Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Vacina contra Covid no DF: agendamento para pessoas com 48 anos, grávidas e rodoviários está aberto

Profissional prepara vacina contra Covid-19 no DF — Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Saúde-DF

Começa nesta sexta-feira (25), às 15h, o agendamento da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 48 anos ou mais no Distrito Federal, através do site da Secretaria de Saúde. O processo estava previsto para começar na segunda-feira (28), mas foi antecipado.

Os rodoviários, além de grávidas e puérperas – mulheres até 45 dias de pós-parto – sem comorbidades, também poderão marcar a data da vacina pelo site. No entanto, precisam fazer um cadastro antes, na mesma página.

Estão reservadas 30 mil vagas para a vacinação por idade e 2 mil para os motoristas e cobradores. Já para grávidas e puérperas, são 6 mil vagas.

O agendamento para o grupo de pessoas com comorbidades permanece suspenso. De acordo com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, não há previsão de abertura de novas vagas.

"Para [o grupo com] comorbidades, a gente vem diminuindo o quantitativo [de doses] em decorrência da procura ter sido pequena. É uma ação que a gente vem procurando analisar dia a dia. Tem diminuído porque as pessoas tem procurado vacinar pela idade", disse o secretário.

As pessoas com 60 anos ou mais e gestantes e mulheres no puerpério com doenças pré-existentes, que ainda não foram imunizadas, não precisam marcar atendimento, basta se dirigir a um dos postos de vacinação.

De acordo com o último balanço da Secretaria de Saúde, desde o início da campanha, em janeiro, 929.488 pessoas receberam a etapa inicial da vacina. Entre os atendidos, 333.536 também tomaram a segunda dose e, portanto, concluíram a imunização.

No DF, estão sendo aplicadas as vacinas CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac; Covishield, da farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford; e Pfizer – feita pela farmacêutica norte-americana em parceria com o laboratório BioNTech.

Nesta quinta, também chegaram ao Distrito Federal as primeiras doses da Janssen. Conforme o governo, as vacinas que são aplicadas em dose única, serão utilizadas para imunizar professores e pessoas em situação de rua.

Com informações do G1

Nenhum comentário: