Empresa brasileira premiada pela Universidade de Standford desenvolve, com recursos 100% nacionais, solução de check-in online e outros serviços para reduzir custos das viações e otimizar o tempo dos passageiros
Brasília, 25 de maio de 2016 - De acordo com o estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, 15,9% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses o farão de ônibus, contra um índice de 7,2% registrado em 2015. Há décadas, milhões de brasileiros viajam neste modal de transporte, mas o mercado tem acordado só agora para a necessidade de inovação no setor.
O Netviagem, maior portal de vendas de passagens rodoviárias do Brasil, registra, anualmente, cerca de um milhão de bilhetes emitidos online. As vendas on-line do setor corresponde a menos de 5% do valor total das passagens emitidas, incluindo todos os meios. No entanto, os números são expressivos o bastante para estimular o desenvolvimento de tecnologias focadas na experiência do usuário.
Pensando nisso, o Netviagem lançou um novo serviço para facilitar a compra de passagens de ônibus pela internet: o Ticketless. A solução possibilita que o passageiro faça o check-in online e imprima seu próprio bilhete de embarque, evitando a troca do pelo bilhete fiscal nos guichês das empresas, exatamente como já ocorre atualmente nas companhias aéreas.
“Essa é uma antiga reivindicação do setor e, com o Tickeless, conseguimos facilitar a vida do passageiro, reduzir as filas nos guichês, manter o pioneirismo e reduzir custos para as empresas. Quanto mais fácil for para o cliente comprar e viajar, mais será possível converter a intenção em venda. Sem dúvida esse é um grande passo para o setor”, comemora Alberto Graciano, CEO da GM Soluções, responsável pelo Netviagem
Com um crescimento, no primeiro trimestre de 2016, de 7% nas vendas, o Netviagem oferece soluções que otimizam recursos das empresas e tempo dos clientes, do momento da compra à hora do embarque, seguindo o modelo do que já é realizado pelas companhias aéreas. “Hoje, nenhuma empresa de viação no Brasil tem o controle de passageiros embarcados, apenas de bilhetes emitidos. É fundamental utilizar a tecnologia de controle no momento do embarque para tornar o serviço mais seguro”, explica Graciano.
O empresário explica ainda que, com o uso da tecnologia no momento do embarque, como leitores de códigos de barra e aplicativos em smartphone, é possível evitar uma prática recorrente no setor: a de utilização de passagens em mais de uma viagem.
Segundo o CEO do Netviagem, todas essas soluções estão em conformidade com as resoluções 4.282 e 4.432/2014 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). No último dia 19, em Brasília, a empresa lançou o Ticketless e fez uma apresentação sobre inovação no mercado para funcionários do órgão.
Para Aloísio Caixeta, especialista em Regulação da ANTT, a utilização de novas tecnologias no mercado da viação rodoviária é algo urgente e que vem sendo estimulado pela agência nacional. “Esperamos ter o transporte de passageiros com muito mais automação do que hoje, e isso em breve. São tecnologias que já existem em outros setores e o transportador aos poucos vai entender que isso traz redução de custos e possibilita aumentar a base de clientes”, destaca Caixeta.
Alguns dados sobre o consumidor de passagens de ônibus pelo Netviagem
IDADE
| ||
2015
|
2014
| |
18-24
|
28,67%
|
28,91%
|
25-34
|
37,77%
|
40,60%
|
35-44
|
15,60%
|
13,94%
|
45-54
|
9,47%
|
7,56%
|
55-64
|
6,24%
|
6,39%
|
65+
|
2,26%
|
2,60%
|
SEXO
| ||
2015
|
2014
| |
FEM
|
57,20%
|
59,90%
|
MASC
|
42,80%
|
40,10%
|
CIDADES QUE MAIS ACESSAM O SITE
|
Araçatuba
|
Belo Horizonte
|
Campo Grande
|
Cuiabá
|
Curitiba
|
Maceió
|
Presidente Prudente
|
Rio de Janeiro
|
São Paulo
|
Vitória
|
| ||||||||||||
- Gasto médio por passagem: em 2014 era de R$ 67, e em 2015 de R$ 77.
Sobre o Netviagem
O Netviagem é o primeiro e maior portal de vendas de passagens rodoviárias do Brasil. Faz parte do grupo G&M Soluções que atende, em conjunto, mais de 90 empresas de ônibus e mais de três milhões de clientes, número que cresce constantemente. Recentemente foi premiada nos Estados Unidos pela conceituada Universidade de Stanford, berço de empresas como Google, HP e Cisco.
É parceira exclusiva do Google com o Transit, uma integração do portal Netviagem ao Google Maps que permite ao internauta verificar quais empresas fazem o trecho desejado de ônibus, já saber horários e até mesmo comprar a passagem com um clique.
A Netvigem pertence à G&M Soluções, uma companhia brasileira do ramo de tecnologia da informação que há quase duas décadas desenvolve soluções para o setor de transporte de passageiros de ônibus.