Ciade será reestruturada
Central de emergência dos telefones 190,193, 197 e 199 recebe, em média, 270 mil ligações por mês
A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social anunciou ontem(20/1) medidas para melhorar os serviços da Central de Atendimento e Despacho (Ciade), que reúne os números de emergência da Polícia Militar (190), do Corpo de Bombeiros (193), da Polícia Civil (197) e da Defesa Civil (199). Entre as ações planejadas estão o reforço de 40% do número de atendentes do 190 e a criação de um Comitê Executivo Operacional para Reestruturação da Ciade.
A Ciade conta hoje com 124 atendentes e 85 despachantes. Em caráter imediato, todas as equipes serão reforçadas, sendo que a equipe de atendentes da Polícia Militar, que hoje é de 77 profissionais, receberá o maior acréscimo de pessoal - 30 profissionais. O 190 atende cerca de 90% dos chamados dirigidos à central. A Ciade recebe em média 270 mil ligações por mês, sendo que apenas 40% dos chamados originam ocorrências. Os outros são pedidos de informações, enganos e, em menor número, trotes.
Os profissionais que reforçarão o atendimento do 190 estão sendo deslocados do quadro administrativo da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Eles pertencem às forças policiais, mas atualmente estão cedidos para a SSP. Nas próximas semanas, passarão por treinamento para atuarem nas novas funções.