Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Evento // Contabilidade e Governança

BRB apoia o I Congresso UnB de Contabilidade e Governança


O encontro acontece dias 26 e 27/11 e tem como tema “O papel da contabilidade na governança das instituições públicas e privadas”


(Brasília, 24/11/2015) – O I Congresso UnB de Contabilidade e Governança é o primeiro encontro da região Centro-Oeste que trata, exclusivamente, de contabilidade, além de ser o terceiro realizado no Brasil.
De acordo com o gerente de patrocínio do BRB, João Eduardo Silveira, o tema contabilidade está diretamente relacionado à atividade das instituições financeiras: “A gestão contábil tem extrema relevância em qualquer negócio. Apoiamos este encontro, na expectativa de que as discussões tragam novos horizontes e novas soluções ao setor”.
O encontro, que acontece nos dias 26 e 27/11, conta com a presença de palestrantes internacionais (europeus e norte-americanos), especialistas reconhecidos e pesquisadores da área contábil. O objetivo é promover um intercâmbio de informações, comunicar os resultados de trabalhos e pesquisas realizadas recentemente, e fomentar novas pesquisas sobre temas que venham ganhando destaque.
O Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UNB é um dos responsáveis pela realização do evento. De acordo com a professora da UnB Mariana Guerra, a previsão inicial era de 200 participantes, porém, esse número deve ser maior, em razão das confirmações já feitas: “Estamos trabalhando de maneira inovadora. Convidamos palestrantes internacionais e quatro deles confirmaram e já chegaram ao Brasil. Todas as metas que estabelecemos para o evento foram atingidas. Portanto, agora, as energias estão focadas para o encontro”, afirmou a professora.
Mariana informou, também, que ainda restam 20 vagas para participar do Congresso. Quem tiver interesse, deve acessar o site www.ccgunb.org e realizar a inscrição.

Palestrantes

Dentre os participantes da Congresso, destaque para A. Rashad Abdel-Khalik, PhD em Contabilidade e atualmente professor na UIUC – University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA; Mahmoud Ezzamel, PhD em Contabilidade e professor naUniversity of Cardiff, Reino Unido; Jan Mouritsen, PhD em Contabilidade e professor na Copenhagen Business School – Dinamarca, onde é o Chefe do Departamento de Gestão Operacional; e Suresh Radhakrishnan, Mestre em Estatística, PhD em Contabilidade e Diretor de Pesquisa do Institute of Excellence in Corporate Governance da University of Texas at Dallas. Tem pesquisas publicadas nos principais jornais mundiais da área de contabilidade.

Durante o encontro, espera-se discutir cerca de 70 trabalhos nas seguintes áreas temáticas: Auditoria & Perícia; Educação & Pesquisa em Contabilidade; Contabilidade Financeira & Finanças; Contabilidade & Governança; Contabilidade & Sistemas de Informação; Contabilidade Gerencial; Contabilidade do Setor Público; Contabilidade Socioambiental e Contabilidade & Tributação.

ServiçoI Congresso UnB de Contabilidade e Governança
Data: 26 e 27/11
Local: Universidade de Brasília, Prédio da FACE, Asa Norte – Brasília/DF

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ONU // Oficina para jornalistas sobre cobertura da COP21


ONU e Observatório do Clima realizam em São Paulo oficina para jornalistas sobre cobertura da COP21, com transmissão pela Internet

