Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Saúde Pública - Site de Doação de leite materno - Brasília-DF

​ 
Saúde lança site para incentivar a doação de leite materno
Objetivo é atrair mais doadoras do DF e até de outros Estados


BRASÍLIA (19/05/16) - Para celebrar o Dia Nacional de Doação de Leite Materno, a Secretaria de Saúde lançou o hotsite Amamenta Brasília e assinou uma parceria entre o Banco de Leite Humano da rede e o Metrô do Distrito Federal para chamar a atenção da população sobre a importância da doação. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (19), no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

O site http://amamentabrasilia.saude.df.gov.br/ para ajudar no cadastramento de novas doadoras, o que deverá impactar diretamente no aumento dos estoques, e para informar a população sobre doação e aleitamento, mitos e verdades sobre a amamentação, mapa dos bancos de leite do DF, e do país, e traz, ainda, reportagens com histórias das doadoras.

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, lembrou que o país também comemora, hoje, o Dia Dos Médicos da Família e Comunidade e reforçou a importância do trabalho conjunto entre Atenção Primária e os Bancos de Leite.
"O aleitamento materno tem de estar atrelado ao Programa de Saúde da Família, porque previne doenças relacionadas ao trato digestivo e intestinal e reforça o sistema imunológico da criança", explicou.

O Distrito Federal é reconhecido pelo Ministério da Saúde como a Capital Brasileira dos Bancos de Leite Humano. Ao todo são 15 bancos, sendo dez da SES. A parceria com o Corpo de Bombeiros e a coleta, que consegue suprir 100% dos bebês internados em UTIs, são alguns dos destaques reconhecidos pelo ministério.

A coordenadora dos Bancos de Leite da Secretaria de Saúde, Miriam Santos, considera o site um marco na história dos bancos de leite do DF. "Acredito que este instrumento alcançará a população e ajudará na coleta de novas doadoras. Já recebemos cadastro de mães do estado de São Paulo", disse.