Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de abril de 2012

84. Frei David Santos OFM / Mapa Interativo das Cotas / Educafro


O Blog Companhia das Entrevistas conversa com Frei David Santos OFM, do Educafro. O assunto: lançamento do Mapa Interativo das Cotas. Acompanhe:

Blog:  Na sua opinião, qual a importância da decisão recente do STF, que garante o reconhecimento da constitucionalidade da reserva de cotas para negros nas universidades?

Frei David Santos OFM: Foi uma decisão histórica! Estávamos aguardando o resultado de 8 a 2 e, quando vieram os votos dos ministros Peluso e Gilmar Mendes, entendemos que todas as energias do universo estavam nos dizendo que agora a orientação é avançar! Ter 10 votos a ZERO era o maior presente que pedimos a Deus e, por tentarmos ser humildes, trabalhamos por um placar menos otimista.  A comunidade negra está com toda energia para pegar o embalo desta votação e fazer o Brasil andar! Já conseguimos uma carta compromisso das Escolas de Magistratura de todos os Estados do Brasil, no sentido de que todas irão trabalhar na formulação de políticas de inclusão de negros/as na carreira de Juízes. A primeira Escola do Brasil já definiu seu plano de inclusão: foi a Escola de Magistratura do Tribunal de Justiça do Espírito Santo! Muitas outras seguirão! Todos os votos foram brilhantes. Uma frase do voto do Ministro FUX precisa ser destacada: "O negro passou de escravo do senhor para escravo do sistema". Entendemos que nesta frase está contida toda a responsabilidade do Estado brasileiro, gestador do sistema que gera a exclusão e, consequentemente nos dar mais forças para exigir do Estado reparações.
Nosso grande foco agora se dirige ao mercado de trabalho, onde a exclusão do negro está à beira da calamidade pública. Vejam só um exemplo: a renda per capita nacional dos homens brancos é 172,1% maior do que as mulheres negras!!!
Isto não pode continuar assim! Já conseguimos que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal dos Deputados convoque em Audiência pública em data a ser marcada, as Confederação das Industrias do Brasil, Confederação do Comercio do Brasil e Confederação Nacional do Sistema Financeiro brasileiro. Todas deverão dizer o que estão fazendo para ampliar com a inclusão do povo negro nos seus espaços de trabalho.

Blog: O Educafro vai lançar à zero hora de primeiro de maio de 2012, o Mapa Interativo das Cotas, como surgiu esta ideia?

Frei David Santos OFM: Surgiu da percepção do quanto os alunos das redes públicas de cada Estado não podem contar com seus professores para motivá-los/assessorá-los na busca de opções de ingresso no ensino superior, diferentemente dos alunos das instituições particulares. Precisa permitir a estes alunos conhecer todas as possibilidades de ingresso nas Universidades públicas de cada Estado que hoje oferecem cotas ou outras Ações Afirmativas. Todos tem programas de moradia e bolsa alimentação para os comprovadamente pobres!

Blog: Então podemos afirmar que esta ferramenta (Mapa Interativo das Cotas) vai facilitar o acesso a informação por parte do interessado em ter o direito à reserva de cotas para negros nas Universidades?

Frei David Santos OFM: Não só negros, mas brancos pobres, indígenas e mulheres!
Sim! Vai ser um instrumento revolucionário! Ele poderá em poucos segundos ter uma visão completa de todo o Brasil. O passo seguinte será ele pesquisar em quais instituições possui o curso de seu interesse. E, sendo ele bem investigativo e estratégico, vai pesquisar como foi a concorrência em cada instituição.


Blog:  A educação, na sua opinião é uma ponte que leva o ser humano a novos horizontes, transformador da realidade social em que ele está inserido?

Frei David Santos OFM: Para ser ter ideia, em 5 anos colocamos mais negros nas Universidades brasileiras em geral (privadas via PROUNI e públicas via cotas) do que nos 500 anos anteriores! Isto é uma tremenda revolução silenciosa! E só estamos começando!

Blog: Quais as principais atividades desenvolvidas pela Educafro?

Frei David Santos OFM: A Educafro é uma rede de cursinhos que oferece pré-vestibulares comunitários. Isto presencial ou via internet. De qualquer lugar do Brasil pode-se fazer o preparatório para o ENEM via Educafro.
Também a partir da vitória no STF iremos entrar na justiça contra todas as universidades e instituições públicas e particulares omissas, que não estão respeitando a constituição. Se incluir o negro é constitucional, não fazer a inclusão é inconstitucional. Está ferindo a constituição. É o caso da USP, da UNESP, da UNICAMP e outras que insistem em divulgar pesquisas enganadoras, com dados estatísticos mal explicados e manipulados. Exemplo: pergunte a estas três universidades quantos negros ela tem no curso de medicina? O que elas têm feito para mudar esta realidade de exclusão?

Blog: Para os visitantes do Blog Companhia das Entrevistas, que queiram conhecer mais a Educafro, através de pesquisa na internet, como proceder?

Frei David Santos OFM: Devem colocar na busca  de qualquer do google ou outra ferramenta de busca a palavra "Educafro" ou entre no site diretamente www.educafro.org.br. Também podem enviar perguntas para site@educafro.org.br    

Blog:  Das 98 Universidades Federais, 71,4% adotam o sistema de cotas, na sua opinião, o que falta para ser 100%?

Frei David Santos OFM: Faltava esta segurança jurídica que o STF acabou de conceder a estas Universidades, que antes estavam fragilizadas na sua convicção. Agora elas sabem que fazer acontecer a inclusão é um imperativo da Constituição Brasileira!