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quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Economia // Confira algumas dicas para evitar fraudes em boletos bancários

Confira algumas dicas para evitar fraudes em boletos bancários
As fraudes tendem a aumentar nesta época do ano em que vencem os boletos de IPTU e IPVA

(Brasília, 18/2/2016) – Nesta época do ano, em que começam a vencer os boletos referentes ao IPTU e ao IPVA, o BRB alerta seus clientes e usuários sobre os cuidados que devem ser tomados com o intuito de evitar fraudes nos boletos bancários.
 
Primeiramente, vale destacar que é importante manter os antivírus originais instalados e atualizados no computador utilizado para acesso aos serviços bancários; utilizar somente equipamentos confiáveis; não utilizar telefones de estranhos ou que não se conheça a origem para efetuar transações bancárias; informar imediatamente o banco, em casos de roubo ou furto de telefone; e evitar realizar transações bancárias em redes wireless (wifi) desconhecidas ou em locais públicos.
 
No caso específico dos boletos de IPTU e IPVA, alertamos que por se tratar de um documento de arrecadação, a linha digitável começará sempre com o número 8. Além disso, outra maneira de prevenir fraude em boletos, neste caso, é inserir o número do Renavam/Número de inscrição diretamente no terminal de autoatendimento do BRB, no momento do pagamento do valor referente ao IPVA e ao IPTU, respectivamente.
 
“Destacamos que o BRB não envia nenhum documento para pagamento por e-mail e que dispõe dos seguintes canais para liquidação desses boletos: agências e postos de atendimento do BRB, unidades do BRB Conveniência, Banknet, terminais de autoatendimento, BRB Mobile e Telebanco. Sugerimos aos usuários, ainda, que fiquem atentos às informações presentes nos boletos, pois a maioria dos que são fraudados apresentam inconsistências visíveis a olho nu, como erros de português”, ressaltou a diretora de Gestão de Pessoas e Administração do BRB, Cristiane Bukowitz.
 
É importante destacar que a Secretaria de Fazenda também não envia notificações ou Documento de Arrecadação (DAR) aos contribuintes por e-mail, ou por meio de aplicativos para smartphones e das redes sociais.
 
Assim, quando o contribuinte tiver alguma dúvida sobre a cobrança, a orientação é consultar o valor do débito diretamente pelo portal www.fazenda.df.gov.br. Neste endereço, é possível imprimir a 2ª via atualizada para pagamento, caso o boleto não tenha sido entregue na residência do contribuinte ou no endereço cadastrado junto ao órgão. No entanto, após a impressão, o contribuinte deve certificar-se de que o código de barras impresso corresponde ao apresentado na tela do computador, sempre iniciando com o número 8.
 
Existem, ainda, outros canais de consulta, como as agências da Receita do DF (http://goo.gl/Os2a66); os postos do Na Hora Cidadão; a Central Telefônica 156, opção 03; e o Atendimento Virtual (http://goo.gl/gb5khU).
 
Lembramos que o vencimento do IPVA de 2016 começará em 14/03 e o IPTU em 13/06, ambos para as placas de finais e números de inscrição 1 e 2 (1ª parcela ou cota única), respectivamente.  O pagamento pode ser feito nos bancos e lojas do BRB Conveniência. O calendário completo está disponível no endereço http://goo.gl/bxL1wT.
Abaixo, outras dicas aos usuários e clientes do BRB:
 
1. Troque, periodicamente, sua senha de acesso ao Banknet e utilize sempre senhas de bloqueio de uso do seu smartphone.
 
2. Não acesse o site do Banco ou da Secretaria de Fazenda do GDF redirecionado por sites de pesquisa. Sempre acesse diretamente pelos endereços www.brb.com.br ewww.fazenda.df.gov.br.
 
3. Se o caixa eletrônico ou equipamento do Banco estiver inoperante, não aceite oferta de estranhos de passar seu cartão em terminal avulso, mesmo que se apresentem como funcionários do banco. Fraudadores têm utilizado esse golpe para clonar (copiar os dados) cartões e obter senhas.
 
4. Cada banco possui um código identificador próprio, que são os três primeiros dígitos do código de barras. O BRB, por exemplo, é o 070. Logo, um boleto emitido com o logo do BRB também começará com 070.
 
Outras dúvidas podem ser esclarecidas por meio do BRB Telebanco, no telefone 3322-1515.