu do DF como referência nacional e internacional no serviço móvel de urgência. O Ministério da Saúde do Brasil é parceiro do Haiti na implantação dos serviços de emergência e reestruturação da saúde daquele país.