Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Sustentabilidade 2016

Campanha de
coleta de lixo eletrônico vai até dia 19

O Brasil é responsável por mais de um terço da produção de lixo eletrônico da América Latina: 1,412 milhão de toneladas. Febrac e sindicatos filiados promovem campanha em sete estados brasileiros
Brasília, 4 de janeiro de 2016 – De acordo com a GSMA, a produção de lixo eletrônico na América Latina deve crescer cerca de 7% nos próximos quatro anos, e muito por conta do mercado brasileiro. Apesar de instituído há cinco anos, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ainda não foi capaz de resolver a questão. Enquanto isso, a produção do lixo eletrônico no continente avança: os 2,840 milhões de toneladas de 2010 viraram 3,904 milhões em 2014, correspondendo à 9% do total global. Do montante latino-americano, o Brasil é responsável por mais de um terço: 1,412 milhão de toneladas. Esses produtos contêm mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio – substâncias podem contaminar o ar, a água e o solo.

Diante desse cenário preocupante, a Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) está promovendo a campanha “Coleta de Lixo Eletrônico”, que encerrará no dia 19 de janeiro, com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de descartar de forma correta o lixo eletrônico para a preservação do meio ambiente.

Lixo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados. Exemplos: monitores de computadores, telefones celulares e baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas e impressoras.

“O lixo eletrônico é um problema no mundo todo. Temos que conscientizar os consumidores que há lugar adequado para o lixo eletrônico”, ressaltou o presidente da Febrac, Edgar Segato Neto

Promovida em parceria com os sindicatos estaduais associados dos Estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a ação está recebendo contribuições. 
Clique aqui e consulte o sindicato filiado à Febrac em seu estado.

Mais informações, entre em contato com o sindicato associado em seu estado ou pela Febrac pelo telefone (61) 3327 – 6390, pelo e-mail 
febrac@febrac.org.br ou pelo site www.febrac.org.br.

Ação Nacional Febrac
A Coleta de Lixo Eletrônico faz parte da Ação Nacional Febrac que é formada por ações sociais, de sustentabilidade e inclusão social. Em todos os casos, os interessados podem fazer suas doações diretamente nos sindicatos filiados à Federação.

Neste sentido, Ação Nacional Febrac é dividida em seis fases:
1ª Fase - Sustentabilidade: Ação Nacional Febrac - Limpeza Ambiental (concluída no dia 19 de setembro de 2015)
2ª Fase - Inclusão Social: Ato de Cidadania (concluída no dia 19 de setembro de 2015)
3ª Fase - Dia das Crianças: Campanha de doação de Brinquedos (concluída no dia 5 de outubro de 2015)
4ª Fase - Dia do Livro: Campanha de doação de livros/ material escolar (concluída no dia 16 de outubro de 2015)
5ª Fase - Limpeza das Escolas: Ano Novo, Escola Limpa (Concluída no dia 15 de dezembro de 2015)
6ª Fase - Campanha: Coleta de Lixo Eletrônico (Período para doação: 19 de setembro a 19 de janeiro de 2016)


Sobre a Febrac - Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação, Febrac, é uma entidade criada para representar os interesses do dos setores de serviços de Asseio e Conservação. Com sede em Brasília, a Federação agrega sindicatos nas 27 unidades federativas do país e ocupa cargos na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nos Conselhos Nacionais do SESC e do SENAC, na Central Brasileira de Apoio ao Setor de Serviços (CEBRASSE), na Câmara Brasileira de Serviços Terceirizáveis e na World Federation of Building Service Contractors (WFBSC). A Febrac tem como objetivo cuidar, organizar, defender e zelar pela organização das atividades por ela representadas.