PNUMA, UNIC Rio e Observatório do Clima, com apoio da Embaixada da França, realizam no próximo dia 23 de novembro, em São Paulo, a oficina para jornalistas “COP21: Modo de Usar”. Jornalistas que não se inscreveram ou não poderão comparecer podem acompanhar pela Internet, por meio do link www.youtube.com/unicrio
Foto: Ricardo Matsukawa
Foto: Ricardo Matsukawa
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Observatório do Clima e o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), com apoio da Embaixada da França, realizam no próximo dia 23 de novembro, em São Paulo, a oficina para jornalistas “COP21: Modo de Usar”.
O evento reunirá jornalistas veteranos de cobertura ambiental, especialistas em negociação e representantes dos governos do Brasil e da França, com o objetivo de apresentar informações práticas e dicas para orientar a cobertura da COP, tanto para quem vai a Paris quanto para quem acompanhará a Conferência do Clima remotamente. A programação completa da oficina está disponível em http://bit.ly/1kCo0Iv
A 21ª Conferência das Partes (COP-21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e a 11ª Reunião das Partes no Protocolo de Quioto (MOP-11) acontecerão de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015 em Paris, França.
Serviço: Oficina para jornalistas sobre cobertura da COP21
Data: 23 de novembro de 2015, das 9, às 13h.
Local: Fundação Getúlio Vargas, Rua Itapeva, 474 – 1º andar, sala 1.000, São Paulo
Inscrições encerradas. Transmissão pela Internet em www.youtube.com/unicrio
Outros detalhes sobre a COP21 em http://nacoesunidas.org/cop21; a área de imprensa do UNFCCC, com contatos e outras informações, está em http://unfccc.int/press
Informações adicionais: Gustavo Barreto (UNIC Rio) -- (21) 98185-0582 / (21) 2253-2211 / barretog@un.org

Economia // Cenários políticos e econômicos para 2016 // Organizações PaulOOctavio //

Diretores do BTG-Pactual visitam a PaulOOctavio 
Palestra de executivo traçou cenários políticos e econômicos para 2016

 Diretores do Banco BTG-Pactual participaram do tradicional almoço da diretoria das Organizações PaulOOctavio, na última sexta-feira, no Kubitschek Plaza Hotel. A visita teve como ponto alto a palestra de proferida pelo estrategista-chefe da BTG-Pactual Asset Management e sócio do banco, João Scandiuzzi, que tratou da conjuntura política e econômica do Brasil e das nuances da economia norte-americana, fazendo o desenho de diversos cenários cambiais, inflacionários e de investimento na reta final de 2015 e para o próximo ano.
Além de Scandiuzzi, também estiveram presentes Marcelo Chiara e Fernanda Kubrusly, que trabalham no escritório regional do banco, em Brasília. Os executivos atenderam a um convite de Felipe Octavio Kubitschek Pereira, filho de Paulo Octavio e diretor da holding que administra as empresas do grupo.

Foto: Rose Brinck/Divulgação
Legenda da foto: Felipe Octavio Kubitschek, João Scandiuzzi, Fernanda Kubrusly, Paulo Octavio, Marcelo Chiara e André Octavio Kubitschek

Procon // Ciclo de Palestras do Fornecedor Consciente //

Procon-DF realiza palestras para orientar lojistas da capital

O segundo workshop do Ciclo de Palestras acontecerá nesta sexta-feira (20) no Conjunto Nacional.


Devido à proximidade do natal, data comemorativa mais significativa e que mais movimenta o comércio no país, o Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) realiza o segundo encontro do Ciclo de Palestras do Fornecedor Consciente, que tem o objetivo de demonstrar os direitos e deveres dos fornecedores e assegurar as relações de consumo.

Serão ministrados oito workshops voltados aos lojistas dos shoppings da capital, esclarecendo pontos como precificação de produtos e serviços, validade de produtos em oferta, entrega de produtos e realização de serviços, atendimento prioritário, lei da fila, exemplar de Código de Defesa do Consumidor (CDC) visível e acessível, além de informações sobre serviços e fiscalização do Procon-DF. As reuniões acontecerão de forma regionalizada, sendo agrupados os shoppings de acordo com a região. O segundo encontro acontecerá nesta sexta-feira (20) às 15h, no Shopping Conjunto Nacional.

“O intuito do evento é preparar e orientar os fornecedores quanto aos seus direitos e deveres, com a finalidade de reduzir os números de infrações cometidas nessa época do ano e também para que os estabelecimentos possam atender cada vez melhor os consumidores”, afirma o diretor de fiscalização do Procon-DF, Maurício Bomfim.

