Total de visualizações de página

domingo, 22 de abril de 2012

72. Aydson Oliveira Cruz / Lançamento de livro / I Bienal Brasil do Livro e da leitura /



"Deus é a explicação!" Com este fragmento da poesia do entrevistado, o Blog Companhia das Entrevistas abre a entrevista com o escritor Aydson Oliveira Cruz, autor do livro “Tempo de Soniar”, um livro que fala do amor temporal, do amor na família e do amor de Deus. A entrevista aconteceu na I Bienal Brasil do Livro e da Leitura, no sábado, dia 21 de abril de 2012. Acompanhe:

Blog: Qual o objetivo do título do seu livro que está sendo lançado aqui na Bienal?

Aydson Oliveira Cruz: O título foi uma ideia que eu tive para fazer o livro, o nome da minha esposa é Sonia, então para colocar um título mais chamativo eu coloquei “Tempo de Soniar”, e soniar é um verbo que só eu sei conjugar.

Blog: E no sentido em que o livro fala do amor temporal, qual é o amor temporal?

Aydson Oliveira Cruz: É o tempo que nós estamos, é o tempo que nós estamos juntos, eu e a minha esposa, nestes tempos tão difíceis, nós estamos há 42 anos casados e já temos quatro filhos.

Blog: E a importância do amor na família?

Aydson Oliveira Cruz: Importância total, ainda mais nos dias atuais, em que o mundo atual está vivendo, como eu mesmo coloquei, e no meu livro está escrito, que falta exatamente isto, aquele amor à família, e pelo motivo do pecado original é que nós estamos vivendo hoje estes problemas sociais, de pai maltratando filho e vice versa.

Blog: Nós estamos acostumado a medir o tempo com singulares instrumentos chamados ideias, e o amor é a grande ideia desse humano começo, então o amor, ele é a grande ideia?

Aydson Oliveira Cruz: Ele é grande ideia, total, de todo mundo, é o que move o mundo.

Blog: Esta obra, “Tempo de Soniar”, após terminar a I Bienal Brasil do Livro e Leitura, para os visitantes de nosso Blog Companhia das Entrevistas, poderão adqurir?

Aydson Oliveira Cruz: Na Academia de Letras de Taguatinga, localizada ao lado da Biblioteca Machado de Assis, em frente a Administração Regional de Taguatinga, que fica na Praça do Relógio, no Centro de Taguatinga, aqui no Distrito Federal.

Blog: E as suas outras obras literárias também?

Aydson Oliveira Cruz: Sim. A minha primeira obra de título “Humanos”, a segunda, de título “Atalhos” e a terceira obra “Cantos e Contos”, todas de minha autoria.

Blog: Para aquelas pessoas, da correria do dia a dia, qual à importância de parar um pouco para ler um livro?

Aydson Oliveira Cruz: É total esta importância, o livro te leva a imaginar coisas, é você está sentado no sofá, e ao ler, coisas de sua imaginação, na sua cabeça, no ato da leitura, vai passando coisas que lembram momentos, do seu imaginário, do seu conjunto de imagens e sons que estão presentes em sua mente.