Verdadeiros heróis da
saúde pública, os profissionais do SAMU-DF atendem a população e realizam um
serviço essencial que envolve diversas circunstâncias, entre elas, a pressa de
quem telefona para o 192 do SAMU-DF, a demanda e o profissionalismo. Sobre este
assunto, recebemos com muita honra a participação de Mírian Machado, responsável pela
comunicação institucional do SAMU-DF. Boa leitura:
Blog: Podemos afirmar que,
mesmo com a mudança de prédio-sede do SAMU-DF, não é comum a ligação telefônica
não ser completada quando a população liga para o número 192, antes de falar
com o médico?
Mírian Machado: O sistema de regulação
médica de urgências do SAMU/DF encontra-se funcionando perfeitamente, não tendo
apresentado nenhuma inconsistência tecnológica com a mudança física da sede. Hoje, das 100 mil ligações
recebidas por mês pelo SAMU/DF, 25 mil configuram-se trotes, 10 mil enganos, 35
mil são ligações interrompidas e apenas 27 mil passam as informações
necessárias para abertura da ocorrência. Dessas, apenas 30% aguardam para serem
atendidos pela regulação médica.
Blog: Com está a fase de implantação no novo
prédio-sede, em relação ao atendimento telefônico 192?
Mírian Machado: O atendimento ao 192
encontra-se funcionando perfeitamente não tendo apresentado nenhuma descontinuidade.
Blog: Em relação à atuação do
Tribunal de Contas do Distrito Federal no SAMU-DF, é bem vinda às orientações
por parte do Tribunal?
Mírian Machado: As orientações do TCDF não
foram para o SAMU/DF e sim para a SES/DF.
Blog: E a multa aplicada ao
Secretário de Saúde Rafael Barbosa pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal,
foi necessária?
Mírian Machado: Não. A SES/DF recorreu da
multa e mostrou que do relatório apresentado pelo TCDF do processo de 2008, as
incorreções não procediam. A exceção do quantitativo de pessoal (médicos) o
restante já havia sido equalizado.
Blog: Uma das questões que envolvem
o Tribunal de Contas do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde do Distrito
Federal e o SAMU-DF, é a melhoria dos equipamentos dentro das ambulâncias do
SAMU-DF, isto já foi resolvido?
Mírian Machado: Sim. Hoje o Serviço de Atendimento
Móvel de Urgência do DF figura entre os dez melhores do mundo. Sendo referência
em capacitação, equipamentos e tecnologias.
Blog: Há uma real necessidade
de concurso público para aumentar o quadro de servidores do SAMU-DF, ou a
quantidade de profissionais está compatível com a demanad da população do
Distrito Federal?
Mírian Machado: A exceção do quadro
próprio de médicos, o SAMU/DF conta com equipe de enfermagem - enfermeiro e
técnico de enfermagem - e condutores suficientes para atender, conforme
preconiza a Política Nacional de Assistência às Urgências do Ministério da
Saúde - a população do DF.
Blog: Neste contexto, já
existe necessidade urgente de novas contratações?
Mírian Machado: Sim. Inclusive foram
abertas inscrições para concurso para médico do Samu, 106 vagas abertas, com a
finalidade de resolver o problema das horas-extras de médicos que atendem a
regulação médica, às Unidades de Suporte Avançadas (UTIs) e ao Aeromédico.
Blog: Quantos médicos atualmente trabalham no
SAMU-DF?
Mírian Machado: Média de 90 médicos em
regime de horas-extras, do quadro próprio do SAMU, 12.
Blog: Quantas ambulâncias atualmente existem à
disposição do SAMU-DF?
Mírian Machado: 31, sendo 26 Unidades de
Suporte Básico e 05 Unidades de Suporte Avançado.
Blog: Qual a quantidade de
motos, e qual o objetivo das motos, no sentido do atendimento à população?
Mírian Machado: O DF conta com 14 motos no
serviço de motolância atendendo a 07 núcleos de atendimento pré-hospitalar. O
objetivo primordial é chegar mais rapidamente às ocorrências severas onde as
ambulâncias tem dificuldade de acesso, seja por trânsito, seja por barreiras
físicas. Hoje o DF é referência nacional também neste serviço. O SAMU/DF, com
recursos próprios, está em processo licitatório para compra de mais
motocicletas visando substituir as em atividade e ampliar o serviço para outras
cidades.
