Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

224. Telma / Projeto “Operação Cata Entulho” / Projeto “Operação Cata Entulho”. / 61-3471-9853

                                              
Um projeto muito bonito da Administração Regional de Ceilândia-DF é assunto de nossa entrevista, a Operação Cata Entulho, que traz comodidade à população de Ceilândia. Para agendar é só ligar para o número: 61-3471-9853. Sobre este assunto, o Blog Companhia das Entrevistas conversa com Telma, assessora do Projeto “Operação Cata Entulho”. Boa leitura e faça a sua parte para manter o nosso planeta limpo.

Blog – Como funciona a “Operação Cata Entulho”?

Telma – A “Operação Cata Entulho” funciona todos os dias, de segunda a sexta-feira, e a gente recolhe tudo aquilo que está entulhado dentro da casa da pessoa, tudo aquilo que a pessoa não quer mais, a gente dar um destino, leva tudo para o aterro sanitário, para dar um destino e não sujar as ruas.

Blog – Ao ligar para o número: 61-3471-9853, a pessoa que mora em Ceilândia-DF pode agendar o “Cata Entulho”?

Telma – Sim, é só ligar e agendar.

Blog – Existem algumas orientações para a população, correto?

Telma – Sim, no caso de restos de obras, a gente só recolhe o que estiver armazenado.

Blog - Não é só colocar na calçada o entulho e depois ligar para o “Cata Entulho”?

Telma – Não é só colocar na calçada, por que às vezes a pessoa tem uma demanda muito grande, coloca na calçada e quer que a gente recolha, e isso não tem como recolher. A gente explica para a pessoa, se for pouca coisa, é necessário armazenar dentro de latas, de sacos plásticos, que a gente vai e recolhe, e se for uma grande quantidade, muito grande mesmo, a gente não tem como recolher, só o contêiner das empresas especializadas é que pode resolver a situação, e prestar esse serviço, que deve ser contratado pelo interessado. Mas, se for uma quantidade pequena, com certeza a gente recolhe, se for tudo organizado, armazenado.

Blog – A população não precisa jogar em terrenos baldios os pequenos entulhos, já que existe o “Cata Entulho”?

Telma: Realmente não precisa. E mesmo quando vão às empresas especializadas, elas dão o destino certo.

Blog – Também é recolhido pelo “Cata Entulho”, geladeiras e eletrodomésticos em situação de desuso?

Telma – Sim, recolhemos tudo.

Blog - Esta ação é muito importante para combater a dengue, correto?

Telma – Sim, com certeza, inclusive a gente faz uma parceria com o Hospital Regional de Ceilândia, e sempre atuamos juntos nas operações de combate à dengue. Quando o “Cata Entulho” chega no local para realizar a limpeza, os profissionais do Hospital Regional de Ceilândia fazem uma panfletagem com o intuito de conscientizar a população para a necessidade evitar a facilidade de contribuir para a proliferação do mosquito da dengue, é um trabalho conjunto e bem organizado. Nossos profissionais, neste contexto, recolhem baldes, pneus e tudo aquilo que pode se transforma em foco da dengue. É uma parceria da Administração Regional de Ceilândia com o Hospital Regional de Ceilândia, juntamente com o pessoal da SLU.

Blog – Podemos afirmar que não há motivo para jogar entulhos na calçada e os mesmos trazerem transtornos para a própria população, uma vez que pode ser um foco de dengue, correto?

Telma – Com certeza, não há motivo, é só ligar que a gente recolhe, seguindo as nossas orientações, ou seja, colocar todo o entulho em caixas de papelão os sacos de estopas.

Blog – Em relação à demanda, são quantos pedidos por dia?

Telma – Em média, recebemos 20 (vinte) ligações por dia.

Blog – Podemos afirmar que a população tem que fazer a sua parte, que não é só ligar para o “Cata Entulho”, a população deve facilitar o trabalho de vocês, correto?

Telma – Sim, com certeza, a população tem que ajudar, ligando, não jogando o entulho nas ruas. Nós trabalhamos com uma demanda muito grande, com muitas fichas que preenchemos a partir das informações disponibilizadas pela própria população, e acontece de ter dia que temos cerca de 30 (trinta) fichas para atender, e não dar para atender todo mundo no mesmo dia, então a gente divide, e atende as primeiras demandas de acordo com as primeiras ligações do dia, e neste momento de chuva, não tem como atender 20 (vinte) demandas por dia, e acontece de às vezes a gente chegar numa residência, e encontramos praticamente algo como se fosse uma mudança, e explicamos que o agendamento vai contemplar a pessoa.

Blog – No caso do entulho constar algo que possa ser reaproveitável ou reciclável?

Telma – Tem um pessoal que sempre reutiliza principalmente os ferros.

Blog - A grande essência desta ação que depende da parceria da população, é de que a mesma, ao ligar para o “Cata Entulho”, tenha a consciência de que trabalhadores vão chegar  para ajudar e é preciso que tudo esteja bem organizado, em sacos de estopa, caixas, para facilitar o trabalho.

Telma – Com certeza.

Blog – Parabéns pelo trabalho que vocês fazem, o meio ambiente agradece.

Telma – Muito obrigada também.