Recentes pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforçam a necessidade de o sistema previdenciário brasileiro ser modernizado e aperfeiçoado. Enquanto a expectativa de vida do brasileiro nascido em 2015 aumentou e passou a ser de 75,5 anos (em comparação com 75,2 anos de 2014), a expectativa é que a população de idosos do País triplique até 2050
De acordo com o IBGE, eram 19,6 milhões de idosos no País em 2010, representando 10% da população. Mas, pela projeção do instituto, esse número deve pular para 66,5 milhões – 29,3% - em 2050.
Além disso, daqui a aproximadamente 13 anos, haverá a virada no perfil da população, quando o número de pessoas com mais de 60 anos vai ultrapassar as crianças de zero a 14 anos. Os idosos representarão 18% dos brasileiros, enquanto as crianças 17,6%, de acordo com as estimativas do IBGE.
A principal missão da reforma é garantir a sustentabilidade do sistema para que as próximas gerações de brasileiros possam ter acesso à Previdência Social. “Temos o mesmo cuidado com a evolução demográfica e com a adaptação do sistema previdenciário ao envelhecimento populacional”, afirmou o secretário da Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário