Com novo conceito, zoológico do Rio reabre como BioParque.
A inauguração marca uma mudança na história do 1º zoológico do país.
Por Tâmara Freire - Agência Brasil - Rio de Janeiro
Fechado desde 2019, o histórico zoológico do Rio de Janeiro será reaberto na próxima segunda-feira (22), totalmente remodelado, como um BioParque. As antigas jaulas foram substituídas por espaços amplos, com barreiras naturais que pretendem simular uma grande floresta tropical.
E o público não verá mais os animais através das grades, mas circulando por túneis, corredores e passarelas, numa experiência que simula a de uma visita ao habitat natural das espécies.
De acordo com o diretor do BioParque, Manoel Browne, a inauguração marca um ponto de virada na história do primeiro zoológico do país.
O BioParque continua na Quinta da Boa Vista, na zona Norte, para onde o zoológico do Rio foi transferido em 1945, após deixar as instalações em Vila Isabel, inauguradas em 1888. Agora, no entanto, ocupa uma área de 134 mil metros quadrados, sendo 70 mil franqueadas à visitação do público.
Nesse espaço vivem mais de 1000 animais de 140 espécies diferentes, são aves, répteis e mamíferos, incluindo algumas estrelas, como o leão Simba, o tigre William e o casal de hipopótamos Bocão e Tim.
A expectativa é que o novo modelo acabe com décadas de denúncias de problemas estruturais e de falta de condições adequadas para os bichos, que levaram até o Ibama a fechar o zoológico em 2016. Por isso, o prefeito Eduardo Paes defendeu a concessão feita à iniciativa privada, com o repasse da gestão do local ao Grupo Cataratas, que já administra parques como o do Corcovado e o das Cataratas do Iguaçu.
Por causa da pandemia de covid-19, o BioParque abrirá limitado apenas a 20% da sua capacidade e ingressos vendidos exclusivamente pela internet, com agendamento de horário para visitação.
Por enquanto, apenas os ingressos para o programa de sócios podem ser comprados, ao custo de 80 reais para o titular e, 60 reais, dependentes.
A quantia dá direito à visitas ilimitadas ao longo de um ano, além de outros benefícios, incluindo a oportunidade de conhecer o espaço antes, já que neste fim de semana o BioParque terá uma pré-inauguração exclusivamente para sócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário