Saiba as diferenças entre os testes para diagnosticar a doença
Para evitar dúvidas antes de realizar um dos testes, a Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco respondem:
Quais os tipos de testagem rápida disponíveis nas farmácias e qual indicação para cada um deles?
Para efeitos de diagnóstico, os testes mais indicados são aqueles que detectam o vírus ativo no organismo.
• Teste rápido Antígeno: detecta a presença ou não de partículas do vírus (antígenos) da Covid-19, por meio de coleta nasal ou nasofaríngea. Aponta infecção ativa, ou seja, ainda em fase de transmissão. O teste é indicado para pacientes que tiveram exposição ao vírus ou com sintomas entre o 2º e 7º dia. O resultado é emitido em 15 minutos.
• Teste rápido Antígeno Oral: detecta partículas do vírus em amostras de saliva, considerado menos incômodo que o antígeno nasal. Recomendado para pacientes sintomáticos entre o 1º e 7º dia de sintomas. O resultado fica pronto em até 30 minutos.
• Teste Covid-19 PCR-LAMP: teste molecular que detecta o RNA do vírus pela saliva do paciente, indicado para pacientes sintomáticos e assintomáticos a partir do 1º dia de infecção até o 7º dia. A autocoleta de saliva em um tubo estéril pode ser realizada na própria farmácia. A coleta vai para o laboratório e o resultado é obtido em até 24 horas. O teste é equivalente ao RT-PCR - o teste padrão encontrado na rede hospitalar e em laboratórios privados - mas com valor mais acessível à população. Sua acurácia chega a 99%, segundo o fabricante.
Para saber se o paciente já teve contato com a Covid-19, a indicação é o teste rápido de Anticorpos IgM e IgG, que detecta a presença ou não de anticorpos no organismo, ou seja, se já teve contato recente com o vírus (IgM) ou se já teve a doença (IgG). É indicado para pacientes a partir do 8º dia de sintomas e o resultado sai em 15 minutos.
Os testes são seguros?
Sim, os testes são seguros. Mas é importante notar que eles possuem indicações distintas conforme a janela sintomática. A recomendação para o paciente é informar, na hora da triagem para realização do teste, se está sintomático ou não (e, se sim, há quantos dias), para obter orientação do profissional. A Anvisa avaliou e aprovou o registro dos testes rápidos, que demonstraram atender aos critérios de segurança e eficácia estabelecidos nos Regulamentos Sanitários.
Qual a diferença entre os testes rápidos e aqueles realizados em hospitais ou clínicas médicas, cujo diagnóstico leva mais tempo?
Desde o início da pandemia a tecnologia para os testes avançou e hoje há opções igualmente seguras e mais acessíveis. O PCR-Lamp, por exemplo, tem a mesma tecnologia do RT-PCR (teste molecular), mas tem resultado mais rápido e técnica menos invasiva. É possível realizar diferentes tipos de testes para finalidades distintas, conforme necessidade ou indicação médica.
Serviço
Procure o teste disponível em sua região e faça o agendamento pelo Portal de Serviços:
https://portaldeservicos.dpsp.io/
O preço dos testes varia de R﹩ 79,90 a R﹩ 149,90.
Nenhum comentário:
Postar um comentário