Total de visualizações de página

sábado, 7 de abril de 2012

62. Margarida Drumond / Escritora / Lançamentos 2012










Foto: Divulgação
O Blog Companhia das Entrevistas disponibiliza crônicas na página de compartilhamentos, e já conversou com a escritora Margarida Drumond em duas oportunidades, as entrevistas de número 19 e de número 61, na primeira, no dia 28 de novembro de 2011, sobre a essência do Livro Padre Antônio de Urucânia. Na segunda em 03 de fevereiro de 2012, sobre o Lançamento do livro Dom Luciano, especial dom de Deus, que aconteceu no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Colégio Antônio Vieira, em Garcia, em Salvador-BA, no dia 05 de fevereiro de 2012, e também conversamos também sobre o Lançamento do livro Padre Antônio de Urucânia, a sua bênção, que aconteceu na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Itaparica-BA, no dia 04 de fevereiro de 2012. Agora, recebemos a informação de mais um lançamento do Livro Dom Luciano, especial dom de Deus, portanto, é com muita honra que o Blog conversa com a escritora Margarida Drumond sobre este Lançamento. Acompanhe:
Blog: É com muito prazer que recebemos a sua participação mais uma vez em nosso Blog. Recebemos a informação de que vai haver um lançamento de um livro de sua autoria no dia 19 de maio de 2012, em qual Estado será este lançamento?
Margarida Drumond de Assis: Inicialmente, agradeço muitíssimo por mais esta oportunidade de partilhar a caminhada que venho fazendo com meus livros, especialmente Dom Luciano, especial dom de Deus e Padre Antônio de Urucânia, a sua bênção.
De fato há um novo lançamento já marcado: será, se Deus quiser, no dia 19 de maio deste ano de 2012, em Barra de São Francisco, no estado do Espírito Santo.
Em primeira mão, tenho a alegria de informar que farei, em Barra de São Francisco, o lançamento da 2ª edição do livro Dom Luciano, especial dom de Deus, e isto após minha participação em concurso, em 2011, pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC - Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. A primeira edição (jul. 2010) se esgotara e eu vinha há muito buscando alternativas para nova edição, o que, graças a Deus, consegui; o resultado saiu no Diário Oficial do DF, em 12.01.2012.
Blog: Qual Paróquia está organizando o lançamento deste livro?
Margarida Drumond de Assis: A Paróquia São Francisco de Assis, cujo pároco é o padre Edson Alexandre dos Santos, e o faz com apoio de padres coordenadores, como o Padre Elder, Vigário Paroquial e formador no Seminário Menor da Diocese de São Mateus.
Blog: Podemos afirmar que o livro a ser lançado é Dom Luciano, especial dom de Deus?
Margarida Drumond de Assis: Sim, este é o lançamento anunciado, considerando-se o grande testemunho de toda uma vida “em nome de Jesus”, conforme foi a de Dom Luciano Mendes de Almeida, somando-se sua entrega, como grande jesuíta que era, à Igreja e ao irmão. Ainda se acrescente o fato de Dom Luciano, especial dom de Deus apresentar a história da Igreja do período de Dom Luciano, desde o Papa Pio XII, passando pelo Concílio Vaticano II, o pós-Concílio até o pontificado de Bento XVI.
Blog: Já está confirmada a participação do Bispo da Diocese de São Mateus?
Margarida Drumond de Assis: Sim, desde que iniciamos o contato em prol desse lançamento, padre Edson e irmãos sacerdotes pensaram em fazê-lo em nível de Diocese, no caso a de São Mateus, e então a presença do bispo é sumamente relevante, ainda mais quando sabemos do carinho e admiração de todo o episcopado brasileiro para com a memória de Dom Luciano. A princípio, o lançamento seria em março, mas foi prorrogado para maio, exatamente em função da presença do bispo, Dom Zanoni Demettino Castro, o que esperamos dê certo. Sobre a Diocese de São Mateus, acrescento que ela conta com quatro foranias: capixaba, praiana, mineira e baiana, comportando 700 comunidades.
