O que você acha de colher ervas e temperos fresquinhos diretamente da sua própria plantação? Quem acha que ter horta em apartamento é complicado não podia estar mais enganado. Não só é possível, como essa atitude altamente sustentável está sendo adotada por um número cada vez maior de pessoas que investem em uma alimentação mais saudável. Confira essas ideias superbacanas e fáceis e inspire-se para cultivar a sua!
Entenda toda as vantagens de ter uma horta em apartamento
Comida mais saborosa, ervas e temperos mais fresquinhos e todo o prazer de cozinhar com o que você planta. Essas são algumas das vantagens de ter uma horta em apartamento – mas não são as únicas.
É melhor para a saúde – Quando você colhe o que planta, tem
certeza da qualidade dos seus produtos. É a oportunidade de ter temperos e
hortaliças sem agrotóxicos e colhidos na hora do consumo.
Atitude sustentável – Cultivar seus próprios alimentos gera
menos lixo e menos desperdício. Além disso, faz você sentir que a transformação
ambiental é possível. Você colabora para a não poluição de solos e rios e não
estimula o trabalho abusivo.
Faz bem para a mente – Ter esse espaço dentro de casa pode
se transformar em um verdadeiro hobby. Cuidar da plantinha é uma atividade
ímpar e relaxante, que faz bem para a mente. O contato com a natureza é uma da
melhores terapias que o ser humano pode experimentar.
Economia para o seu bolso – Com o preço dos alimentos no
mercado cada vez mais altos, cultivar seu próprio alimento gera economia. Além
de que comprar sementes e mudas sai bem mais barato, você tem certeza da
procedência do produto.
Conheça alguns tipos de horta para montar em apartamento
As plantas cabem em qualquer cantinho e há várias opções para você personalizar o seu cultivo com muito charme. Veja algumas delas:
Hortas verticais
Elas são excelentes para pequenos espaços. Você pode aproveitar uma pequena parede da cozinha, da área de serviço, da varanda ou mesmo da sala. Cultive em pequenos vasos ou jardineiras presas a painéis de madeira, treliças ou aramados. Elas ficam tão bonitas que ainda colaboram fazendo um efeito decorativo muito especial, valorizando o ambiente.
Horta em vasos
Outra opção para ter horta em apartamento é em vasos de cerâmica. Como ervas e temperos rendem bastante, você pode cultivá-los em pequenos vasos individuais.
Escolha um local com meia sombra (sol apenas pela manhã) e deixe-os enfeitar janelas, muretas de divisão entre a cozinha e área, uma mesa ou aparador de madeira na varanda ou até em cima da pia, por exemplo.
Horta em garrafas PET
Essa é outra ideia moderna e sustentável para fazer sua horta em apartamento. O procedimento é bastante simples. Consiste em cortar garrafas PET pela metade no sentido longitudinal, fazer alguns furinhos na parte inferior para o escoamento da água e encher com areia e substrato.
É possível fazer uma horta vertical aérea com garrafas PET, por exemplo, prendendo-as com fios de aço. Mas há várias outras formas de aproveitar essas garrafas para o cultivo de horta.
Horta em caixotes ou pallets
Mais uma ideia sustentável. Caixotes e pallets geralmente vão parar no lixo depois que perdem a utilidade nos mercados. Para a decoração, no entanto, eles são recursos valiosos.
Para montar sua horta em apartamento em pallets ou caixotes, basta revesti-los com sacos plásticos. Aqueles pretos de lixo são ideais. Faça também pequenos furinhos para que a água escoe. Ficam um charme especialmente nas varandas.
Horta em latas
As latas também são ótimas para cultivar ervas e temperos. E vale praticamente todo tipo de lata, do leite em pó ao óleo de cozinha. Cuide apenas para que estejam bem limpas antes de colocar mudas ou sementes, removendo totalmente os resíduos, principalmente os químicos.
E fica a dica: as latas mais antiguinhas dão um toque vintage todo especial à sua horta em apartamento, mas você também pode forrá-las com tecidos, tornando-as ainda mais personalizadas.
Dicas do que plantar na sua horta em apartamento
Não sabe o que plantar na sua horta? A escolha é simples: plante o que mais tem costume de consumir. A ideia, aqui, é cultivar ervas e temperos que você possa realmente aproveitar nas suas refeições.
Assim, você pode plantar manjericão (verde, roxo e italiano), orégano, alfavaca, hortelã, hortelã-pimenta, salsinha, cebolinha, alecrim, dill, coentro, coentro selvagem e outros. Se o espaço for um pouco maior, você pode arriscar até algumas hortaliças, microvegetais, tomate, limão, rabanete, cogumelo e até batatinhas.
Aproveite ao máximo as vantagens dessa atitude
supersustentável e saudável para você e o meio ambiente. Agora que você já sabe
como é fácil e prazeroso ter sua horta em apartamento, é só seguir essas dicas
e colocar as mãos na terra!
Com informações da rioverde.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário