domingo, 6 de dezembro de 2020
DER fabrica selos de premiação para quadras do Plano Piloto
A condecoração será entregue a oito prédios que se destacaram pela manutenção predial e preservação arquitetônica
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), por meio da Superintendência de Operações (Suoper), fabricou os oito selos que premiarão os blocos residenciais das superquadras do Plano Piloto que se destacaram pela manutenção predial e preservação arquitetônica de Brasília.
A fabricação dos selos por parte do Departamento foi solicitada pela Administração Regional do Plano Piloto (RA I) e atende ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), criador da premiação em homenagem aos 60 anos da capital federal, comemorado em 21 de abril.
Os selos serão fixados nos prismas que também foram produzidos pelo DER para informar o endereçamento das quadras.
Para o superintendente de operações do DER/DF, Murilo de Melo Santos, ao participar da iniciativa o órgão ajuda a mostrar a importância da preservação predial da capital federal que é tombada como patrimônio histórico e cultural da humanidade desde 1987.
“Esse selo serve de estímulo para que os moradores de Brasília preservem suas residências que fazem parte da história da arquitetura e que é famosa no mundo inteiro. Nós do DER estamos contentes por fazermos parte deste momento”, finalizou.
O Evento
A honraria, que tem o objetivo de reconhecer o valor histórico das edificações, começará a ser entregue a partir de amanhã (02) e seguirá em datas alternadas até o dia 11. Confira no cronograma.
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), Daniel Mangabeira, explicou que a escolha dos edifícios merecedores do selo foi definida após uma série de visitas realizadas pela comissão composta por cinco membros.
“Foram quase 1.500 visitas a edifícios construídos entre os meses de abril e setembro deste ano. Destes, 30 foram indicados pelos conselheiros para a avaliação final, ocorrida em outubro, que definiu os oito merecedores do selo”, concluiu.
A administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro ressalta a missão dos governantes de zelar pela preservação do bem histórico. “O poder público tem o dever de adotar medidas de preservação dos bens de valor histórico, artístico e cultural, e edificações de arquitetura”, disse.
Confira os dias, horários e quadras que receberão os selos da CAU/DF:
02/12 às 9h - SQS 210 bloco C
02/12 às 11h - SQS 309 bloco E
04/12 às 9h - SQS 314 bloco K
04/12 às 11h - SQN 108 bloco D
09/12 às 9h - SQS 206 bloco I
09/12 às 11h - SQN 416 bloco H
11/12 às 9h - SQS 204 bloco K
11/12 às 11h - SQS 203 bloco C
sexta-feira, 4 de dezembro de 2020
Idosos do DF terão aulas on-line de capoterapia
Mais de R$ 249 mil reais serão destinados à realização de aulas de capoterapia, na modalidade a distância, para pessoas idosas que vivem no Distrito Federal. A iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com a Associação Brasileira de Capoteria (ABC), busca agregar ao cotidiano tarefas que promovam interação, entretenimento e bem-estar físico, social e emocional.
Os recursos provenientes de emendas parlamentares vão garantir, além de uma abordagem recreativa, a realização de palestras e estudos de cunho informativo, com foco na melhoria da qualidade de vida.
Serão beneficiados idosos em situação de vulnerabilidade social, vinculados ou não a instituições de acolhimento. As atividades físicas serão adaptadas às reais necessidades dos participantes.
As sessões de capoterapia serão acompanhadas de músicas, palmas e movimentos ritmados. O ambiente descontraído e motivador respeitará a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas dos alunos.
Também serão realizadas atividades presenciais, por meio da capoterapia itinerante. "O capoterapeuta terá que se munir de aparatos de proteção seguidos e orientados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no qual manterá certa distância do participante para que não haja contato físico e que, de preferência, o participante esteja dentro da área da casa e o capoterapeuta fora do espaço da casa", explica a associação.
Para o titular da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI/MMFDH), Antonio Costa, os idosos do Brasil precisam ser amparados em todas as áreas, seja na saúde, segurança, lazer, bem-estar, envelhecimento ativo e saudável.
"A capoterapia - que consiste em elementos da capoeira adaptados para os respectivos praticantes - vem como mais uma ação para a melhoria das condições de vida dos nossos idosos, especialmente nesse período de medo, insegurança e isolamento social provocados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19)", afirma o secretário.
terça-feira, 1 de dezembro de 2020
1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo
quarta-feira, 11 de novembro de 2020
Curso na ACDF: Compliance para empreender com sucesso
No auditório da ACDF foi realizado o curso "Compliance para empreender com sucesso". O blog Cia das Entrevistas do Templo da Natureza partcipou do curso por meio do diretor de marketing André Nogueira Falcão.
Neste momento que a sociedade precisa valorizar a transparência, este curso agrega valores éticos que todo ser humano precisa colocar em prática no seu dia-a-dia e na vida empresarial. Também importante na governança pública e em todos os níveis de poder.
Da Redação Templo da Natureza
ACDF realiza curso de Compliance para empreender com sucesso
Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) realiza com organização de Liana Alagemovits, o curso Compliance para empreender com sucesso, ministrado por Elise Brites, Master Education Science - ACU - Flórida - EUA.
O auditório da ACDF estava conforme os protocolos de segurança epidemiológica. Com a presença do presidente Fernando Brites e um público em busca de conhecimento.
quarta-feira, 7 de outubro de 2020
Heli Dourado acredita que polo turístico desenvolverá economicamente Formosa
Quem já visitou ou passou por Formosa sabe é um ótimo lugar para estar em contato com a natureza. Cheia de cachoeiras, lagos, sítios arqueológicos e muitas outras belezas naturais, mesmo com tantos pontos turísticos a falta de investimento nessa área sofre com a falta de incentivo.
Para o pré-candidato Heli Dourado (MDB), o investimento no turismo é essencial para o desenvolvimento da cidade. "Nosso município possui muita beleza natural, é um lugar que traz paz e tranquilidade. Esses fatores atraem muitos turistas, por isso é precisamos investir para que nossa cidade cresça economicamente e oferte mais oportunidades de emprego para nossos moradores", conclui.
segunda-feira, 5 de outubro de 2020
Assinar:
Postagens (Atom)