Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de março de 2013

249. Carlos Alexandre Souza / Coordenador de Projetos / Curso Marketing Político para Futuros Candidatos


Foto do perfil de Carlos Souza
Foto: Divulgação

O futuro da política e a busca por novas lideranças no DF, nesse contexto, o Blog Companhia das Entrevistas tem a honra de conversar com Carlos Alexandre Souza, editor e coordenador de projetos. O assunto: curso Marketing Político para futuros candidatos. Boa leitura e participe!

Blog - Como identificar uma nova liderança ou possível candidatura ainda no estágio de reflexão quanto possibilidade de ser ou não candidato?

Carlos Alexandre - Acho que é aí que o curso pode fazer a diferença. O primeiro passo para você saber se deve ou não ser candidato é se sua candidatura é relevante e legitima para a sociedade ou parte dela. Acontece que nem todo mundo tem convicção. A metodologia que desenvolvi busca na biografia e trajetória do possível candidato os fundamentos para sua candidatura e que vão gerar essa convicção ou segurança do projeto político.

Blog - Como surgiu a ideia de oferecer o curso Marketing Político para futuros candidatos?

Carlos Alexandre - Sou publicitário há 20 anos e já participei de diversas campanhas políticas e na maioria das vezes a campanha começava de forma desorganizada e no último instante, sem planejamento estratégico e sem muitos fundamentos, de uma maneira que passava para os eleitores uma postura quase que oportunista. Muitos tem uma visão que planejar e estruturar uma campanha de forma profissional pode passar a mensagem errada ao eleitor, e não existe um pensamento mais equivocado. Planejar é antes de mais nada, se estudar e se conhecer. Depois estudar as necessidades da cidade e da população, o cenário político e traçar um plano de ação cruzando todas essas informações. Sempre com coerência com os valores e a biografia do candidato.

Blog - Qual o objetivo do curso?

Carlos Alexandre - O Brasil passa por um período de desilusão com a classe política. Precisamos de uma renovação do cenário político e para que isso aconteça, precisamos despertar o interesse pelo processo político como um todo. O curso pretende desconstruir certos mitos em torno da campanhas eleitorais e ensinar aos participantes, de maneira prática, de onde ele tirará os fundamentos e justificativas de campanha que irão convencer sua família, seus amigos, seus colegas de trabalho e de partido e também os eleitores.

Blog - Qual a origem da metodologia do curso Marketing Político para futuros candidatos?

Carlos Alexandre - Ao longo da minha carreira, participei de diversas campanhas eleitorais e observava que, ou a se convidava um guru do marketing político que acredita ser oferecia soluções definitivas e mágicas, para os problemas da campanha, baseados somente em intuição e sem nenhum suporte conceitual ou de planejamento, ou se contratava um instituto de pesquisa que oferecia um monte de questionários e números sem a análise adequada e sem levar em consideração o mais importante, se aquelas informações eram ou não coerentes com a biografia e trajetória do candidato. Como o intervalo entre as campanhas é grande, venho estudando e desenvolvendo esse método para torná-lo acessível e compressível a todos, do líder comunitário até o político experiente.

Blog - Qual local vai acontecer o curso?

Carlos Alexandre - A primeira turma está sendo formada e o curso será em uma área de treinamento climatizada e com toda a infra estrutura tecnológica necessária para o pleno desenvolvimento do aluno, no Lago Norte. Mas estamos também formando grupos em diversas Regiões Administrativas. Alem de palestras em lideranças comunitárias e faculdades em todo o DF.  Acredito que ao logo do ano vamos descobrir e capacitar novos talentos para a política no DF.

Blog - Quanto custa a inscrição?

Carlos Alexandre - O curso para a grupo de 10 alunos, que é quase uma consultoria, pois o aluno aprende, na prática, como desenvolver os argumentos e fundamentos para as principais ferramentas de comunicação de todas a sua campanha, custa apenas R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais). É muito barato, já que em um período de campanha, o candidato a deputado distrital paga até 50 mil reais para uma dupla de criação para fazer comunicação.

Blog -  Para os interessados em realizar esse curso, como proceder para efetuar a inscrição?

Carlos Alexandre - O primeiro passo é fazer a reserva pelo e-mail mentor.planejamento@gmail.com, depois disso, marcaremos uma entrevista e caso o aluno fique convencido dos benefícios que curso pode trazer para seu projeto político, efetuamos a inscrição. O maior objetivo desse projeto e atrair novos talentos para política e tornar o debate político mais profundo, mais interessante e mais relevante para a população.