Blog: O SAMU-DF também
trabalha com bicicletas para atender a população?
Mírian Machado: A sociedade local conta
ainda com um projeto piloto, criado pelo SAMU/DF, Serviço de Ciclo Atendimento
de Urgências - Bikelancia, implantado no Parque da Cidade em outubro/2011.
Trata-se de uma dupla de bicicletas equipadas para atendimento pré-hospitalar,
uma com material para atendimento traumático e outra para atendimento a casos
clínicos que atendem às necessidades de urgência daquela população.
Blog: Em média, qual o tempo
de espera, por parte da população, em relação à chegada da ambulância do
SAMU-DF ao local em que ela foi solicitada?
Mírian Machado: Havendo necessidade do
atendimento, por avaliação do médico regulador, o tempo resposta (tempo
transcorrido entre o atendimento da ligação pelo médico-regulador e a chegada
do recurso ao local da ocorrência) é de 12 minutos. O padrão internacional de
excelência para o tempo resposta em centros urbanos é de 11 minutos.
Blog: E o Samuzinho, é um
eixo educativo, uma dimensão do SAMU-DF voltada para a educação das crianças e
adolescentes do Distrito Federal, qual o objetivo principal?
Mírian Machado: O Projeto objetiva
conscientizar a importância da atuação correta em situação de risco. Refletir
sobre a importância de vida e os movimentos de solidariedade. Comunicar
adequadamente a solicitação de ajuda do serviço 192. Desmistificar ideias errôneas
comumente associadas a impulsos na busca do auxílio à saúde. O projeto já
ajudou a baixar o percentual de trotes recebidos pelo SAMU/DF de 60 (em 2008)
para 25% em 2012.
Blog: Quais as atribuições
do Ministério da Saúde em relação ao SAMU-DF?
Mírian Machado: Fiscalização e repasse
financeiro (50%)
Blog: Quais as atribuições
da Secretaria de Saúde do Distrito Federal em relação ao SAMU-DF?
Mírian Machado: Cumprimento das
determinações do Ministério da Saúde e manutenção do serviço.
Blog: Podemos afirmar que o
SAMU-DF está subordinado à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, e que
também cabe ao Ministério da Saúde orientar a Secretaria de Saúde do Distrito
Federal em relação ao SAMU-DF?
Mírian Machado: Sim.
Blog: Quem paga o
combustível, salários, etc, do SAMU-DF são os impostos dos cidadãos, mas quem
gerencia estes pagamentos?
Mírian Machado: Fundo de Saúde do Distrito Federal (SES/DF)
Blog: De acordo com as estatísticas, quantos
atendimentos são realizados pelo SAMU-DF por mês?
Mírian Machado: Hoje, das 100 mil ligações
recebidas por mês pelo SAMU/DF:
* 25 mil configuram-se
trotes,
* 10 mil enganos,
* 35 mil são ligações interrompidas e
* apenas 27 mil passam as informações
necessárias para abertura da ocorrência. Dessas, 30% não aguardam para serem
atendidos pela regulação médica; o que se percebe é que a população ainda não
assimilou a importância de falar com o médico regulador, ainda não internalizou
o quanto esse atendimento é imprescindível para a vida daquele paciente.
* são feitos em média, 6.000 atendimentos
por mês.
Blog: Com as notícias que
recebemos recentemente, há uma implantação de salas de diferentes cores nos
Hospitais Públicos do Distrito Federal, isto facilita o trabalho tão importante
que é do SAMU-DF?
Mírian Machado: Com o intuito de dar
continuidade ao atendimento especializado aos pacientes mais graves, o SAMU/DF
implantou em fevereiro de 2011 o Centro de Trauma do HBDF. Em 2012 reorganizou
e hoje gerencia o Centro de Emergência do Hospital do Guará; assumiu a Sala
Vermelha (para pacientes graves e gravíssimos) do Hospital da Ceilândia e
implantou o Centro Neurocardiovascular do Hospital de Base.