Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

247. Johnny / Líder / Movimento Parque Ecológico de Ceilândia-DF






Fonte das Imagens do Parque Ecológico de Ceilândia: Fotos da apresentação de slides.
Mais fotos e informações:

O Blog Companhia das Entrevistas participou da palestra de apresentação da Campanha Ceilândia mais Verde, que aconteceu no auditório da Administração Regional de Ceilândia no dia 26 de fevereiro de 2013, e teve a oportunidade de conversar com Johnny, líder do Movimento Parque Ecológico de Ceilândia-DF. Boa leitura:

Blog - Após esse encontro no auditório, está mais próxima a regularização do Parque Ecológico de Ceilândia-DF?

Johnny - Acredito que sim, a gente ainda tem um longo passo, na  questão da disputa da poligonal, na audiência pública que vai acontecer no dia 14 de março de 2013, às 15h, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, e a dificuldade agora é a mobilização, é atingir o maior número de pessoas, mas, acredito que sim, que agora vai sair sim.

Blog - Tem uma parte que é chamada de poligonal que não pode ser transformada, já a parte fora da poligonal pode, inclusive ser construído um centro cultural, correto?

Johnny - É essa a nossa grande proposta, por que nós temos a parte que é considerada urbana, e tem que ser construída, que é um centro cultural,um centro esportivo, uma biblioteca pública, um auditório, para que propicie qualidade de vida aos moradores de Ceilândia, é isso que nós queremos.

Blog - Como podemos definir o termo poligonal?

Johnny - A poligonal é uma área verde que está inserida na Carta Brasília, por Juscelino Kubitschek em 1955, e prevê que entre as cidades, tenha essa área verde,e a nossa, Ceilândia, vem desde 1990, entre Taguatinga, Ceilândia e Samambaia, ou seja, metade da população de Brasília, e essa área verde foi invadida por grileiros, e a poligonal é o que preserva esse ambiente verde e nada pode ser construído dentro dela, e com as invasões e os loteamentos do passado, aconteceram diversas construções. Ela precisa ser definida, algumas áreas consolidadas devem permancer nessa poligonal,e outras vão ter que ser derrubadas. 

Blog - Então o Parque possui duas áreas, a poligonal e uma outra, que pode ser construída, a exemplo de um futuro centro cultural, correto?

Johnny - Na verdade, nós temos uma dificuldade, que é "ARIE JK" (área de relevante interesse ecológico). Está entre as três cidades, em volta desta área temos seis parques: três em Taguatinga-DF, dois em Samambaia-DF e um em Ceilândia-DF.

Blog - O Parque JK e o Parque Ceilândia não são os mesmos?

Johnny - Não. O JK é de Brasília-DF,ele está por trás do HRT,vai até o antigo "Primavera". O de Ceilândia fica por trás da UNB. São dois mil metros e depois tem a poligonal.

Blog -  Para os leitores de nosso Blog Companhia das Entrevistas, faça o convite para participarem da Campanha Ceilândia mais Verde:

Johnny - Convido toda a comunidade de Ceilândia, a luta não é minha, é uma luta de Ceilândia por qualidade de vida. Ceilândia não pode continuar sendo tratada como quintal, só com alberque e aterro sanitário, queremos qualidade de vida. Plano piloto e Lagoa Sul tem 11 Parques Ecológicos, Ceilândia não tem nenhum.