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quarta-feira, 14 de julho de 2021

Professor da UnB é premiado por desenvolver nova metodologia de ensino


A iniciativa da Universidade de Brasília foi escolhida entre 120 propostas educacionais de todo o Brasil.

Metodologia de ensino desenvolvida por professor da UnB recebe prêmio nacional.

Um professor do curso de engenharia da Universidade de Brasília (UnB) venceu a 24ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério. Ricardo Ramos Fragelli, de 43 anos, criou o projeto Eight, uma nova metodologia baseada em aprendizagem ativa e colaborativa por meio de talk shows.

Criado em 2018, o Eight é guiado pelo preceito de despertar o interesse dos estudantes nos conteúdos ministrados em classe. O projeto foi testado em seis turmas do curso de Engenharia da FGA, sendo duas remotas, na disciplina Introdução à Engenharia, e em uma turma do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), na disciplina Tecnologia da Educação em Saúde.

Concedida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), a premiação tem o objetivo de fomentar ações inovadoras no campo da educação. A iniciativa da UnB foi escolhida entre 120 propostas educacionais de todo o Brasil.

“A principal motivação foi criar aulas mais interessantes e com significado, mostrando que seria possível realizar grandes feitos por meio do trabalho colaborativo e de uma estrutura pedagógica bem planejada”, explica Ricardo Fragelli sobre como a proposta surgiu.

No Eight, os estudantes têm contato com atividades dinâmicas, como edição de vídeos, talk shows, desafios, além de visitas a instituições de diferentes categorias – realizadas de forma virtual durante a pandemia.

Universidade de Brasília

O Eight foi escolhido entre 120 propostas como vencedor de título da Abmes. O Eight é guiado pelo preceito de despertar o interesse dos estudantes nos conteúdos ministrados em classe.

Os graduandos também têm a oportunidade de realizar encontros com projetos sociais, organizações não governamentais (ONGs), escolas, hospitais e outras instituições, com o objetivo de desenvolver propostas de intervenção para problemas identificados nesses locais.

Com informações do Metrópoles.

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