Total de visualizações de página

domingo, 26 de agosto de 2018

Solo. A terra que se planta, a vida que se colhe

                 
Engenheiros agrônomos e pesquisadores da Embrapa Cerrados, Thomaz Rein e Djalma Gomes de Sousa.

Eles participaram do IV Encontro Sustentável do Fósforo - Fórum Mundial de Uso Sustentável do Fósforo - Sustainable Phosphorus Summit (SPS 2018) e apresentaram pesquisas sobre o mineral fósforo, um recurso natural não renovável.

O evento que ocorreu entre os dias 20 e 22 de agosto de 2018 no auditório Biomas, na sede da Embrapa em Brasília-DF.

Conversamos com os Engenheiros agrônomos e pesquisadores da Embrapa Cerrados. Acompanhe e boa leitura!

Blog - Qual a importância deste evento, o Fórum Mundial de Uso Sustentável do Fósforo? 

Thomaz Rein - O fósforo é um insumo essencial para a produção agrícola, principalmente no Cerrado, onde os solos naturalmente são muito baixos os níveis de fósforo disponíveis para as plantas e por este motivo requer uma quantidade maior deste insumo mas com uso eficiente.

Blog - O uso do fósforo durante décadas gerou um estoque nos solos de algumas regiões do Brasil?

Thomaz Rein - Estamos discutindo este assunto também aqui no Fórum Mundial de Uso Sustentável do Fósforo. Em algumas regiões do Brasil é possível reduzir as adubações fosfatadas e desta maneira reduzir as doses de fósforo e continuar colhendo bons frutos na terra que se planta.

Blog - Esse uso sustentável requer uma análise do solo?

Thomaz Rein - Sim, uma análise química do solo e há boas tabelas de interpretação do solo que também devem ser utilizadas.

Blog - Está em sintonia também com o I Seminário para a construção de cenários para o desenvolvimento sustentável da agricultura no Cerrado brasileiro 2019 - 2040 que aconteceu no auditório Biomas?

Thomaz Rein - Totalmente em sintonia!

Blog - O desenvolvimento sustentável da agricultura no Cerrado brasileiro depende do uso consciente de fertilizantes também ?

Thomaz Rein - Em alguns solos não é necessário utilizar o fósforo mas alguns agricultores precisam das análises de solos para melhorar o uso sustentável.

Blog - O excesso de fósforo tem relação com o aumento de algas em rios e reservatórios de água?

Thomaz Rein - Em alguns países da Europa e nos EUA já acontece esta situação. No Brasil ainda é muito pouco estudado. Aparentemente o problema aqui é muito menor, se é que já existe, mas no futuro próximo pode ocorrer.

Blog - Por isto a importância deste Fórum para os pesquisadores. O blog Cia das Entrevistas agradece a sua participação.

Thomaz Rein - Agradeço a oportunidade.

                                       ***                         
O blog Cia das Entrevistas conversou com o pesquisador da Embrapa Cerrados,  Engenheiro agrônomo Djalma Gomes de Sousa. Acompanhe.

Blog - Qual experiência você vai somar aqui no evento?

Djalma Gomes de Sousa - Somar com minha experiência na área de química e fertilidade do solo, em especial com cultura de grãos mas tive já algumas atividades com pastagens e culturas perenes, a exemplo do café e também com o cultivo de eucalipto.

Blog - O Brasil recebe este Fórum Mundial, ter uma reserva de fósforo no solo e um interesse de outros países?

Djalma Gomes de Sousa - Certamente mas ainda estamos cometendo algumas impropriedades e que há tempo nós já mostramos e que isso poderia está acontecendo,  como foi já quantificado e a gente está observando que está sendo aplicado fósforo em excesso pelo fato de que no início da exploração do Cerrado, em que o solo é extremamente pobre em fósforo, para se estabelecer culturas como soja, milho, feijão, café e até mesmo produzir um bom pasto, uma produção de carne de forma um pouco mais qualificada,  é necessário adicionar este fertilizante.

Blog - Este é o contexto histórico do solo do Cerrado brasileiro?

Djalma Gomes de Sousa - Nós vivenciamos um período inicial que a gente tinha que construir esta fertilidade do solo e posteriormente, após atingir esta construção, colocar aquilo que é necessário para a planta produzir, ou seja, fazer um índice de eficiência muito próximo à 100% daquilo que eu coloco e daquilo que eu extraio. A maioria dos produtores pegaram bem esta mensagem.

Blog - A quantidade de fósforo que o produtor utiliza no solo deve ser a mesma que a cultura vai absorver no solo?

Djalma Gomes de Sousa - Esta é a nossa tecnologia, da Embrapa. Temos instrumentos para ajudar o produtor para que ele nnão utilize o fósforo em excesso.

Blog - Agradeço a participação.

Djalma Gomes de Sousa - Agradeço a oportunidade.

                             ***
Análises químicas que informam a quantidade de fósforo no solo: https://www.embrapa.br/solos

Nenhum comentário: