Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de junho de 2012

141. Ricardo Garcia / Presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac)

Foto: Divulgação

Conversamos com Ricardo Garcia, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental(Febrac)e o assunto é sobre o Setor de serviços e limpeza ambiental que  deve crescer 12,5% este ano. Boa leitura:

Blog: Estudos revelam que o Rio de Janeiro, principalmente pelo potencial de crescimento e otimismo causado pelos grandes eventos esportivos e religiosos programados para os próximos anos, deve ter um crescimento no setor de asseio e conservação?

Ricardo Garcia: O setor de conservação demanda muita mão-de-obra principalmente em grandes empresas como indústrias, bancos, condomínios comerciais, grandes escritórios, supermercados, shopping centers e supermercados. Como o Rio de Janeiro será palco de grandes eventos acredita-se que haverá uma demanda maior por esses serviços e consequentemente na necessidade por um número maior de prestadores de serviço e também de empresas que ofereçam tal mão-de-obra.

Blog: Ainda, de acordo com pesquisas da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) é estimada ainda a evolução no número de empresas e na quantidade de trabalhadores na área?

Ricardo Garcia: Hoje no país, são 13 mil empresas e 1,6 milhão de trabalhadores formalmente empregados. Levando-se em conta que o setor de asseio e conservação deve crescer 12,5% este ano no País, esses números também devem ampliar em igual proporção. Atualmente, a maioria das firmas, 68%, é de pequeno porte com menos de 20 funcionários e 4% do total de trabalhadores do setor. No outro extremo há apenas 5% das empresas com mais de 500 prestadores de serviço respondendo por 60% do total do setor.

Blog: Qual o objetivo da  Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac)?

Ricardo Garcia: A Febrac tem representação única e legal dos setores de serviços de Asseio e Conservação; Serviços de Limpeza em Geral de Edifícios; Móveis e Jardins; Limpeza Urbana; Preservação Ambiental; Medições e os Serviços de Hospitalidade terceirizados em geral. Seu principal objetivo é defender os interesses das categorias por ela representados. Para tanto participa e organiza eventos visando sempre à melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos sindicatos, cujas empresas filiadas são as maiores contratantes de mão de obra feminina com baixa escolaridade.