Um periódico de circulação nacional
impresso especializado em negócios divulgou o ranking das 200 melhores empresas
do país. A Caesb ocupou o 1° lugar no indicativo recursos humanos de empresas
de água e saneamento. A Empresa ocupou a 4ª posição nos quesitos governança
corporativa e inovação e o 3° lugar no indicativo responsabilidade
socioambiental, também entre as empresas de água e saneamento. Como o melhor atendimento
ao consumidor é prioridade na Caesb, sobre este assunto conversamos com o
Superintendente de Atendimento Comercial da Caesb, Carlos Antônio Ferreira. Boa
leitura:
Blog - Primeiro parabéns a todos que fazem da Caesb motivo de
uma ótima colocação no ranking das melhores empresas do país. A Companhia de
Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb),por meio da sua
Superintendência de Atendimento Comercial - CAC ampliou o horário de
atendimento de todos os escritórios regionais no Distrito Federal?
Carlos - Sim, ampliamos o horário de atendimento. Até fevereiro/2011
o horário era das 11 às 17 horas de segunda a sexta-feira. Gradativamente o
horário de todos os Escritórios de Atendimento foram alterados para 8 às 18h,
ininterruptamente.
Blog - Podemos afirmar que o tempo de espera dos clientes da
Caesb diminuiu significativamente após a ampliação do horário de atendimento?
Carlos - Com certeza, tínhamos filas enormes e a espera podia chegar
a mais de uma hora.
Blog - Os empregados que atendem diretamente o público agora
trabalham seis horas corridas, com intervalo de 15 minutos?
Carlos - A atividade de atendimento ao público é muito desgastante.
Conseguimos, no último acordo coletivo de trabalho, instituir o horário corrido
de seis horas para quem atende ao público, com um intervalo para o lanche de 15
minutos.
Blog - Outra mudança importante foi que o consumidor não precisa
mais procurar o escritório da cidade onde mora quando estiver por exemplo, de
passagem em outras cidades do DF.
Carlos - Hoje, todos os Escritórios de Atendimento e os Na Hora
atendem o cliente de qualquer região. Quem mora em uma cidade pode ser atendido
na unidade mais próxima do seu trabalho ou onde a pessoa estiver
passando.Somente atividades relacionadas a uma nova ligação é que são feitas
exclusivamente no Escritório da região, pois existem legislações e decisões
judiciais específicas em cada região.
Blog - Também está em fase de desenvolvimento o Manual do
Cliente Caesb que terá como objetivo informar, orientar e alertar o cidadão
sobre o meio ambiente, procedimentos, normas, leis e regulamentos da
Companhia...
Carlos - Sim, é verdade. O manual está em processo final de
diagramação. Após esta atividade estaremos disponibilizando o mesmo em nosso
site e, posteriormente, de forma impressa em cada Escritório de Atendimento.
Blog - O cliente da Caesb, caso seja necessário, por motivos
superiores de ordem econômica pessoal, pode solicitar o parcelamento da conta
de água no Posto de Atendimento do Na Hora também?
Carlos - Sim, a negociação de parcelamento é uma opção que a Caesb
tem para tentar viabilizar a resolução de um problema financeiro do consumidor
com a Companhia. Ela pode ser solicitada nas Coordenadorias de Atendimento e
nos postos do Na Hora.
Blog - O cliente também pode consultar a sua conta no site da
Empresa, em apenas cinco minutos, após a leitura do hidrômetro?
Carlos - O processo de leitura e emissão de conta hoje já é
simultâneo. O cliente recebe sua conta no momento que é feita a leitura,
podendo com isto verificar o que está sendo cobrado. Nós estamos em processo de
implantação de uma nova tecnologia, em que a conta que foi entregue ao cliente
será enviada à Caesb simultaneamente e em até cinco minutos, ficando disponível no site da Caesb. Este
processo está em teste na cidade de Brazlândia e até fevereiro de 2013 estará
em todas as Regiões do DF.