Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Exclusivo: Situação na Saúde Pública no DF


Após reforma na parte física do Posto de Saúde nº 09 os problemas de Recursos Humanos perpetuam
Caso aconteceu nesta semana e envolve idoso de 78 anos

31/01/2013
Por André Falcão

A produção jornalística de nosso veículo de comunicação recebeu uma denúncia de um senhor de 78 anos que preferiu não se identificar, segundo ele “estive no Posto de saúde nº 09 no Setor P.sul em Ceilândia-DF no dia 28 deste mês para extrair um dente, e por sinal neste dia até fui bem recebido, apesar da minha pressão ter caído e eu ter desmaiado, após ter sido abandonado numa cadeira da qual até caí, me levantaram e depois pelo menos me trouxeram um copo com água,”. A experiência relatada continua, “após melhorar um pouco me deixaram fora da sala e os profissionais voltaram as sua atividades e eu voltei para casa”.
 Porém, segundo o cidadão aposentado de 78 anos ao retornar no dia 30 ao mesmo posto com consulta marcada para 13h30 parecia que tinha chegado em outro lugar menos no mesmo posto, ele explica “ao chegar lá como tenho uma cultura de bastante responsabilidade, mesmo a consulta sendo às 13h30 cheguei às 12h30, fiquei aguardando por um longo período e achei estranho o fato de pessoas terem chegado depois e serem atendidas primeiro, então questionei o fato para um profissional e ela respondeu que idoso não tem preferência”.
Em relação ao fato do idoso não ter preferência, a nossa produção manteve contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Estado do Distrito Federal e por telefone foi explicado, realmente, “o fato de ser idoso não garante atendimento preferencial, o que garante preferência é se o caso for grave comparado aos outros”.
Ainda, de acordo com o paciente de 78 anos, “estive questionando a situação com a responsável pelo posto nº 09, que por sinal estava representando o Chefe que se encontrava de férias, bem, entenda que sou uma pessoa que paga meus impostos, que tenho responsabilidade e fiquei impressionado com atendimento péssimo do qual fui recebido”.
Em conversa com o denunciante, ele deixou bem claro que não quer prejudicar ninguém e sim, fazer valer os seus direitos e com plena consciência e lucidez, apesar dos 78 anos, ele enfatiza, “procurei a imprensa para que casos como esses não voltem  a acontecer com outros idosos”.
O que, segundo o paciente, foi mais assustador: além do fato de ele estar bastante desconfortável com toda a espera que foi obrigado a aceitar, no momento de desabafo citou que no HRT (Hospital Regional de Taguatinga) ele é atendido melhor. Ao ouvir esta afirmação, um dos profissionais envolvidos neste caso de desrespeito ao ser humano, ainda teve a audácia de em tom de voz alta, mandar então que ele procurasse o mesmo. Uma vez não sendo atendido no dia 30. E não é que ele foi lá no HRT hoje(31), e segundo ele “ lá fui tratado como um rei”. Este relato de ter sido tratado como um rei é na verdade o tratamento que todos que passaram de 65 merecem até por que mesmo os que não atendem bem um dia vão chegar nessa idade e para atender bem só precisa de educação, e foi sobre educação que, por telefone a Assessoria da SES-DF explicou, “temos consciência de que acontece casos em que o profissional precisa de uma reeducação para melhor tratar as pessoas, a Secretaria tenta trabalhar a educação de seus funcionários mas, às vezes, a acontece deles estarem estressados”.
Nossa assessoria jurídica orientou, se por acaso o paciente tenha interesse ele pode procurar a ouvidoria da Gerência Regional de Saúde ou a Promotoria de Defesa ao Idoso do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Ao informar essa possibilidade ao paciente, o mesmo foi veemente, “não quero prejudicar ninguém, só quero que os responsáveis pela saúde pública orientem os profissionais a terem mais educação ao lidar com as pessoas, principalmente com idade suficiente de ser o pai do respectivo atendente”.


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Vídeo: Apresentação do Grupo Batucadeiros-DF no dia 30 de janeiro de 2013 no encerramento do encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília-DF

Exclusivo: Encerramento do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília-DF



O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães com participação de cinco mil prefeitos

30/01/2013
Por André Falcão

Mais de vinte mil participantes nos três dias do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, que teve a cerimônia de encerramento hoje (30) e entre os participantes, mais de cinco mil prefeitos de todo o Brasil. O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães,em Brasília-DF e teve como objetivo principal informar as ações do Governo Federal que podem ser aplicadas nos municípios.
A Cerimônia contou com a participação do Presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, João Coser, da Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, do Ministro -chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, entre outras autoridades.
Na ocasião, o Ministro Gilberto Carvalho explicou, " antigamente, os prefeitos não eram tão bem recebidos em nosso País, mas a partir de 2009, com a iniciativa do então Presidente da República Lula, tudo começou a mudar, e hoje, em 2013, com a Presidenta Dilma, realizamos este segundo momento em nossa história, este Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que por sinal é muito importante, até por que, nós do Governo Federal, precisamos escutar os prefeitos, precisamos sacudir a poeira, tomar as medidas que os prefeitos colocaram, e assim vamos construir o nosso País", e em relação à ética, o Ministro completa, "para termos ética, temos que ser eficientes, e para sermos eficientes, é necessário ouvir a sociedade, é necessário que haja abertura para a participação social, principalmente dos movimentos sociais".
Durante os três dias do evento, os novos prefeitos e prefeitas puderam contar com Salas de Atendimento, composta pelo Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Ministério das Cidades, Ministério da Cultura, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Esporte, Ministério do Turismo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Todo  o evento foi dividido em quatro eixos: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, desenvolvimento urbano-ambiental e participação social e cidadania. 

236. Gilberto Carvalho / Ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República / Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas / Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília-DF


ÁUDIO DE ENTREVISTA:
Observação importante:
Aguarde alguns segundos caso ainda não tenha aparecido o ícone do áudio logo abaixo . Após aparecer o ícone, é só clicar no play de cor laranja e aguardar cinco segundos para ouvir a entrevista.



235. João Coser / Presidente da Frente Nacional dos Prefeitos / Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas / Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília-DF


ÁUDIO DE ENTREVISTA:
Observação importante:
Aguarde alguns segundos caso ainda não tenha aparecido o ícone do áudio logo abaixo . Após aparecer o ícone, é só clicar no play de cor laranja e aguardar cinco segundos para ouvir a entrevista.


234. João Miranda / Prefeito / Prefeitura de Pimenteiras do Oeste / Rondônia / Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas / Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília-DF


ÁUDIO DE ENTREVISTA:
Observação importante:
Aguarde alguns segundos caso ainda não tenha aparecido o ícone do áudio logo abaixo . Após aparecer o ícone, é só clicar no play de cor laranja e aguardar cinco segundos para ouvir a entrevista.


Nota em Solidariedade às famílias das vítimas da tragédia em Santa Maria-RS


Por Alessandra Miranda, assessora nacional de Direitos Humanos da Cáritas Brasileira

Na manhã deste domingo, dia 27 de janeiro, fomos surpreendidos/as pelos meios de comunicação sobre o trágico incêndio que aconteceu durante a madrugada na Boate Kiss, cidade de Santa Maria/RS.

A Policia Militar informa que 232 pessoas, em sua grande maioria jovens de 18 a 24 anos, perderam a vida. E mais de 120 estão internados/as nos hospitais locais. Notícia esta que provoca em nós uma profunda tristeza e comoção.

A Cáritas Brasileira se coloca em profunda solidariedade com todas as pessoas que de alguma maneira estão vivendo a dor da violência, desespero da tragédia e principalmente com os familiares e amigos que de maneira inesperada vivem o desespero da perca precoce destes e destas jovens.

Nos indigna os relatos de jovens sobreviventes, que contam que estavam sendo impedidos de sair do ambiente que estava sendo incendiado, em função da garantia por parte do estabelecimento de receberem os valores devidos dos jovens pelo consumo feito. Mais uma vez assistimos a ações em que diante da opção de preservar a vida, alguns escolheram de maneira criminosa a opção da seguridade do capital.

