Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

ONU Comunicado: Agência da ONU lança relatório sobre Situação da População Mundial


Publicação do Fundo de População das Nações Unidas destaca a importância estratégica dos investimentos em meninas de 10 anos para o alcance da Agenda 2030 de desenvolvimento.
O UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, lança nesta quarta-feira (26), em Brasília, o relatório “Situação da População Mundial”.
A edição deste ano, intitulada “10 – Como nosso futuro depende de meninas nessa idade decisiva”, analisa a importância dos investimentos em meninas na faixa etária de 10 anos para assegurar sua transição saudável e segura do início da adolescência à idade adulta, como parte da estratégia para o efetivo alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (a Agenda 2030), sem deixar ninguém para trás.
O relatório é baseado em evidências científicas e traz experiências de outros países que servem de insumo para a elaboração ou aprimoramento de políticas públicas, incluindo um conjunto de 10 ações essenciais recomendadas para assegurar o pleno desenvolvimento das meninas dessa idade.
O relatório “Situação da População Mundial” é publicado anualmente e apresenta indicadores sociodemográficos atualizados para todos os países, além de uma análise detalhada sobre um tema significativo para a agenda global de população e desenvolvimento.
Este ano, o relatório traz também os perfis de 10 meninas de 10 anos de 10 países, mostrando um pouco da diversidade de contextos, desafios e aspirações dessa geração que terá um papel chave para o desenvolvimento global. Uma dessas meninas, Samantha Borges, é brasileira e vive em Ceilândia, no Distrito Federal. Ela estará presente nos dois eventos de lançamento programados.
O Fundo de População da ONU é a agência de desenvolvimento internacional da ONU que trata de questões populacionais. Está presente em mais de 150 países, sendo responsável por contribuir com os países para garantir o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, incluindo o exercício do direito à maternidade segura.
O UNFPA também trabalha para que os direitos das e dos jovens sejam efetivados e para que todas as pessoas jovens possam atingir seu pleno potencial. Além disso, apoia os países na produção e utilização de dados populacionais que subsidiem a tomada de decisão no campo das políticas públicas.

Serviço: lançamento do relatório “Situação da População Mundial 2016”, do Fundo de População da ONU (UNFPA)

Quando: 26 de outubro de 2016
  • 10h ao meio-dia: apresentação do relatório para autoridades do Governo Federal
  • Local: Casa da ONU, Setor de Embaixadas Norte – SEN, Quadra 802 Conjunto C Lote 17, Brasília.
  • 15h – 17h: apresentação do relatório para autoridades do Distrito Federal, alunas e alunos da rede pública de ensino da Ceilândia, inclusive da Escola Classe 64 (onde estuda Samantha Borges, menina brasileira retratada no relatório). Ela estará presente nos dois eventos de lançamento.
  • Local: Escola Parque Anísio Teixeira, QNN 27, Módulo B, Área Especial S/N, Ceilândia, Brasília.