Não é preciso fazer inscrição para assistir às palestras. Basta comparecer no local e horário do evento. A ação, que tem o apoio da Associação Comercial do DF e do Sindicato do Comércio Varejista, também é aberta aos lojistas que não trabalham nos shoppings.


1º Ciclo de Palestras do Fornecedor Consciente — 2º encontro
Em 20 de novembro de 2015 (sexta-feira)
Às 15 horas
No Conjunto Nacional — Associação dos Lojistas (3º andar, sala 1)
Informações: 2104-4329

ONU // COP21


ONU realiza coletiva de imprensa hoje (20), às 14h, sobre progressos da COP21

O secretário-geral assistente da ONU para as Mudanças Climáticas, Janos Pasztor, realizará nesta sexta-feira (20), às 14h de Brasília (11h de Nova York), uma coletiva de imprensa sobre os progressos realizados nas negociações para a Conferência sobre Mudança Climática de Paris.
A transmissão ao vivo da coletiva será realizada pelo http://webtv.un.org
Mais informações, incluindo o anúncio dos países sobre as chamadas Contribuições Nacionalmente Determinada (iNDC, na sigla em inglês), planos para mitigar as mudanças climáticas, podem ser acessadas em http://newsroom.unfccc.int
Outras informações em http://nacoesunidas.org/cop21

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

CNJ // Plenária Anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla)

Gil Ferreira/Agência CNJ
Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ
Os conselheiros Arnaldo Hossepian e Fernando Mattos representarão o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Plenária Anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), que começará na próxima segunda-feira (23/11), em Fortaleza (CE). Na reunião serão apresentados os resultados das ações desenvolvidas ao longo do ano pelas entidades que integram a Enccla. Também serão avaliadas e aprovadas novas ações para o ano seguinte. Participarão do evento 55 instituições que integram a Enccla, além de representantes de cinco entidades da sociedade civil.
Em 2015, o CNJ coordenou a Ação 15 da Enccla, que teve como objetivo facilitar a coleta permanente de informações sobre processos relacionados a corrupção e lavagem de dinheiro. A ação resultou na redação da minuta de uma Resolução do CNJ que prevê a criação do Módulo de Questionários do Sistema de Estatísticas do Judiciário. A apresentação e a avaliação dos relatórios de acompanhamento dessa e das demais 14 ações desenvolvidas ao longo do ano serão as primeiras atividades do evento, que começará às 19 horas.
Durante a plenária final do encontro, na noite de quinta-feira (26/11) serão apreciadas as propostas de metas para o próximo ano. Os representantes do CNJ vão sugerir uma ação para monitorar o cumprimento da Meta 4, como é chamado o compromisso que os tribunais das Justiças Estadual, Federal, Militar da União e dos Estados e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) assumiram para priorizar o julgamento das ações relativas à corrupção e improbidade administrativa. O foco da ação serão os tribunais com índice de cumprimento da meta inferior a 55%. A ação também prevê a identificação das dificuldades dos órgãos em cumprir a meta. Dessa maneira será possível propor meios para aumentar o número de casos de corrupção julgados.
Os representantes do CNJ na Enccla participarão apenas das atividades de quinta-feira (26/11), último dia do evento, uma vez que até a noite de quarta-feira (25/11) estarão em Brasília participando do 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário. Os conselheiros Arnaldo Hossepian e Fernando Mattos foram nomeados para representar o Conselho na Enccla pelo presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Ricardo Lewandowski, em substituição à conselheira Luiza Frischeisen, cujo mandato terminou no fim de outubro.
Histórico – Criada em 2003, a Enccla articula atualmente o esforço conjunto de cerca de 60 órgãos dos três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – no desenvolvimento de ações de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. Cada ação aprovada pela plenária da Enccla é coordenada por uma instituição, que é auxiliada pelos demais integrantes da Enccla com atuação relacionada ao objeto da ação.
Manuel Carlos Montenegro 
Agência CNJ de Notícias

Artigo // Edgar Segato Neto // Presidente da Febrac // Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação

Artigo


Setor produtivo como principal aliado na crise

Edgar Segato Neto*

O setor que mais emprega no Brasil é, hoje, também o principal responsável pelo maior número de vagas fechadas. Em setembro, foram encerrados 33,5 mil postos no setor de Serviços, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número é resultado de 530.846 admissões e 564.381 desligamentos no período.