Dom Hélder Câmara, fundador da Cáritas Brasileira, já dizia aos jovens: “Temos mil razões para Viver”. É com este principio que nos colocamos a favor da vida e contra qualquer ato de violação destes direitos. Estamos falando da vida de jovens, que tem direito ao lazer e a vida segura. Jovens que experimentam seus sonhos projetando as vidas, com horizontes e paixão.

Que sejamos provocados pelas memórias desses jovens e de tantos outros que experimentam a violência, sejam nas grandes tragédias, ou na vida cotidiana, nas violências simbólicas e de negação de direitos. Pois como já cantávamos e ainda cantamos: “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte, a gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte”.

No desejo de que possamos gerar mobilização para a garantia de direitos e apuração dos fatos, para que a justiça seja plena, seguimos em solidariedade.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

232. Carlinhos Nogueira / Administrador do Guará-DF / Região Administrativa do Guará-DF / ParticiParque / Parque Ezechias Heringer



O Blog Companhia das Entrevistas tem a honra de conversar com o Administrador Regional do Guará-DF, Carlinhos Nogueira, o assunto: “ParticiParque”, boa leitura e participe:

Blog –  Primeiro, muito obrigado por aceitar o convite para participar. Bom-dia Administrador!

Carlinhos Nogueira – Bom-dia André!

Blog – O “ParticiParque” vai acontecer no Guará-DF, correto?

Carlinhos Nogueira – Sim, vai acontecer nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2013, depois nos dias 16 e 17, e também nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2013. Sempre a partir das 8h.

Blog – O que teremos no “ParticiParque”?

Carlinhos Nogueira – André, com a parceria entre a Administração Regional do Guará-DF  e o Ibram (Instituto Brasília Ambiental), teremos diversas oficinas para as crianças e jovens, além de adultos, também teremos projeção de filmes, contadores de histórias, exposições de artes plásticas e de fotografias também, recreações esportivas, até por que no Parque do Guará-DF foram construídas Quadras Poliesportivas, foi também construída uma ciclovia e uma Cooper via,  teremos ainda apresentações de Grupos Musicais, de Teatro, uma Feira de Produtos Sustentáveis, e o pessoal do artesanato local faz marcar presença nesses dias do “ParticiParque”.

Blog – É uma programação bem intensa, correto?

Carlinhos Nogueira – Sim, neste mês de fevereiro de 2013, estaremos participando juntamente com o Ibram e com toda a sociedade organizada de nossa cidade, promovendo esse Parque, que há muitos anos esquecido, e nós queremos fazer com que a sociedade guaraense possa interagir com nosso Parque, que é o verdadeiro “Polo Verde”, por sinal, não só para o Guará-DF, mas transcende a nossa Região Administrativa, haja vista que são 306 hectares de mata virgem, que possuem afluentes, e que podemos afirmar que o grande Parque do Guará, possui o córrego do Guará.

Blog – E a participação da população?

Carlinhos Nogueira – Queremos que as pessoas comecem a participar, inclusive mais ativamente agora de nosso Parque, e por isso é que foram feitas diversas benfeitorias dentro do Parque, temos uma biblioteca pública, uma biblioteca virtual, temos a nossa sede concluída, ou seja, com ciclovia, com Cooper via, parquinhos para as crianças, e com tudo isso, a gente quer que as pessoas comecem a participar de todo esse Parque.

Blog – Todas essas ações estão em sintonia com a Política de Parques do GDF, de revitalização dos Parques do DF, correto?

Carlinhos Nogueira – Na verdade é uma determinação do nosso Governador  Agnelo Queiroz, essa revitalização, em torno de 66 Parques que existem em Brasília-DF, e o do Guará-DF foi um dos primeiros beneficiados com essas benfeitorias. O Governador tem um compromisso de campanha, de revitalizar o nosso Parque, e esse compromisso foi assumido e está justamente acontecendo agora com todas essas benfeitorias, e pela primeira vez, nesses 43 anos de Guará, está sendo executado.

Blog – Administrador, para concluir a nossa conversa, que por sinal é uma honra, contarmos contigo em nosso Blog Companhia das Entrevistas, com as suas palavras, convide a população do Guará para participar do “ParticiParque”, que vai fazer a diferença:

Carlinhos Nogueira – André, antes, agradeço  por mais esse canal de divulgação de nossa cidade, esse veículo de comunicação, que é o Blog Companhia das Entrevistas, e que possa continuar sempre nos ajudando aqui,  e na verdade nós queremos justamente buscar esse espaço seu, para convidar todos os nossos moradores do Guará I, do Guará II, do Rancho Costa, e de nossas três colônias, e toda a nossa grande quantidade de condomínios, que são o Guará Park, o API, entre outros, e aqui no Guará-DF,  sabemos que somos uma cidade que vive as artes plásticas, as expressões culturais, e a prática de esportes que é muito forte em nossa cidade, então, nós queremos conclamar, toda a cidade guaraense, principalmente, o pessoal da terceira e melhor idade, que possamos somar juntos, que possamos fazer em todo esse mês de fevereiro de 2013, um evento que venha para ficar, por que a gente sabe que a sociedade precisa interagir com o meio ambiente, e o Guará-DF é muito rico, temos vários Parques, além do Guará Parque, o Parque Parque JK, que esse precisa ser revitalizado, mas, enquanto que isso não acontece, vamos desfrutar de nosso Parque do Guará nesse mês de fevereiro, junto com o Ibram em sintonia com a Administração do Guará-DF, mais os meios de comunicação, e com a sociedade guaraense, possamos fazer desse mês de fevereiro, um mês de muito apreço na área do meio ambiente para a nossa cidade. Que todos os guaraenses, as Escolas Particulares e as Escolas Públicas, as Faculdades do Guará, possam somar conosco, desse grande “mutirão verde” de nossa cidade.

Blog – Muito obrigado Administrador, em nome de todos os visitantes do Blog Companhia das entrevistas,  e queremos contar sempre contigo, com a sua assessoria de comunicação, que por sinal, é perfeita, para quando tiver mais novidades, fazermos novas entrevistas.

Carlinhos Nogueira – Conte com a gente para o que precisar, e a gente é que agradece por este espaço de comunicação para a divulgação de nossa cidade.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

230. Governador Agnelo Queiroz / Governador do Distrito Federal / Situação dos artistas após o Ato de Adesão ao Sistema Nacional de Cultura

Vídeo: Cultura Afro Brasileira na recepção do evento que concretizou o Ato de Adesão por parte do GDF ao Sistema Nacional de Cultura

229. Secretário de Cultura do DF / Hamilton Pereira / Sistema Nacional de Cultura / Casa do Cantador / Ceilândia-DF

Vídeo: Rei Momo recepciona GDF e Ministra no Teatro Nacional no dia 22 de janeiro de 2013 no Ato de Adesão ao Sistema Nacional de Cultura

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Vídeo: Hino Nacional interpretado pelo Grupo Mamembrincantes no dia 22 de janeiro de 2013

228. Cantor Gog / Hip Hop / Cultura

Vídeo: Apresentação do Cantor de Hip Hop Gog no Ato de Adesão por parte do GDF ao Sistema Nacional de Cultura

Vídeo: Governador Agnelo Queiroz entrega a chave da cidade de Brasília-DF ao Rei Momo no dia 22 de janeiro de 2013

Exclusivo: GDF concretiza Ato de Adesão ao Sistema Nacional de Cultura




GDF concretiza Ato de Adesão ao Sistema Nacional de Cultura
O evento aconteceu no Teatro Nacional e contou com a participação da Ministra da Cultura

22/01/2013
Por André Falcão

A partir de hoje (22) com a concretização do Ato de Adesão ao Sistema Nacional de Cultura entre o GDF e o Ministério da Cultura, o Distrito Federal passa a integrar o novo modelo de política cultural nacional, o Ato de Adesão aconteceu no Teatro Nacional e contou com a presença do Governador Agnelo Queiroz, do Secretário de Cultura Hamilton Pereira, da Ministra da Cultura Marta Suplicy, do Presidente da Câmara Legislativa , Deputado Distrital além de diversas autoridades.
A cultura marcou presença no evento, com as escolas de samba da Capital Federal do Brasil, Rei Momo, Rainha e princesas, grupo Mambembrincantes, além de artistas locais e representantes da cultura afro-brasileira, a Federação Umbanda e Candomblé Brasília e Entorno, que com muito calor humano receberão as autoridades presentes.
De acordo com o Secretário Hamilton Pereira, “os militantes e trabalhadores da cultura já podem contar a partir de hoje, com uma agenda cultural do mundo contemporâneo, este é o primeiro ato que a Ministra Marta Suplicy participa em 2013 no DF. Sabemos que o Governador Agnelo é um governo de reconstrução institucional, da autoestima da cidadania”.
A Ministra da Cultura, Marta Suplicy, enfatizou: “Estávamos tentando fazer acontecer tudo isso há 10 anos, e hoje o Sistema Nacional de Cultura já é uma realidade, conseguimos aprovar, este Ato é carregado de simbolismo, este modelo de política cultural difere dos outros antigos modelos, e o GDF está de parabéns por ter aderido, a partir da criação da Conferência Distrital de Cultura, iniciativa da Secretaria de Cultura, por que com a Conferência é possível à inclusão da diversidade cultural neste novo modelo de política cultural”.
Em relação aos pré-requisitos para os Estados e Municípios aderirem ao Sistema Nacional, a Ministra explicou, “é necessário criar o Fundo de Incentivo à Cultura e também  o Conselho de Cultura com a participação da sociedade civil organizada, e desta forma é possível aderir ao Sistema”.
Sobre as mudanças, a Ministra garantiu, “com este novo modelo, após o Ato de Adesão por parte dos Estados e dos Municípios, será possível, por exemplo, fiscalizar as verbas destinadas à cultura, organizar melhor a cultura, e garantir recursos necessários para o desenvolvimento cultural”. Ela também citou o vale cultura, “o trabalhador brasileiro terá em mãos o vale cultura no valor de cinquenta reais para gastar com cultura, e isso vai facilitar o acesso e ao mesmo tempo aumentar a produção cultural em nosso País”, concluiu.
Já o Governador Agnelo fez uma menção à Câmara Legislativa do Distrito Federal, “agradeço à aprovação do Fundo de Incentivo à Cultura por parte dos Deputados Distritais, desta forma o Distrito Federal ficou apto a aderir ao Sistema Nacional de Cultura”.  Ele também explicou: “A adesão é uma conquista de nossa cidade, é nossa cultura que desenvolve a nossa identidade e assim também desenvolve a economia, abrir mão do ISS e do ICMS para garantir o apoio cultural por parte dos empresários para a classe cultural não é gasto, e sim investimento, teremos a abertura da Copa das Confederações e precisamos mostrar a nossa cultura, também na Copa do Mundo, e com este Fundo de Apoio à Cultura, tenho a certeza de que Brasília vai brilhar para o mundo inteiro”, concluiu.
Com esta sintonia entre o GDF e o Governo Federal, quem sai ganhando é a população que consegue usufruir dos impostos pagos. Desta forma, é plausível toda ação que gere retorno de nossos impostos, que este Ato de Adesão represente uma verdadeira mudança, com a valorização da diversidade cultural, neste sentido, o Governador enfatizou, “ o apoio à cultura não pode ser um produto da sensibilidade momentânea do governante, deve ser solidificada, e conseguimos isso com este Ato de Adesão”. O Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Deputado Wasny de Roure, agradeceu, "a cultura luta pela construção da cultura, agradeço a todos presentes nesta ocasião, nesta data que marca o calendário do DF, em especial aos Deputados que aprovaram a Lei que viabilizou o Ato de Adesão".



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

224. Telma / Projeto “Operação Cata Entulho” / Projeto “Operação Cata Entulho”. / 61-3471-9853

                                              
Um projeto muito bonito da Administração Regional de Ceilândia-DF é assunto de nossa entrevista, a Operação Cata Entulho, que traz comodidade à população de Ceilândia. Para agendar é só ligar para o número: 61-3471-9853. Sobre este assunto, o Blog Companhia das Entrevistas conversa com Telma, assessora do Projeto “Operação Cata Entulho”. Boa leitura e faça a sua parte para manter o nosso planeta limpo.

Blog – Como funciona a “Operação Cata Entulho”?

Telma – A “Operação Cata Entulho” funciona todos os dias, de segunda a sexta-feira, e a gente recolhe tudo aquilo que está entulhado dentro da casa da pessoa, tudo aquilo que a pessoa não quer mais, a gente dar um destino, leva tudo para o aterro sanitário, para dar um destino e não sujar as ruas.

Blog – Ao ligar para o número: 61-3471-9853, a pessoa que mora em Ceilândia-DF pode agendar o “Cata Entulho”?

Telma – Sim, é só ligar e agendar.

Blog – Existem algumas orientações para a população, correto?

Telma – Sim, no caso de restos de obras, a gente só recolhe o que estiver armazenado.

Blog - Não é só colocar na calçada o entulho e depois ligar para o “Cata Entulho”?

Telma – Não é só colocar na calçada, por que às vezes a pessoa tem uma demanda muito grande, coloca na calçada e quer que a gente recolha, e isso não tem como recolher. A gente explica para a pessoa, se for pouca coisa, é necessário armazenar dentro de latas, de sacos plásticos, que a gente vai e recolhe, e se for uma grande quantidade, muito grande mesmo, a gente não tem como recolher, só o contêiner das empresas especializadas é que pode resolver a situação, e prestar esse serviço, que deve ser contratado pelo interessado. Mas, se for uma quantidade pequena, com certeza a gente recolhe, se for tudo organizado, armazenado.

Blog – A população não precisa jogar em terrenos baldios os pequenos entulhos, já que existe o “Cata Entulho”?

Telma: Realmente não precisa. E mesmo quando vão às empresas especializadas, elas dão o destino certo.

Blog – Também é recolhido pelo “Cata Entulho”, geladeiras e eletrodomésticos em situação de desuso?

Telma – Sim, recolhemos tudo.

Blog - Esta ação é muito importante para combater a dengue, correto?

Telma – Sim, com certeza, inclusive a gente faz uma parceria com o Hospital Regional de Ceilândia, e sempre atuamos juntos nas operações de combate à dengue. Quando o “Cata Entulho” chega no local para realizar a limpeza, os profissionais do Hospital Regional de Ceilândia fazem uma panfletagem com o intuito de conscientizar a população para a necessidade evitar a facilidade de contribuir para a proliferação do mosquito da dengue, é um trabalho conjunto e bem organizado. Nossos profissionais, neste contexto, recolhem baldes, pneus e tudo aquilo que pode se transforma em foco da dengue. É uma parceria da Administração Regional de Ceilândia com o Hospital Regional de Ceilândia, juntamente com o pessoal da SLU.

Blog – Podemos afirmar que não há motivo para jogar entulhos na calçada e os mesmos trazerem transtornos para a própria população, uma vez que pode ser um foco de dengue, correto?

Telma – Com certeza, não há motivo, é só ligar que a gente recolhe, seguindo as nossas orientações, ou seja, colocar todo o entulho em caixas de papelão os sacos de estopas.

Blog – Em relação à demanda, são quantos pedidos por dia?

Telma – Em média, recebemos 20 (vinte) ligações por dia.

Blog – Podemos afirmar que a população tem que fazer a sua parte, que não é só ligar para o “Cata Entulho”, a população deve facilitar o trabalho de vocês, correto?

Telma – Sim, com certeza, a população tem que ajudar, ligando, não jogando o entulho nas ruas. Nós trabalhamos com uma demanda muito grande, com muitas fichas que preenchemos a partir das informações disponibilizadas pela própria população, e acontece de ter dia que temos cerca de 30 (trinta) fichas para atender, e não dar para atender todo mundo no mesmo dia, então a gente divide, e atende as primeiras demandas de acordo com as primeiras ligações do dia, e neste momento de chuva, não tem como atender 20 (vinte) demandas por dia, e acontece de às vezes a gente chegar numa residência, e encontramos praticamente algo como se fosse uma mudança, e explicamos que o agendamento vai contemplar a pessoa.

Blog – No caso do entulho constar algo que possa ser reaproveitável ou reciclável?

Telma – Tem um pessoal que sempre reutiliza principalmente os ferros.

