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quarta-feira, 18 de julho de 2012

Exclusivo: Jornalismo imparcial / Resposta sobre a denúncia da população


O jornalismo imparcial é sempre difícil de ser colocado em prática, mas não é impossível, e sim é uma questão de responsabilidade, e com este objetivo, aqui está a resposta em relação a denúncia da população sobre a falta de médicos no Hospital Regional de Ceilândia:
Resposta Coordenação Geral de Saúde de Ceilândia,  na íntegra:

A Coordenação Geral de Saúde de Ceilândia  informa, a respeito da demanda do jornalista André Falcão, que na madrugada do dia 17 (plantão noturno do dia 16), encontravam-se dois médicos de plantão  na Clínica Médica e três na Pediatria, não havendo registro de anormalidade no fluxo do atendimento .A respeito do atendimento na Clínica Médica, o mesmo obedece à Classificação de Risco instituída por normativo próprio emanado do Ministério da Saúde, acerca de Urgências e Emergências, distribuindo por gravidade do estado de cada paciente, em cores vermelha, amarela, verde e azul, sendo que verde e azul são casos de menor risco de vida e atendidos em ambiente análogo ao Centro de Saúde. A Sala Verde-Azul do HRC fica no anexo Ambulatório 2, e funciona com Agenda Aberta, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, já que nesse período é que, habitualmente, se registrava maior demanda reprimida no Pronto Socorro. Todos os pacientes fazem ficha e triagem na mesma recepção do Pronto Socorro. Aqueles classificados em vermelho e amarelo, de maior potencial de risco, recebem o primeiro atendimento na própria ambulância que os trouxe, e conforme a gravidade, são conduzidos à Sala Vermelha ou à Sala Amarela. Os médicos de plantão são deslocados para essas urgências, o que pode se refletir no tempo de espera. Nas demais especialidades, incluindo a Pediatria, todos os casos que chegam recebem o atendimento.
Acrescente-se, ainda, que a Classificação de Risco na Clínica Médica visa a evitar os malefícios da "ordem de chegada" e das "prioridades" estipuladas em outros círculos de atividades, porque coloca  o suporte à vida e ao alívio da dor como as mais legítimas prioridades de um serviço de Pronto Socorro.
Informe-se, ainda, que a Secretaria de Saúde do DF disponibiliza aos seus usuários o serviço de Ouvidoria com diversos canais de atendimento em caso de reclamações, sugestões e outras manifestações.  O interessado pode preencher formulário próprio na Ouvidoria dos hospitais ou da sede da SES, através dos telefones 160 ou 156, por email para ouvidoria@saude.df.gov.br e carta para Ouvidoria da Saúde, sede da Secretaria de Saúde. End: Setor de Áreas Isoladas Norte - SAIN; bloco B, primeiro andar, sala 161, CEP 70086-900.