Somos um Brasil de 14 milhões de profissionais. É o setor mais humano da economia brasileira e, portanto, com o maior potencial de empregabilidade, mas que vem lidando, neste momento de crise, com o crescente desemprego. Elenco dois grandes motivos: a alta carga tributária imposta pelo governo e a inadimplência dos contratantes dos nossos serviços.

A quantidade de tributos que recai sobre o empresariado do setor de Serviços é um nó para a competitividade e para a produtividade brasileira. Quanto maior a carga, menor é a capacidade de investimento do setor privado. Estamos em segundo lugar no ranking de países da América Latina com maior quantidade de tributos. O Brasil é um dos únicos países do mundo em que se tributa o investimento e as exportações. É fundamental que tenhamos um sistema mais simples, com redução do número de tributos e ampliação da base contributiva, que reduza o peso excessivo da carga tributária e da burocracia nela embutida. É preciso também desonerar a folha de salários de modo a aumentar a competitividade e a eficiência econômica.

Com extremo esforço, pagamos os impostos, garantimos o emprego de milhões de pessoas, a qualificação desses trabalhadores, sem qualquer incentivo fiscal do governo, e ainda honramos a execução dos nossos serviços perante o nosso maior contratante: o poder público. No entanto, precisamos lidar com a inadimplência em todas as instâncias deste poder, responsável pela contratação de 60% dos serviços de asseio e conservação. Nenhum empresário consegue sustentar um cenário de via única por tanto tempo, e chega um momento em que é preciso dispensar funcionários e atrasar contas.
Diante disso, uma última pergunta surge como reflexão: em que momento o governo federal vai perceber que o setor produtivo, com grande potencial de empregabilidade, pode ser o principal aliado em tempos de crise?

*Edgar Segato Neto é presidente da Febrac - Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação

Sobre a Febrac - A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) é uma entidade criada para representar os interesses do dos setores de serviços de Asseio e Conservação. Com sede em Brasília, a Federação agrega sindicatos nas 27 unidades federativas do país e ocupa cargos na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nos Conselhos Nacionais do SESC e do SENAC, na Central Brasileira de Apoio ao Setor de Serviços (CEBRASSE), na Câmara Brasileira de Serviços Terceirizáveis e na World Federation of Building Service Contractors (WFBSC). A Febrac tem como objetivo cuidar, organizar, defender e zelar pela organização das atividades por ela representadas.

ONU


Daniela Mercury e Malu Verçosa participam de evento da ONU em NY nesta sexta (20) sobre direitos das pessoas LGBTI

Com o título de Campeãs da Igualdade das Nações Unidas, o casal se une a embaixadores e ativistas em um evento especial promovido pelo Brasil e outros países sobre a proteção dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e intersex na América Latina. No evento, Daniela e Malu lançarão um clipe com imagens inéditas de seu casamento, no âmbito da campanha da ONU “Livres & Iguais” no Brasil.
No evento, Daniela e Malu lançarão um clipe com imagens inéditas de seu casamento. Foto: reprodução
No evento, Daniela e Malu lançarão um clipe com imagens inéditas de seu casamento. Foto: reprodução
A cantora brasileira Daniela Mercury e sua esposa Malu Verçosa Mercury, ambas eleitas pela ONU ‘Campeãs da Igualdade’, participarão nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, de um evento na sede das Nações Unidas, em Nova York, que discutirá a proteção dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e intersex (LGBTI) na América Latina.
O evento, que acontece na sala do Conselho de Tutela e terá transmissão ao vivo pela TV ONU (http://webtv.un.org), começa às 13h15 no horário de NY, 16h15 no horário de Brasília. A iniciativa é do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH), das missões permanentes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador e Uruguai junto às Nações Unidas, e da organização não governamental “OutRight Action International”.
O encontro destacará uma década de progresso na proteção dos direitos das pessoas LGBTI na América Latina e discutirá o caminho a seguir para acabar com a violência homofóbica e transfóbica, bem como a discriminação na região. Os papéis de Daniela Mercury e Malu Verçosa Mercury como Campeãs da Igualdade das Nações Unidas é parte da campanha global “Livres & Iguais”, também da ONU, que pede igualdade de direitos para as pessoas LGBTI em todo o mundo.
O evento contará com uma reunião de alto nível sobre os avanços e desafios para a comunidade LGBTI na América Latina e o lançamento de um vídeo da campanha da ONU “Livres & Iguais” no Brasil. Além de Daniela e Malu, participam do encontro os representantes permanentes do Brasil e da Argentina na ONU, Antonio de Aguiar Patriota e María Cristina Perceval; o relator da OEA sobre os Direitos das Pessoas LGBTI, Tracy Robinson; a ativista feminista trans Belissa Andia; e o representante do Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH) em Nova York, Charles Radcliffe.
Na ocasião, ocorrerá ainda a estréia global do clipe “Celebre o amor”, novo vídeo da campanha da ONU “Livres & Iguais” no Brasil. A peça, de 3 minutos, apresenta uma música do próximo álbum de Daniela Mercury e cenas inéditas do casamento de Daniela e Malu. O vídeo estará disponível no site da campanha imediatamente após o evento: www.unfe.org/celebrate-love

SERVIÇO: Evento especial sobre proteção dos direitos das pessoas LGBTI com Daniela e Malu Mercury

Data: Sexta-feira, 20 de novembro de 2015
Horário: 13h15 no horário de NY, 16h15 no horário de Brasília
Transmissão ao vivohttp://webtv.un.org

Publicidade para sites e blogs de rádios comunitárias

Agência Abraço consegue publicidade para sites e blogs de rádios comunitárias

Agência Abraço 2015 Bruno Caetano

download (2)
A diretoria da Agência Abraço, vinculada à Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço Nacional), se reuniu com o ministro da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal (Secom), Edinho Silva, para tratar sobre o interesse do governo em fazer divulgação através das rádios comunitárias. O ministro encaminho o assunto para a equipe técnica da Secom, que já está trabalhando para viabilizar os anúncios através do cadastramento de sites e blogs das rádios comunitárias no órgão.
Na Secom já existe um formulário para preenchimento do cadastro, que pode ser feito pelas próprias emissoras, ou, pela a Agência Abraço, desde que a rádio emita uma autorização. Este último caso servirá, principalmente, para aquelas emissoras que tem dificuldade para atender algumas exigências do formulário. De acordo com o diretor da Agência Abraço, José Sóter, a rádio comunitária deve enviar sua tabela de preços em papel timbrado e ter um código na Receita Federal específico, que abre a possibilidade de receber a verba publicitária.
As emissoras devem providenciar o código 319.400 para poder acrescentar a finalidade no seu cartão de CNPJ. “Uma dificuldade que nós encontramos, era a questão da comprovação de veiculação. No entanto, isso foi resolvido através da distribuição das peças publicitárias pelo servidor on line AdServer, que faz a alimentação remota, e também a comprovação da veiculação. Isso também devera ter autorização da rádio para que o Ad Server alimente o seu site com publicidades do governo”, disse Sóter.
O diretor lembrou ainda que processo já está valendo, e falta definir apenas algumas questões técnicas para repassar às emissoras. “Já está aberto para que as rádios comunitárias recebam verbas publicitárias para os seus sites e blogs. Poderão exibir nestas mídias, propaganda não só dos órgãos públicos, mas também das estatais”. 

Economia // Trabalho Decente // Estabilidade Econômica e Social do País


Reunião do Conselho Nacional de Previdência Complementar aconteceu nesta quarta (18)

Brasília, 19 de novembro de 2015 - O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) aprovou, na manhã da terça-feira (18), uma recomendação para que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (fundos de pensão) observem critérios de investimento socialmente responsáveis que contribuam com o trabalho decente.
Para o ministro do Trabalho e Previdência Social (MTPS), Miguel Rossetto, a recomendação tem um caráter estratégico para o país. “Esta Recomendação reforça a política do Estado brasileiro na promoção do trabalho decente. Decisões como esta do Conselho têm impacto enorme na vida de milhões de brasileiros por promover a estabilidade econômica e social do país”.
Os fundos de pensão têm patrimônio de R$ 700 bilhões investidos no mercado em diversas áreas, como ações em bolsa de valores, controle de empresas, participação em consórcios de rodovias e aeroportos, compra de títulos e debêntures de empresas privadas entre outros. Com a Recomendação assinada hoje, os fundos podem impor condições de investimento em empresas que contribuam com a promoção do trabalho decente.
A Recomendação é mais um instrumento do governo brasileiro na promoção do cumprimento de princípios fundamentais do trabalho, associados à proibição do trabalho infantil e do trabalho forçado, e à proibição de práticas discriminatórias ou que atentem à liberdade sindical e de associação. Além disso, recomenda prioridade de investimento em setores de alto nível de geração de emprego, especialmente em micro e pequenas empresas.
A proposta foi apresentada pela Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC) do MTPS e dá seguimento ao protocolo firmado entre o ministério e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2011. Para viabilizar essas ações de conscientização, o MTPS assinou um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).
O secretário da SPPC, Jaime Mariz, esclareceu que o acordo com a OIT tem o objetivo de recomendar que os fundos invistam em empresas socialmente responsáveis que promovam o trabalho decente. “Os fundos de pensão já têm essa prática, internacionalmente seguida, mas é importante que o Estado brasileiro formalize essa preocupação”, afirmou.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

“Gestão e Fiscalização dos RPPS” // TCU // Ministério do Trabalho e Previdência Social //

logo_mtps.png


Ministro Miguel Rossetto assina acordo com TCU para aprimorar fiscalização dos regimes próprios
Convênio prevê auditoria coordenada, capacitação de servidores e cooperação técnico-científica entre os órgãos
O Ministério do Trabalho e Previdência Social e o Tribunal de Contas da União firmaram hoje (17) Acordo de Cooperação Técnica que prevê a capacitação de servidores para possibilitar a auditoria coordenada de regimes próprios pelo TCU e tribunais de contas estaduais e municipais.
"Fiscalizar os regimes previdenciários é nossa responsabilidade. Esta cooperação técnica é uma troca de compromissos fundamental para aumentar nossa capacidade de responder a este compromisso e um marco no aprimoramento dos nossos processos”, afirmou o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, durante a cerimônia.
O acordo foi assinado pelo vice-presidente do tribunal, ministro Raimundo Carreiro, o ministro Miguel Rossetto, o ministro do TCU, Vital do Rêgo, e o secretário especial da Previdência Social, Carlos Gabas. O Acordo tem vigência de três anos, prorrogáveis.
O convênio aconteceu na abertura do seminário "Diálogo Público: Sustentabilidade dos Regimes Previdenciários no Brasil", realizado no TCU com presença de ministros, governadores e técnicos. "Este seminário traz luz no desafio de equalizar conquistas sociais com exigências demográficas e de sustentabilidade da Previdência", afirmou o ministro Rossetto.
Um modelo de supervisão integrada dos regimes próprios dos servidores públicos já está em andamento. Desde agosto, técnicos dos Tribunais de Contas dos Estados e dos Municípios de todo o país estão sendo capacitados em “Gestão e Fiscalização dos RPPS”, na modalidade de educação à distância. A previsão é de que a primeira auditoria coordenada por esses tribunais aconteça no início de 2016. Com o convênio, além da realização de auditoria coordenada de regimes próprios e da capacitação de servidores, haverá intercâmbio de informações, cooperação técnico-científica entre os órgãos e atividades conjuntas de educação corporativa.