Blog - A grande essência desta ação que depende da parceria da população, é de que a mesma, ao ligar para o “Cata Entulho”, tenha a consciência de que trabalhadores vão chegar  para ajudar e é preciso que tudo esteja bem organizado, em sacos de estopa, caixas, para facilitar o trabalho.

Telma – Com certeza.

Blog – Parabéns pelo trabalho que vocês fazem, o meio ambiente agradece.

Telma – Muito obrigada também.



223. Eliane Santos / 20º Acamps DF / Acampamento Nossa Senhora Aparecida / Vai acontecer nos dias 09 a 12 de fevereiro de 2013



                                     

Venha Viver uma Aventura de Verdade!!

Com muita satisfação, o Blog Companhia das Entrevistas tem a honra de contar com a participação de Eliane Santos, da Equipe do Acamps DF. O assunto: Acampamento Nossa Senhora Aparecida, que vai acontecer nos dias 09, 10, 11 e 12 de fevereiro de 2013. Boa leitura e participe:

Blog – Vai acontecer o 20º Edição do Acamps DF nos dias 09, 10, 11 e 12 de fevereiro de 2013?

Eliane Santos – Exato, é a 20º Edição, e vai acontecer nos dias 09, 10, 11 e 12 de fevereiro de 2013.

Blog – O fato de ser a 20º Edição, podemos afirmar que já está consolidado este evento?

Eliane Santos – Sim. Nós temos 10 anos de acampamento. Estamos comemorando 10 anos de obra do acampamento Nossa Senhora Aparecida.

Blog – Pressupõe-se que sejam dois acampamentos por ano?

Eliane Santos – A média é essa, acontece que fazemos acampamentos em feriados de quatro dias, e dependemos do calendário anual, para que esse acampamento possa existir.

Blog – O acampamento vai ser no Santuário Dom Bosco?

Eliane Santos – A saída é do Santuário Dom Bosco, mas o acampamento será numa fazenda. Sempre realizamos acampamentos em fazendas, da Arquidiocese de Brasília ou outras fazendas.

Blog – Sabemos que o carnaval é uma festa da carne, já esse acampamento é para desenvolver a espiritualidade, correto?

Eliane Santos – Esse acampamento é um encontro com o Querigma, é um encontro com Deus, mas também com você. A proposta do acampamento é o encontro da pessoa com ela mesmo, e o conhecimento do amor de Deus.

Blog – Para participar do 20º Acamps DF, a idade mínima é a partir de quantos anos?

Eliane Santos – 18 anos.

Blog – Qual o valor da taxa de inscrição?

Eliane Santos – R$ 100,00 (cem reais).

Blog – Para os jovens interessados nessa vivência de aprendizagem proporcionada pelo 20º Acamps DF, como proceder para realiza a inscrição para participar do acampamento?

Eliane Santos – No site  www.acampsdf.com.br, na entrada do site tem um ícone que faz as inscrições para o acampamento.

Blog – Em sua opinião, qual é a importância do jovem participar do 20º Acamps DF, um acampamento desse nível?

Eliane Santos – A importância do autoconhecimento em primeiro lugar, e se conhecer e conhecer à Deus. O acampamento abre uma porta pra você entrar em contato com você mesmo, e com Deus que existe em você. A gente normalmente busca Deus fora de nós, no mundo, do lado de fora, no céu, nas coisas, enquanto que a descoberta é encontrar Deus em você, que está escondido dentro de você, está tão perto de você que às vezes não é possível enxergar, então, é essa busca interior que o acampamento promove. São quatro dias de busca interior.

Blog – E o Querigma, o que significa?

Eliane Santos – O Querigma significa o Amor de Deus. No acampamento nós trabalhamos com o Querigma.

Blog – Estamos no Ano da Fé, esse assunto vai ser desenvolvido no acampamento?

Eliane Santos – Não tem como deixar de lado a Fé, por que a Fé nasce em nós, a partir do momento que nós nos conhecemos, nos entendemos, nós sentimos esse amor,  Fé é consequência, e com o amadurecimento da Fé, vem a busca de Deus, que acabamos construindo, a Fé é necessária, não tem como separar a Fé do Amor de Deus. A Fé nasce a partir do momento que você  sente, que você vive esse amor.

