O jornalismo imparcial é sempre difícil de ser colocado em prática, mas não é impossível, e sim é uma questão de responsabilidade, e com este objetivo, aqui está a resposta em relação a denúncia da população sobre a falta de médicos no Hospital Regional de Ceilândia:
Resposta Coordenação Geral de Saúde de Ceilândia, na íntegra:
A Coordenação Geral de Saúde de Ceilândia informa, a respeito da demanda do jornalista
André Falcão, que na madrugada do dia 17 (plantão noturno do dia 16),
encontravam-se dois médicos de plantão
na Clínica Médica e três na Pediatria, não havendo registro de
anormalidade no fluxo do atendimento .A respeito do atendimento na Clínica
Médica, o mesmo obedece à Classificação de Risco instituída por normativo
próprio emanado do Ministério da Saúde, acerca de Urgências e Emergências,
distribuindo por gravidade do estado de cada paciente, em cores vermelha,
amarela, verde e azul, sendo que verde e azul são casos de menor risco de vida
e atendidos em ambiente análogo ao Centro de Saúde. A Sala Verde-Azul do HRC
fica no anexo Ambulatório 2, e funciona com Agenda Aberta, de segunda a
sexta-feira, das 7h às 19h, já que nesse período é que, habitualmente, se
registrava maior demanda reprimida no Pronto Socorro. Todos os pacientes fazem
ficha e triagem na mesma recepção do Pronto Socorro. Aqueles classificados em
vermelho e amarelo, de maior potencial de risco, recebem o primeiro atendimento
na própria ambulância que os trouxe, e conforme a gravidade, são conduzidos à
Sala Vermelha ou à Sala Amarela. Os médicos de plantão são deslocados para
essas urgências, o que pode se refletir no tempo de espera. Nas demais
especialidades, incluindo a Pediatria, todos os casos que chegam recebem o
atendimento.
Acrescente-se, ainda, que a Classificação de Risco na
Clínica Médica visa a evitar os malefícios da "ordem de chegada" e
das "prioridades" estipuladas em outros círculos de atividades,
porque coloca o suporte à vida e ao
alívio da dor como as mais legítimas prioridades de um serviço de Pronto
Socorro.
Informe-se, ainda, que a Secretaria de Saúde do DF
disponibiliza aos seus usuários o serviço de Ouvidoria com diversos canais de
atendimento em caso de reclamações, sugestões e outras manifestações. O interessado pode preencher formulário
próprio na Ouvidoria dos hospitais ou da sede da SES, através dos telefones 160
ou 156, por email para ouvidoria@saude.df.gov.br e carta para Ouvidoria da
Saúde, sede da Secretaria de Saúde. End: Setor de Áreas Isoladas Norte - SAIN;
bloco B, primeiro andar, sala 161, CEP 70086-900.