Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Site DF Agora repercute matéria jornalística sobre a CLDF 2013


Abertura das atividades da câmara legislativa do distrito federal

06/02/2013 - Aconteceu no dia (05) com homenagens
 Governador do DF também participou,
A primeira sessão ordinária de 2013 da Câmara Legislativa do Distrito Federal- CLDF aconteceu no dia (05) deste mês, e contou com a participação do Governador Agnelo Queiroz. A abertura das atividades da Terceira Sessão Legislativa da Sexta Legislatura homenageou os Deputados Distritais da Primeira Legislatura, correspondente ao período de 1991 a 1994. Com a apresentação do Hino Nacional brasileiro no início, todas as autoridades, convidados, homenageados e a Imprensa, foram sensíveis às vítimas do incêndio acontecido na Boate Kiss, em Santa Maria- RS. Além do Governador, o presidente da Câmara, Wasny de Roure, o vice-presidente, Agaciel Maia, e o primeiro presidente da história da Câmara, Salviano Guimarães, deram início às homenagens.
Em seu pronunciamento, ao governador Agnelo afirmou, “o Distrito Federal está pronto para dar um grande passo para o crescimento, com a realização do bem comum”. Em relação a 2013, ele explicou que será mais um ano de conquistas, de um futuro que esperamos em comunhão. Ele também citou a história da Câmara, dizendo que a homenagem era uma forma de resgatar a história da 1ª Legislatura, e podemos afirmar que ela já está na história, representada também pela própria Lei Orgânica, em vigor até os dias de hoje, e que foi criada por ela.
O primeiro presidente da história da CLDF, ex-deputado Salviano Guimarães, um dos homenageados, contou um pouco sobre essa “casa”, “ na mudança da Capital Federal do Brasil, do Rio de Janeiro para Brasília, ficamos aguardando, durante 24 anos, a concretização da Câmara do deputados distritais, e ao conseguirmos essa autonomia política, a democracia exercida por todo o povo do DF, a voz do povo, com os deputados distritais, ao longo dos 21anos nesta ‘casa’, mostra o amadurecimento do tempo e do ‘Templo’ da democracia”. O ex-deputado ainda explicou que há 20 anos havia sido criada a Lei Orgânica do Distrito Federal e foi uma longa jornada. Na época não existia sede física nem regimento, e assim, ficaram num situação difícil. Ele também citou o crucifixo que hoje está na atual sede da CLDF, “na época da Primeira Legislatura, da qual fui presidente, tivemos a honra de receber esse crucifixo que o Papa João II benzeu e nos presenteou”.
Todos os homenageados receberam diplomas de honra ao mérito, e logo após a conclusão da sessão, os deputados distritais Joe Valle, Benedito Domingos, Rôney Nemmer e Chico Vigilante conversaram com a nossa equipe. As entrevistas estão no blog Companhia das Entrevistas. E também foi registrada a presença do presidente do Sindicato dos Jornalistas, Wanderley.
Por André Falcão