Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

53. Coletiva de Imprensa / Medidas para Controle de gastos com Pessoal / GDF

Hoje (29) no Palácio do Buriti, em Brasília-DF, uma coletiva de imprensa concedida pelo GDF- Governo do Distrito Federal, contou com a participação de vários veículos de comunicação, entre eles, o Blog Companhia das Entrevistas; com os Secretários do GDF, entre eles, Marcelo, Edson, Wilmar, Samanta e Carlos. Na coletiva foi explicado como o GDF vai tentar equilibrar as contas em 2012. No espaço aberto para perguntas dos jornalistas, o Blog representado por André Falcão, indagou o secretário Wilmar Lacerda, Secretário de Estado Administração em relação ao fato de ser possível acontecer demissões. Acompanhem:

Blog: Boa tarde, o Blog Companhia das entrevistas tem uma pergunta para o Secretário Wilmar Lacerda, em relação aos cargos de comissão, se muitos vão ser demitidos, e nós sabemos que existe a cultura, infelizmente, de todos irem à busca de um trabalho, podemos dizer no Estado. Seria então, uma solução estimular o empreendedorismo, para as pessoas não ficarem apenas esperando os concursos públicos, para terem sua carreira profissional, aí desta forma o GDF vai estimular também o empreendedorismo para essas pessoas que possam deixar de serem comissionados?
Secretário de Estado Administração Wilmar Lacerda : Nós não vamos demitir, a gente não vai demitir ninguém, o GDF está fazendo um estudo em diversos órgãos, nas secretarias, nas Administrações Regionais, para substituição de cargos comissionados de baixa complexidade que ainda existe na administração. Nós não estamos pleiteando demissão de pessoal, inclusive, essas pessoas, estes profissionais, serão aproveitados em serviços terceirizados, portanto, nós não estamos cogitando demissão de pessoal, agora evidentemente, que dentre as medidas que nós estamos estudando, o desenvolvimento, o crescimento econômico do GDF possibilitará novos empregos e como o GDF anunciou no mês passado a menor taxa de desemprego dos últimos anos é contabilizada aqui na nossa região, portanto, é um desafio nosso continuar este trabalho, para que a possamos criar empregos como o Brasil criou, e hoje a taxa de desemprego do Brasil é da ordem de 6% e aqui é de 10%.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

52. Wellington José / Cultura Brasileira / Música /




A cultura de Brasília recebe hoje uma entrevista que espelha o reconhecimento do talento da Capital Federal. O “nosso cantor” Wellington José, como é conhecido no cenário musical, conversa com o blog Companhia das Entrevistas, o assunto: seu novo Cd e contatos para shows em 2012.

Blog: Você já é um cantor muito conhecido em Brasília. Qual a novidade em relação a sua carreira? Algum novo cd na praça?

Wellington José: Graças a Deus, em Brasília, já tenho um nome bem conhecido,em matéria de novidade estou com um CD novo na praça.

Blog: Sabemos que em Brasília há um público muito diversificado em relação ao gosto musical. Como você conseguiu conquistar o seu espaço neste caldeirão cultural que é a capital federal do nosso país?


Wellington José: Graças a Deus, com muita humildade e muito trabalho eu consegui o meu espaço em Brasília, hoje posso dizer que estou feliz com o nome que eu tenho.

Blog: Para os visitantes do Blog que queiram contratar o seu show para uma confraternização empresarial, institucional e/ou familiar, como proceder?


Wellington José: É fácil só ligar para eu mesmo pelos contatos:
61 - 84740337 e 99215268.

Blog: Em relação aos produtores de outros estados do Brasil, o que é necessário para contratar o seu show?


Wellington José: Só ligar: 61 - 84740337 e 99215268 tambem cantorwellingtonjose2006@hotmail.com

Blog: "Um show que o povo gosta", esta frase é colocada no seu material de divulgação, então podemos afirmar que o povo é bem representado no cenário musical com as suas letras e interpretações?


Wellington José: Graças a Deus por onde Wellington José e Banda Harmonia fazem Shows, sempre há um pedido para fazer novo show.
Blog: Para adquirir os seus CDs, como proceder? Pode ser também por telefone?

Wellington José: É muito fácil só ligar que tenho o maior prazer até mesmo de levar à porta do amigo que solicitar o Cd.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

51. Margarida Drumond / Escritora / Lançamento de Livros na Bahia /

Margarida Drumond é escritora, professora e jornalista, membro da Associação Nacional dos Escritores e diversas agremiações culturais no país. Dentre seus quatorze livros, estão romances, poesias, crônicas e outros gêneros, sendo Aconteceu no cárcere, Um conflito no amor, Além dos versos, e Pegadas no tempo alguns deles. Hoje o blog vai conversar com a escritora sobre os lançamentos de seus livros na Bahia nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2012.


Blog: Boa tarde. O Blog Companhia das entrevistas já teve a honra de entrevista a sua pessoa sobre o Livro: Padre Antônio de Urucânia, a sua bênção, desta vez o livro será lançado em Itaparica, na Bahia. Na sua opinião qual a importância de levar para Itaparica a sua riqueza cultural, no aspecto religioso de suas obras literárias?


Margarida Drumond: Boa tarde também e ótimo mês de fevereiro a todos os seus leitores, leitores deste relevante Blog Companhia das Entrevistas. Ah, é uma grande alegria levar Padre Antônio de Urucânia, a sua bênção e Dom Luciano, especial dom de Deus, aos nossos leitores baianos. Estive lá em 2002, quando lancei o romance No acerto dos bondes - aliás com parte do cenário sendo a Bahia, a Ilha, Salvador, Correntina e Santa Maria da Vitória - e também o livro de crônicas Não dá pra esquecer. E agora tenho a alegria de levar estes dois livros de cunho religioso até lá.


Quanto ao livro "Padre Antônio..." eu desejava muito levá-lo à Ilha; em Salvador eu já o lançara, em 2005, mas na época não deu para ir à Ilha. E recentemente eles mostraram interesse em que lançássemos lá exatamente esse livro. Para mim, é uma bênção isto, pois falar de Padre Antônio é falar no amor de Deus por nós e no amor Materno de Maria, sob o título de Nossa Senhora das Graças. Era a ela que o taumaturgo de Urucânia intercedia às curas e milagres sem conta que conseguiu de Deus para tantos.


Quanto ao livro "Dom Luciano..." também é gratificante levá-lo tanto a Itaparica quanto em Salvador. A divulgação dele está se dando em Salvador junto à comunidade jesuíta, companheiros que Dom Luciano Mendes de Almeida tanto prezava e defendia; ele também foi jesuíta e tudo fez, conforme dizia o santo fundador, Inácio de Loyola, "para a maior glória de Deus".


Eu desejava muito levar Dom Luciano, especial dom de Deus à Bahia, e nosso Pai agora mo permite, e o lançamento será exatamente no Santuário Nossa Senhora de Fátima, onde está o Colégio Antônio Vieira, outro que era da "Companhia de Jesus".


O livro Dom Luciano... Obra praticamente esgotada - só me restam 20 exemplares - é um livro no qual falo da vida e obra de Dom Luciano que aqui viveu de acordo com o lema episcopal escolhido - "Em nome de Jesus", testemunhando radicalmente o Evangelho, mostrando uma Igreja mais humana, mais próxima do pobre. Ele amava os pobres e tudo fazia por ele.


Certo dia ele estava em casa trabalhando, já tarde da noite, e bateram à porta. Foi atender e era um pobre, e este lhe disse: "Ô Sô Bispo, apague a luz, está atrapalhando a gente a dormir".


Dom Luciano dormia no máximo quatro horas por noite, pois se entregava a cuidar de pobres em situação de rua e visitas a hospitais no meio da noite; e em casa se punha a escrever para a Folha de São Paulo e outros jornais e tb os livros dele. Então, os pobres o amavam e o tinham como pai e dormiam na varanda da casa dele, muitas vezes.


Também falo nesta obra, que tem 1.022 págs, sobre a Igreja do tempo de Dom Luciano, Igreja à qual deu uma face de mais amor ao outro. Como ele foi Secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB por 8 anos e mais oito foi Presidente, ele deixou muito trabalho que mostra tudo do que estou falando. Na época da ditadura militar mesmo ele muito fez em defesa da vida. E ao falar dessa Igreja trago ao leitor os feitos mais importantes, desde o Papa Pio XII até Bento XVI, passando pelo Concílio Vaticano II, o pós-Concílio... Sempre mostrando junto nosso arcebispo jesuíta.


Blog: Em Itaparica, para os visitantes do Blog Companhia das Entrevistas, que moram lá, aonde vai ser este lançamento?


Margarida Drumond: Será na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, que fica na Rua Ruy Barbosa, s/n. A diretora é Dalva T. Lima, pessoa espetacular que conta com uma equipe muito dinâmica e criativa naquele setor de cultura.


