Blog Companhia das Entrevistas participa de coletiva de imprensa no Palácio do Buriti
O assunto da coletiva foi o Transporte Público
1º/03/2013
Por André Falcão
Na coletiva de imprensa que aconteceu hoje (1º) à tarde, José Walter, Secretário de Transporte do Distrito Federal, afirmou "com esta nova fase, temos a total confiança do cumprimento da lei por parte do GDF e das empresas vencedoras do edital". Na coletiva, o Governador Agnelo Queiroz explicou que, "até o dia 30 de junho de 2013, com certeza teremos 42% de toda a frota nova em atividade".
O momento agora é de transição, e foi citado o exemplo da integração que por sinal, deixou no início muita gente irritada, e para surpresa do Secretário, "não podemos de imediato identificar o que cada pessoa pensa sobre a integração, o ser humano é muito diferente um do outro, pensávamos que as questões que a população iria levantar eram algumas, mas foi incrível com as dúvidas foram outras, e isso tudo serviu de experiência nesse momento de transição do qual acontece com o transporte público coletivo do Distrito Federal".
O Secretário também citou que mesmo com ônibus velhos era necessário um ensaio de integração, " sabemos que estamos com muito otimismo, toda mudança requer muita informação, e vamos trabalhar para informar toda a população".
O anúncio que aconteceu hoje (1º) na coletiva de imprensa, destacou a utilização do sistema de Bacias, ou seja, de áreas que são divididas em cinco no Distrito Federal, e que já existem empresas com contrato assinados para o novo sistema de transporte anunciado pelo GDF, a Bacia 2 com 640 ônibus para atender as cidades do Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e parte do Park Way.
Também a Bacia 5, com 576 ônibus que vão atuar nas regiões de Brazlândia, Ceilândia, SIA, SCIA, Vicente Pires e parte de Taguatinga.
O governador também citou o já em funcionamento executivo do sudoeste e o executivo do aeroporto, e foi bem enfático, "os novos ônibus terão GPS, e um serviço de transporte por pessoa, uma viagem que atualmente dura cerca de 1h40 vai ser de 50 minutos, a única diferença é a pessoa terá que fazer a integração, ou seja utilizar dois ônibus", concluiu.