Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ONU


Centro de Excelência contra a Fome da ONU celebra quatro anos de cooperação sul-sul

Desde sua inauguração, Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas já engajou 75 países da África, Ásia e América Latina em atividades de cooperação técnica nas áreas de segurança alimentar e nutricional e alimentação escolar, além de ter organizado 45 missões de estudo ao Brasil para 37 países.
Foto: Flickr/John Savage (cc)
Foto: Flickr/John Savage (cc)
No dia 7 de novembro (sábado), o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas comemora quatro anos de sua criação. Para celebrar, o Centro participará da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional com delegações de países africanos e eventos paralelos. A Conferência acontece a cada quatro anos e foi justamente na edição de 2011 que o Centro de Excelência foi oficialmente inaugurado.
Desde sua inauguração, o Centro já engajou 75 países da África, Ásia e América Latina em atividades de cooperação técnica nas áreas de segurança alimentar e nutricional e alimentação escolar. Organizou 45 missões de estudo ao Brasil para 37 países. Desses, 24 estão em diferentes estágios de desenvolvimento de seus próprios programas e políticas públicas de alimentação escolar vinculada à compra local de alimentos.
A assistência técnica oferecida pelo Centro inclui a mobilização dos principais atores governamentais e da sociedade civil de cada país, em torno das políticas e programas desenvolvidos. “Isso gera um grande efeito multiplicador e aumenta as chances de que essas propostas saiam do papel e transformem a realidade de milhares de pessoas, principalmente crianças e adolescentes”, explicou o diretor do Centro de Excelência, Daniel Balaban.
Durante a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Centro de Excelência acompanhará delegações governamentais da Libéria e de Gana e representantes da sociedade civil de Ruanda, Malaui e Etiópia. Além de participar da Conferência, essas delegações farão visitas de campo organizadas pelo Centro para ver de perto o funcionamento dos programas brasileiros de segurança alimentar e nutricional.
O Centro de Excelência vai lançar ainda três estudos que compõem a série ‘Políticas Sociais e de Alimentação’, sobre as compras públicas de alimentos no Brasil e seu impacto sobre a segurança alimentar e nutricional e a agricultura familiar. Os estudos trazem novos dados e análises sobre dois programas governamentais brasileiros que compram alimentos da agricultura familiar, o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos. O lançamento ocorre no dia 4 de novembro, às 18 horas, e conta com um debate entre os autores e especialistas da área.
A 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional acontecerá em Brasília, de 2 a 6 de novembro, com organização da Câmara interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O tema deste ano é “Comida de verdade no campo e na cidade”.
Serviço:
  • 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: 2 a 6 de novembro, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília-DF
  • Lançamento da Série Políticas Sociais e de Alimentação: 4 de novembro, às 18h, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília-DF

Sobre o PMA e o Centro de Excelência
O PMA é a maior agência humanitária lutando contra a fome no mundo. O PMA alcança mais de 80 milhões de pessoas em 80 países com assistência alimentar. O Centro de Excelência contra a Fome do PMA é um fórum global para diálogo de políticas e aprendizagem Sul-Sul sobre programas de alimentação escolar e segurança alimentar e nutricional. O Centro de Excelência, uma parceria entre o PMA e o governo brasileiro, foi criado para apoiar governos na África, Ásia e América Latina no desenvolvimento de soluções sustentáveis contra a fome. Siga o PMA/Centro de Excelência contra a Fome no Twitter (twitter.com/WFP_CEAHBrazil) e no Facebook (www.facebook.com/WFPCEAHBrazil).