Entretenimento // Magia do Natal 2015


Coral Natalino da  Idade do Cruzeiro se apresenta no Terraço Shopping 

O clima de Natal já tomou conta do Terraço Shopping e o brilho deste mês tão especial fica por conta das apresentações dos corais natalinos, que acontecem todas as sextas-feiras. Na próxima sexta-feira (20), será a vez do Coral Natalino da  idade do Cruzeiro, que vai abrilhantar mais ainda esta época tão especial às 19h30, na Praça das Palmeiras.

SERVIÇO: 
Apresentação do Coral Natalino da  idade do Cruzeiro
Data: 
20 de novembro (sexta-feira)
Local: Praça das Palmeiras – Terraço Shopping
Horário
: 19h30
Classificação: Livre
Entrada Franca

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

NOTA À IMPRENSA // Caesb

COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO DISTRITO FEDERAL
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

NOTA À IMPRENSA

(Brasília, 16/11/15) – A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que uma sala de máquinas do reservatório elevado de Brazlândia, onde ficam os equipamentos responsáveis pelas operações de bombeamento que abastece a parte mais alta da região administrativa, foi inundada na madrugada de hoje (16/11). Devido ao risco de curto circuito e possíveis acidentes com os empregados que trabalham no local, o bombeamento foi desligado.

Estão sem o abastecimento de água as seguintes áreas:
Vila São José: quadras 35, 36, 37 e 38;
Setor Veredas: quadras 3, 4, 5 e 6;
Setor Norte: quadras 2 e 12;
Setor de Oficinas: áreas especiais A, B e C;
Usina de compostagem do SLU

Os equipamentos de operação serão retirados do local para as providências necessárias. A previsão de retorno do abastecimento é às 2 horas da manhã de terça-feira (17/11).

A Caesb orienta os moradores que, na medida do possível, façam uso racional da água de forma a ajudar no equilíbrio do sistema de abastecimento. Lembra ainda que todo morador deve ter caixa d'água capaz de garantir o abastecimento por pelo menos 24 horas, conforme determina a legislação.

Game da Justiça Trabalhista de Mato Grosso combate trabalho infantil

Trabalho infantil. Foto: Cicuito Mato Grosso
Para divertir e levar à reflexão, o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) lançou sábado (14/11) o game “O Futuro em Jogo” para ensinar crianças e adolescentes sobre o combate ao trabalho infantil. O jogo foi desenvolvido em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).
O TRT buscou parcerias para a criação do game por entender que a educação é o melhor meio para erradicar a prática, segundo a gestora regional da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho Decente do Adolescente, desembargadora Eliney Veloso. A intenção é que, por meio de parcerias institucionais com órgãos públicos, privados e a sociedade civil organizada, o jogo chegue ao maior número de crianças e adolescentes.
O jogo leva a criança a refletir sobre as consequências de suas escolhas. “O game surgiu com a ideia de passar de forma divertida para as crianças informações sobre as boas e más escolhas para o futuro. O trabalho precoce não é uma boa escolha”, explicou.
Álcool, cigarros e drogas - Desenvolvido para um público a partir dos 10 anos, o jogo é um “runner”, um gênero em que o personagem se desloca continuamente e o jogador precisa desviar de obstáculos e coletar itens para avançar. Quatro fases retratam a infância e a adolescência do personagem. A cada etapa, dificuldades e elementos são inseridos. Ao longo da história, as crianças precisam enfrentar o vilão que oferece álcool e cigarros e ainda obriga o personagem a vender drogas para ele.
Quando fazem escolhas boas, como coletar instrumentos musicais, livros ou brincadeiras, o jogador fica mais rápido e o ambiente a sua volta permanece cheio de cor. Se o jogador fizer escolhas ruins, como trabalho infantil, bebidas ou cigarros, o jogo fica mais lento e sem cor até chegar um momento em que perde o jogo e recebe a mensagem: “Escolhas ruins fecham os caminhos”.
Pesquisa de opinião - Um grupo de nove crianças e adolescentes testaram o jogo na fase final de desenvolvimento e responderam pesquisa de opinião com objetivo de enriquecer o processo de criação e propor melhorias. Os pequenos foram acompanhados de um psicólogo nos testes, que avaliou o comportamento e as reações durante a brincadeira.
Fonte: TRT-MT