A professora e artista Omara Silvia, por exemplo, está coordenando uma apresentação que acontecerá no momento do lançamento de Padre Antônio de Urucânia, a sua bênção. Participarão diversas pessoas da comunidade, especialmente jovens, creio, pois foi assim que ela fez em 2002, também. Estou curiosa e na expectativa deste encontro e tenho certeza de que todos os que lá estiverem viveram ótimos momentos.


Blog: Outra obra sua é o Livro Dom Luciano, especial dom de Deus, este livro também vai ser lançado na Bahia?


Margarida Drumond: Sim, como falei há pouco, farei o lançamento de Dom Luciano, especial dom de Deus, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, Colégio Antônio Vieira.


Interessante é que tem gente de lá me ligando, já ansiosa por ver o livro. Fico muito feliz com tudo isto e elevo a Deus e Maria todas estas bênçãos.


Blog: Para os visitantes do Blog que moram na Bahia, aonde vai ser este lançamento?


Margarida Drumond: É na Av. Leovigildo Filgueira, 683, Garcia, Salvador. Será no horário da Missa de 18h30 de domingo, 5 de fevereiro, no Santuário de que falei.


Blog: Como podemos definir a vida de Dom Luciano, de acordo com a sua experiência de vida?


Margarida Drumond: Sobre a vida de Dom Luciano e a partir dos quatro anos de pesquisa e trabalho que tive criando esta obra que Deus me permitiu escrever, posso dizer que ele viveu todo o tempo procurando levar a mensagem do Evangelho. Foi muito forte a entrega de vida dele em prol do outro, fosse ele rico ou pobre; se a pessoa era pobre, simples ou se estava sendo injustiçada, então, aí ele se entregava de corpo e alma para ajudá-lo, abdicando-se de suas horas de sono ou de alimentação. Viveu para a Igreja, intensamente. Pela sua vivência, aprendemos que devemos nos amar mais e nos preocuparmos com o outro, de verdade, independentemente de quem seja.


Blog: Você é uma escritora já bem conhecida no meio cultural, como você faz para conseguir ser tão autêntica, no que diz respeito a capacidade de interagir com as suas obras literárias por todo o Brasil?


Margarida Drumond: Obrigada por suas palavras que me soam como verdadeiro incentivo na caminhada. Eu sou muito de correr atrás, ou melhor, de tentar abrir caminhos. Não é fácil, mas não me incomodo muito com as dificuldades, embora às vezes eu sinta um pouco o peso delas. Mas sigo adiante firme e feliz. Com o livro Padre Antônio, por exemplo, já fui a 105 cidades no Brasil, de nov de 2004 até hoje; com Dom Luciano já fui a umas 30, creio. Este, por ser um livro mais denso, me oferece um pouco mais de dificuldade, mas vamos indo, e as pessoas vão lendo essas maravilhas que Deus vem me permitindo escrever. E gostoso é que junto levo os romances Um conflito no amor, Tempo de saudade, No acerto dos bondes e Aconteceu no cárcere, além dos livros de poesias , crônicas e os outros. Assim, a pessoa escolhe o que deseja mesmo ler; acaba levando o do lançamento e mais algum.


Blog: E aí, queremos saber o que vem por aí na sua empreitada cultural, qual e aonde será o seu novo lançamento pelo Brasil, após estas duas obras na Bahia? Queremos acompanhar a sua desenvoltura!


Margarida Drumond: Puxa vida.... Vem muita coisa sim, com a graça de Deus. Com o restante dos meus livros sobre Dom Luciano antes da nova edição, farei um lançamento na Diocese de São Mateus, E.S, dia 24 de março, na cidade de Barra de São Francisco. A Paróquia São Francisco de Assis fará um trabalho conjunto para que o lançamento seja em nome da Diocese.


Depois falarei os detalhes, com grande alegria, ainda mais quando será a primeira vez que levo estas obras àquele estado. Muito obrigada pela oportunidade de mais esta entrevista. Desculpe-me a correria, mas é que viajo daqui a pouco e estou no horário de sair do trabalho, que é aqui na Universidade Católica de Brasília. Um abraço a você e a todos os leitores. Quem puder comparecer em ambos os locais na Bahia ou mesmo em um deles será muito bem vindo. Deus esteja com vocês!