Ressalto, oportunamente, que em maio de 2011, na 49ª Assembleia Geral dos Bispos em Aparecida/SP, por iniciativa do arcebispo de Mariana Dom Geraldo Lyrio Rocha, até aquela época presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, tiveram início os preparativos para o encaminhamento à Causa dos Santos, no Vaticano, da abertura do processo de Beatificação de Dom Luciano. Isto a partir do que queriam também os mais de 300 bispos ali presentes.
Blog: Qual o horário e o endereço do lançamento da obra literária de sua autoria que vai acontecer no próximo dia 19 de maio de 2012?
Margarida Drumond de Assis: A Paróquia São Francisco fica no centro da cidade de Barra de São Francisco/ES, Praça da Matriz, nº 1. Sobre o horário do lançamento de Dom Luciano, especial dom de Deus, 2 edição, ainda estou dependendo de algumas providências da Paróquia; acredito, porém, que será às 19 horas.
Blog: Pelo que o Blog acompanha a sua carreira de escritora, que é bem plausível, qual o segredo de ser tão autentica no que diz respeito à capacidade de difundir a cultura por todo este Brasil?
Margarida Drumond de Assis: Obrigada pela consideração. Primeiro, preciso dizer que tudo se deve à graça de Deus, que todo o tempo é força e providência, a partir do que vou sendo muito bem acolhida para esta divulgação que, na verdade, constitui-se em oportunidade de evangelização. Tanto o livro sobre dom Luciano quanto o livro sobre padre Antônio de Urucânia nos trazem grandes exemplos de vida de pessoas que se entregaram pelo bem da Igreja e do povo.
Em segundo lugar, creio ser muito importante o fato de eu mesma acreditar nas minhas obras, incluindo, por exemplo, os romances Aconteceu no cárcere, Um conflito no amor, Tempo de saudade e No acerto dos bondes. Em cada obra, além do entretenimento, sempre procuro fazer uma literatura universal e engajada com as questões de nosso tempo.
Blog: O blog participou no dia 14 de março de 2012, de uma coletiva de imprensa, na Biblioteca Nacional, em Brasília-DF, o assunto foi o lançamento oficial da programação da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que vai acontecer de 14 a 23 de abril de 2012, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF. Na sua opinião qual a importância de eventos desta natureza na Capital Federal do Brasil?
Margarida Drumond de Assis: É sumamente importante que se realize esta Bienal em Brasília, a capital do país, e deve dar o exemplo, constituindo-se em polo vetor da cultura, a exemplo do que ocorre anualmente com a Feira do Livro, já há muitos anos, da qual, aliás, sempre participo com lançamentos, promovendo na ocasião um teatro ou recital de poesias. É preciso que encontremos cada vez mais oportunidades de conscientização da necessidade da leitura, pelo bem da pessoa em si e pelo bem do país. Feliz Páscoa! Abraços.
///////
Serviço:
Lançamento de Livro:
Dia: 19 de maio de 2012.
Horário: 19h00
Local: Na Paróquia São Francisco, que fica no centro da cidade de Barra de São Francisco/ES, na Praça da Matriz, nº 01.
Título: Dom Luciano, especial dom de Deus, 2 edição.
Autora: Margarida Drumond de Assis
*Margarida Drumond de Assis é jornalista, professora e escritora membro da Associação Nacional de Escritores – ANE e de outros organismos culturais no país. Numa caminhada de 34 anos desde que publicou o primeiro livro – Um conflito no amor - possui editados quatorze livros,nos gêneros romance, poesia, crônicas, ensaio, roteiro e documentário biográfico. Pertence ao Serviço de Animação Vocacional de Brasília – Paróquia São José, Taguatinga.
Contatos: 61.9252-5916 (claro) e-mail: margaridadrumond@gmail.com