ONU // G20 // COP21


Durante cúpula do G20, secretário-geral da ONU e Dilma Rousseff discutem COP21 e Haiti

Reunião do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, com a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, durante a cúpula do G20 em Antália, na Turquia, no dia 15 de novembro de 2015.
Foto: ONU/Eskinder Debebe
Foto: ONU/Eskinder Debebe
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, reuniu-se neste domingo (15), em Antália, na Turquia, com a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.
Eles discutiram extensivamente as negociações em curso em preparação para a Conferência sobre Mudança Climática de Paris, a COP21, refletindo sobre os muitos aspectos do processo, incluindo as questões relacionadas com o financiamento para questões do clima, diferenciação e desenvolvimento de capacidades.
O secretário-geral afirmou esperar que o Brasil exerça sua influência política e ideias criativas com os países da América Latina e do Caribe, ressaltando que suas vozes serão cruciais para a luta contra as mudanças climáticas.
Ban Ki-moon enfatizou que um acordo em Paris não será um ponto final, mas um ponto de partida no qual a comunidade internacional se basearia. Os dois líderes também concordaram que o financiamento do clima requer tanto fundos públicos quanto privados.
Por último, o secretário-geral elogiou a contribuição do Brasil para a estabilização no Haiti, através da Missão da ONU no país (MINUSTAH), elogiando o recente processo eleitoral que aconteceu no país caribenho.
Acompanhe a COP21 em http://nacoesunidas.org/cop21

Cerpis realiza oficina sobre uso do limão para a saúde

Imagem inline 1


Cerpis realiza oficina sobre uso do limão para a saúde

Evento aberto à comunidade e aos profissionais ocorre nesta terça-feira (17)

BRASÍLIA (16/11/2015) – O Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) realizará, nesta terça-feira (17), a Oficina do limão para a saúde. O evento - gratuito e aberto à comunidade e aos servidores interessados - é uma oportunidade para aprender a utilizar o limão no tratamento de amigdalites, faringites, início de resfriados e gripes.

As atividades começam às 8 horas, com a promoção de práticas integrativas, entre elas, automassagem e dança circular. Após o lanche, haverá a aula demonstrativa de como fazer a compressa do limão e uma roda de conversa sobre os vários usos da fruta para a saúde.

Após a oficina, os profissionais da saúde estarão aptos a orientar a comunidade em como fazer as aplicações em nível domiciliar e os usuários terão conhecimento de como utilizar o limão em casa.

Caso o servidor não possa permanecer no evento durante toda a programação, poderá participar apenas no período das 9h às 10h30.

PROGRAMAÇÃO:

8h – Práticas Integrativas em Saúde: Automassagem e Dança Circular
9h – Lanche compartilhado. Trazer frutas e copo pessoal.
9h15 – Demonstração: Compressa de limão no pescoço para amigdalites, faringites e início de resfriados e gripes.
9h30 – Roda de conversa: Os vários usos do limão para a saúde. Relatos do uso da compressa do limão.
10h30 – Encerramento.

Local: Tenda do Cerpis, ao lado da Hospital Regional de Planaltina - DF