Total de visualizações de página

domingo, 3 de fevereiro de 2013

239. Sara Rege / vice-presidente do Grêmio Estudantil da CEF Incra 08 / Educação


Fonte da Imagem: Viver e Saber

É com muita honra que o Blog Companhia das Entrevistas conta com a ilustre participação da jovem Sara Rege, bastante experiente na área da militância estudantil, atual vice-presidente do Grêmio Estudantil da CEF Incra 08, localizado em Brazlândia-DF, que também oferece o ensino médio. Todas as respostas foram respondidas com a participação de todos os integrantes do grêmio estudantil do centro de ensino fundamental Incra 08. Boa leitura:

Blog - Primeiro, parabéns pela missão que você desempenha no universo estudantil de sua comunidade acadêmica. E aí, como é hoje em dia ser uma representante dos estudantes, no contexto das conquistas, o que você tem para contar aos nossos leitores, do Blog companhia das Entrevistas, quais as conquistas atuais?

Grêmio - Bom é de extrema gratificação representar uma massa com cerca de mais de mil alunos e receber o retorno, que é a participação deles nos projetos por nos instituídos e o reconhecimento. Esse ano conseguimos instituir projetos importantes, como formar o primeiro grupo de dança oficial do colégio, onde os próprios alunos são os professores. Temos um cursinho semanal voltado para o ensino médio onde são abordados temas do PAS como modo de estudo. Estamos em andamento com o primeiro Festival de Verão de nossa escola, onde apresentaremos uma adaptação da obra e Willian Shakespeare, “Sonho de Uma Noite de Verão”, que é totalmente feito pelos alunos, tanto atores, como figurino, cenário, etc. Pela primeira vez no CEF Incra 08 realizamos sozinhos a 1ª Feira do Grêmio Estudantil, onde mostramos por meio de palestras e bate-papo com a escola e a comunidade o intuito e um Grêmio Estudantil na escola. Tivemos também apresentações culturais, como dança shows ao vivo de representantes da comunidade. Contamos também nesse dia com o nosso administrador, José Bolívar Rocha que prestigiou com entusiasmo nosso evento, o que foi muito gratificante.

Blog - Em relação à cultura, vocês desenvolvem os talentos na escola?

Grêmio - Sim, pois todos os nossos projetos são voltados para os alunos descobrirem e desenvolverem seus talentos. Oferecemos o apoio necessário para que eles vejam no Grêmio GECEF 08, uma base dentro da escola para que eles possam crescer e desenvolver uma conduta de bom cidadão crítico.

Blog - Quanto à visita ao Palácio do Buriti, recentemente alguns estudantes conversaram com o governador, como foi essa experiência?

Grêmio - A experiência foi ótima e muito bem aproveitada, pois não é sempre que temos contato tão direto com o governador do Distrito Federal, e essa oportunidade, serve de exemplo a toda uma geração que esta a cada dia alcançando a maturidade, assim como a gente, mostrando a eles que se quisermos muito alguma coisa, mesmo que pareça impossível, poderemos alcançar, basta apenas real empenho.

Blog - Com o intuito de transformação da realidade, em sua opinião, o que poderia melhorar no CEF Incra 08?

Grêmio - Buscamos ocupar o tempo dos alunos com projetos lúdicos e ao mesmo tempo em que ofereçam a eles uma responsabilidade. Tentamos dinamizar a educação oferecida na escola, tentando desenvolver o interesse de conciliar o estudo som a diversão. Pretendemos buscar cada vez mais modos que chamem a atenção deles e atendam suas necessidades em todas as áreas.

Blog - O que podemos já elogiar, de mudanças alcançadas com muita luta do Grêmio?

Grêmio - Nossa maior vitória é o reconhecimento dos alunos, professores e principalmente da comunidade local e da administração de nossa cidade, Brazlândia-DF, de onde recebemos um apoio favorável á nossas lutas. Em um ano ter dois projetos em andamento, que tem dado muitos frutos, é totalmente gratificante, porque mesmo sendo alunos cuidando de alunos, conseguimos superar nossas próprias expectativas.

Blog -  Para os estudantes que estejam lendo esta entrevista, e que sintam o chamado para exercer uma representatividade estudantil, mas que em sua escola ainda não tenha Grêmio, com as suas palavras, inspire nosso leitor estudante a implantar um Grêmio, justificando com a sua experiência de erros e acertos:

Grêmio - O grande anho de fazer parte do grêmio estudantil, é que agora os alunos têm voz ativa dentro da escola e na comunidade de uma forma legal. Representar mais de mil alunos não é uma tarefa fácil, mas as dificuldades que temos enfrentado valem à pena quando o resultado é satisfatório, que é a nossa realidade atualmente no GECEF 08. No começo erramos muito na tentativa de mostrar aos alunos e a nossa comunidade nossa credibilidade e fazer com que eles pudessem acreditar na nossa competência em representá-los. O mais interessante de fazer parte dessa organização é conhecer realmente de perto o funcionamento de uma Instituição de Ensino e saber das dificuldades por ela enfrentado pela falta de apoio governamental.

Blog - Em sua opinião, o que é mais importante, construir o estádio nacional ou investir em educação pública, gratuita e de qualidade?

Grêmio - A resposta é bastante óbvia. É tremendo desgosto o descaso do governo com a educação pública nacional, pois os milhões gastos na construção de um estádio levantariam várias escola de qualidade. A copa que está por vir, traz gastos por parte dos governantes, que talvez convertidos numa educação que hoje é tão precária, poderia colocar não só o Distrito Federal, mas o Brasil em um grau bem maior quanto a qualificação dos jovens que estão crescendo.