Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

222. Jose do Nascimento / Coordenadora Intermediária do DF Alfabetizado / Coordenação Regional de Ensino do Gama-DF / Alfabetização de Adultos


Fonte da Imagem: Site DF Agora

A Pastoral Fé e Política através do Blog Companhia das Entrevistas, com o objetivo de apoiar e divulgar as ações e políticas públicas, no trabalho de humanização, conversa com Jôse do Nascimento , Coordenadora Intermediária do DF Alfabetizado, da Coordenação Regional de Ensino do Gama-DF. O assunto: Alfabetização de Adultos. Boa leitura:

Blog - O CRE está oferecendo alfabetização de adultos?

Jose do Nascimento - Sim, estamos promovendo. Na verdade, no DF todo está acontecendo, e cada Regional de Ensino fica responsável pela sua cidade, para desenvolver o Projeto DF Alfabetizado, que é baseado no Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal.

Blog – Quando começam as inscrições?

Jose do Nascimento – As inscrições já estão acontecendo, e nesta semana estamos intensificando para fazer a formação das turmas, estamos trabalhando com a divulgação, com faixas, carro de som e na Rádio Comunidade do Gama-DF. Os alfabetizadores também estão percorrendo as casas em busca dessas pessoas para fazerem a alfabetização deles.

Blog – Qual a data limite para realizar as inscrições?

Jose do Nascimento – A gente está aceitando até o dia 11 de janeiro de 2013 e as aulas estão previstas para começarem no dia 14 de janeiro de 2013. Não é necessário pagar taxa. O nosso contato é 61-39018093.

Blog – Quais os dias?

Jose do Nascimento – De segunda à sexta, e também existe a possibilidade nos fins de semana. Vai de acordo com o horário do voluntário que vai fazer a alfabetização.

Blog – E o turno, é matutino ou vespertino?

Jose do Nascimento – A gente está oferecendo no período noturno, por enquanto. E nos fins de semana a gente vai definir. O importante é que essas pessoas tenham 15 horas aula por semana.

Blog – Em sua opinião, qual a importância de um adulto ser alfabetizado?

Jose do Nascimento – As pessoas precisam. Às vezes, a pessoa ver um letreiro  e não sabe o que aquilo significa, e as pessoas querem ler os livros, querem ler o que está nas cidades, pegar um ônibus sem ficar dependendo dos outros. A questão da alfabetização significa liberdade para o cidadão. As pessoas que são alfabetizadas ficam muito felizes, conhecemos histórias como a de um Pai que impediu que a filha aprendesse para que ela não escrevesse cartas para o namorado, e isso não pode acontecer mais, a pessoa tem que estar inserida no mundo lá fora, alfabetizado.

Blog – Para participar, é a partir de qual idade?

Jose do Nascimento – É a partir dos 15 anos, e não tem limite máximo de idade.

Blog – Com direito a certificado?

Jose do Nascimento – Sim, com direito a certificado, e quando terminar a alfabetização, a orientação é que eles sejam inseridos no primeiro segmento do EJA, e a Secretaria de Educação oferece o EJA.

Blog – No futuro próximo eles podem até prestar o ENEM, correto?

Jose do Nascimento – Sim, quando concluírem o EJA. Existem algumas pessoas que são alfabetizadas, que leem muito, mas que não terminou o Ensino Médio, ao fazer o ENEM, tiverem uma pontuação boa, então elas adquirem o certificado de ensino médio.

Blog – E pode haver uma grande mudança na vida da pessoa adulta que não sabe ler, no início é alfabetizada, faz e EJA, presta o ENEM, e com a nota pode optar pelo SISU, Prouni ou FIES e cursar uma faculdade e ficar bem qualificado para o mercado de trabalho, correto?

Jose do Nascimento – Só a educação é capaz de mudar a vida das pessoas.