Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

220. Carlos Antônio Ferreira / Superintendente de Atendimento Comercial da Caesb / 1° lugar no indicativo recursos humanos de empresas de água e saneamento



Um periódico de circulação nacional impresso especializado em negócios divulgou o ranking das 200 melhores empresas do país. A Caesb ocupou o 1° lugar no indicativo recursos humanos de empresas de água e saneamento. A Empresa ocupou a 4ª posição nos quesitos governança corporativa e inovação e o 3° lugar no indicativo responsabilidade socioambiental, também entre as empresas de água e saneamento. Como o melhor atendimento ao consumidor é prioridade na Caesb, sobre este assunto conversamos com o Superintendente de Atendimento Comercial da Caesb, Carlos Antônio Ferreira. Boa leitura:


Blog - Primeiro parabéns a todos que fazem da Caesb motivo de uma ótima colocação no ranking das melhores empresas do país. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb),por meio da sua Superintendência de Atendimento Comercial - CAC ampliou o horário de atendimento de todos os escritórios regionais no Distrito Federal?

Carlos - Sim, ampliamos o horário de atendimento. Até fevereiro/2011 o horário era das 11 às 17 horas de segunda a sexta-feira. Gradativamente o horário de todos os Escritórios de Atendimento foram alterados para 8 às 18h, ininterruptamente.

Blog - Podemos afirmar que o tempo de espera dos clientes da Caesb diminuiu significativamente após a ampliação do horário de atendimento?

Carlos - Com certeza, tínhamos filas enormes e a espera podia chegar a mais de uma hora.

Blog - Os empregados que atendem diretamente o público agora trabalham seis horas corridas, com intervalo de 15 minutos?

Carlos - A atividade de atendimento ao público é muito desgastante. Conseguimos, no último acordo coletivo de trabalho, instituir o horário corrido de seis horas para quem atende ao público, com um intervalo para o lanche de 15 minutos.

Blog - Outra mudança importante foi que o consumidor não precisa mais procurar o escritório da cidade onde mora quando estiver por exemplo, de passagem em outras cidades do DF.

Carlos - Hoje, todos os Escritórios de Atendimento e os Na Hora atendem o cliente de qualquer região. Quem mora em uma cidade pode ser atendido na unidade mais próxima do seu trabalho ou onde a pessoa estiver passando.Somente atividades relacionadas a uma nova ligação é que são feitas exclusivamente no Escritório da região, pois existem legislações e decisões judiciais específicas em cada região.

Blog - Também está em fase de desenvolvimento o Manual do Cliente Caesb que terá como objetivo informar, orientar e alertar o cidadão sobre o meio ambiente, procedimentos, normas, leis e regulamentos da Companhia...

Carlos - Sim, é verdade. O manual está em processo final de diagramação. Após esta atividade estaremos disponibilizando o mesmo em nosso site e, posteriormente, de forma impressa em cada Escritório de Atendimento.

Blog - O cliente da Caesb, caso seja necessário, por motivos superiores de ordem econômica pessoal, pode solicitar o parcelamento da conta de água no Posto de Atendimento do Na Hora também?

Carlos - Sim, a negociação de parcelamento é uma opção que a Caesb tem para tentar viabilizar a resolução de um problema financeiro do consumidor com a Companhia. Ela pode ser solicitada nas Coordenadorias de Atendimento e nos postos do Na Hora.

Blog - O cliente também pode consultar a sua conta no site da Empresa, em apenas cinco minutos, após a leitura do hidrômetro?

Carlos - O processo de leitura e emissão de conta hoje já é simultâneo. O cliente recebe sua conta no momento que é feita a leitura, podendo com isto verificar o que está sendo cobrado. Nós estamos em processo de implantação de uma nova tecnologia, em que a conta que foi entregue ao cliente será enviada à Caesb simultaneamente e em até cinco minutos,  ficando disponível no site da Caesb. Este processo está em teste na cidade de Brazlândia e até fevereiro de 2013 estará em todas as Regiões do DF.