O James Webb está no centro da imagem, indicado por uma
pequena seta; as estrelas ao fundo ficaram desfocadas porque o telescópio
estava acompanhando o movimento do Webb (Imagem: Reprodução/Gianluca Masi/The
Virtual Telescope Project)
O telescópio espacial James Webb foi fotografado enquanto chegava ao Ponto de Lagrange 2 (L2), a cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra. O registro foi feito nesta segunda-feira (24) pelos membros do projeto Virtual Telescope e mostra o observatório chegando ao seu novo lar, com várias estrelas ao fundo.
No momento em que a imagem foi captada, o telescópio estava a cerca de 1,4 milhão de quilômetros da Terra, enquanto seguia ao L2. Esta é uma região de estabilidade gravitacional “atrás” da Terra, em relação ao Sol. “Nosso telescópio rastreou o movimento aparente do telescópio James Webb, indicado por uma seta ao centro”, explicou Gianluca Masi, coordenador do projeto.
O registro foi feito remotamente com 300 segundos de
exposição com o telescópio Elena, que acompanhou o movimento aparente do James
Webb.
Ao longo dos próximos meses, o James Webb passará pelo alinhamento de seus espelhos, ativação e testes de instrumentos, e deverá também capturar algumas imagens quando finalizar o processo de comissionamento. “Esperamos que as primeiras imagens de ciência do Webb venham em cerca de cinco meses”, disse Amber Straughn, vice-cientista de projeto para comunicação científica do observatório. É possível que estas primeiras fotos incluam estrelas e a galáxia Grande Nuvem de Magalhães.
Lançado em dezembro de 2021, o telescópio James Webb teve uma viagem tranquila pelo espaço, concluindo a implantação de seu espelho primário no início de janeiro. Ao longo de sua missão científica, o Webb terá a tarefa ambiciosa de estudar o início do universo, conduzindo observações das primeiras estrelas e galáxias que se formaram, o nascimento de sistemas de exoplanetas e mais.
Da redação Templo da Natureza com informações do Virtual Telescope. Por Danielle Cassita. Editado por Patrícia Gnipper, no Canaltech.
Nenhum comentário:
Postar um comentário