Blog – E ainda tem vagas para participar do 20º Acamps DF?

Eliane Santos – Sim, ainda há vagas, esperamos todos com o coração aberto. Faça a inscrição no site: www.acampsdf.com.br , qualquer dúvida pode ligar para 61-8455-0389.


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

222. Jose do Nascimento / Coordenadora Intermediária do DF Alfabetizado / Coordenação Regional de Ensino do Gama-DF / Alfabetização de Adultos


Fonte da Imagem: Site DF Agora

A Pastoral Fé e Política através do Blog Companhia das Entrevistas, com o objetivo de apoiar e divulgar as ações e políticas públicas, no trabalho de humanização, conversa com Jôse do Nascimento , Coordenadora Intermediária do DF Alfabetizado, da Coordenação Regional de Ensino do Gama-DF. O assunto: Alfabetização de Adultos. Boa leitura:

Blog - O CRE está oferecendo alfabetização de adultos?

Jose do Nascimento - Sim, estamos promovendo. Na verdade, no DF todo está acontecendo, e cada Regional de Ensino fica responsável pela sua cidade, para desenvolver o Projeto DF Alfabetizado, que é baseado no Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal.

Blog – Quando começam as inscrições?

Jose do Nascimento – As inscrições já estão acontecendo, e nesta semana estamos intensificando para fazer a formação das turmas, estamos trabalhando com a divulgação, com faixas, carro de som e na Rádio Comunidade do Gama-DF. Os alfabetizadores também estão percorrendo as casas em busca dessas pessoas para fazerem a alfabetização deles.

Blog – Qual a data limite para realizar as inscrições?

Jose do Nascimento – A gente está aceitando até o dia 11 de janeiro de 2013 e as aulas estão previstas para começarem no dia 14 de janeiro de 2013. Não é necessário pagar taxa. O nosso contato é 61-39018093.

Blog – Quais os dias?

Jose do Nascimento – De segunda à sexta, e também existe a possibilidade nos fins de semana. Vai de acordo com o horário do voluntário que vai fazer a alfabetização.

Blog – E o turno, é matutino ou vespertino?

Jose do Nascimento – A gente está oferecendo no período noturno, por enquanto. E nos fins de semana a gente vai definir. O importante é que essas pessoas tenham 15 horas aula por semana.

Blog – Em sua opinião, qual a importância de um adulto ser alfabetizado?

Jose do Nascimento – As pessoas precisam. Às vezes, a pessoa ver um letreiro  e não sabe o que aquilo significa, e as pessoas querem ler os livros, querem ler o que está nas cidades, pegar um ônibus sem ficar dependendo dos outros. A questão da alfabetização significa liberdade para o cidadão. As pessoas que são alfabetizadas ficam muito felizes, conhecemos histórias como a de um Pai que impediu que a filha aprendesse para que ela não escrevesse cartas para o namorado, e isso não pode acontecer mais, a pessoa tem que estar inserida no mundo lá fora, alfabetizado.

Blog – Para participar, é a partir de qual idade?

Jose do Nascimento – É a partir dos 15 anos, e não tem limite máximo de idade.

Blog – Com direito a certificado?

Jose do Nascimento – Sim, com direito a certificado, e quando terminar a alfabetização, a orientação é que eles sejam inseridos no primeiro segmento do EJA, e a Secretaria de Educação oferece o EJA.

Blog – No futuro próximo eles podem até prestar o ENEM, correto?

Jose do Nascimento – Sim, quando concluírem o EJA. Existem algumas pessoas que são alfabetizadas, que leem muito, mas que não terminou o Ensino Médio, ao fazer o ENEM, tiverem uma pontuação boa, então elas adquirem o certificado de ensino médio.

Blog – E pode haver uma grande mudança na vida da pessoa adulta que não sabe ler, no início é alfabetizada, faz e EJA, presta o ENEM, e com a nota pode optar pelo SISU, Prouni ou FIES e cursar uma faculdade e ficar bem qualificado para o mercado de trabalho, correto?

Jose do Nascimento – Só a educação é capaz de mudar a vida das pessoas.