Abraços,


Margarida Drumond







Serviço:


Lançamento do livro Dom Luciano, especial dom de Deus


Local: Santuário Nossa Senhora de Fátima – Colégio Antônio Vieira


Avenida Leovigildo Filgueira, 683 - Garcia - Salvador/BA


Data: 5 de fevereiro 2012- domingo


Horário: 18:30 horas




Lançamento do livro Padre Antônio de Urucânia, a sua bênção


Local: Biblioteca Juracy Magalhães Júnior


Rua Ruy Barbosa, s/n Itaparica/BA


Data: 4 de fevereiro de 2012 – sábado


Horário: 19:00 horas


Contatos: Telefone - (061) 9252-5916








"Sua presença é muito importante e abrilhantará o evento. Conto com você!"


(Margarida Drumond)




quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

50. Cinthia Lessa / Coordenadora Pedagógica / Joana Pirinê / Coordenadora Atendimento / Curso Clio / Concurso de Admissão à Carreira Diplomática

O blog Companhia das Entrevistas conversa com a Cinthia Lessa, coordenadora pedagógica do Curso Clio e com a Joana Pirinê, coordenadora atendimento do Curso Clio, elas apresentam o quanto é importante estar bem preparado para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. Inscrições para o concurso até o dia 12 de fevereiro de 2012. O concurso será realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).



Blog: Qual a média de aprovação do curso Clio no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática?



Curso Clio: No último concurso, aprovamos 100% dos novos diplomatas.



Blog: Podemos afirmar que o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática é um dos mais difíceis do país e chega a ser mais fácil passar em medicina na USP do que no concurso para diplomatas?



Curso Clio: O concurso para a carreira diplomática é composto por diversas disciplinas. O candidato deve ter a capacidade de realizar questões de História do Brasil e Geral, Economia, Geografia, Direito, Política Internacional, Português, Inglês, Espanhol e Francês. A preparação adequada com a seleção do material bibliográfico correto, o conhecimento da banca e programa de estudos adequados, poderá ajudar na preparação e capacitar o candidato para aprovação.



Blog: Como funciona o processo seletivo para ser um diplomata?



Curso Clio: O concurso é realizado em 4 etapas.


1ª FASE Questões objetivas de múltipla escolha ou de certo ou errado;


• Eliminatória e classificatória (são aprovados para a 2ª Fase os 200 candidatos mais bem classificados);


• Classificação: será eliminado do concurso o candidato que obtiver nota inferior a 26,00 pontos na primeira fase.


• 65 questões objetivas


2ª FASE


• Prova escrita de Português


• Convocados:- classificados até a 200ª posição na listagem geral do resultado final da 1ª fase;- até a 15ª posição na listagem dos que se declararam portadores de deficiência e - até a 20ª posição na listagem dos que se declararam afrodescendentes


• Prova de caráter eliminatório (é necessário atingir um mínimo de 60% da prova) e classificatório (a pontuação desta fase é considerada para a classificação final no concurso).


• Aprovação: candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 60,00 (sessenta) pontos.


• Características: prova de Português- 01 redação sobre tema geral- 02 exercícios de interpretação, de análise ou de comentário de textos,


3ª FASE


• Provas discursivas


• Caráter eliminatório (é necessário atingir um mínimo de 360 pontos na soma de todas as provas) e classificatório (a pontuação nesta fase, somada às de 2ª e 4ª Fases, determina a classificação final no concurso)


• Aprovação: nota mínima de 360,00 (trezentos e sessenta) pontos na soma das pontuações obtidas nas seis provas desta fase.


• Disciplinas cobradas:


- Inglês (inclusive redação)


- História do Brasil


- Geografia


- Política Internacional


- Direito Interno


- Direito Internacional


- Economia


4ª FASE


• Provas discursivas de Francês e Espanhol


• Caráter classificatório (a pontuação nesta fase, somada às de 2ª e 3ª Fases, determina a classificação final no concurso).


• Características: provas escritas de Espanhol e de Francês, de caráter classificatório, com o valor de 50,00 pontos cada prova.


• Convocados: Todos os candidatos aprovados na segunda fase deverão fazer as provas da quarta fase. Apenas os candidatos aprovados na terceira fase terão corrigidas suas provas da quarta fase.


Blog: Quais dicas para os aspirantes à Carreira Diplomática?



Curso Clio:


* Dedicação, esforço e disciplina são fundamentais. O CACD é um concurso de preparação de longo prazo, já que requer uma longa carga de estudos.


* É muito importante conhecer as características do concurso. Quem vai prestar o concurso pela primeira vez precisa dar uma olhada nas provas antigas, para saber qual o formato e de que forma deve responder melhor as questões.


* Ter um bom conhecimento do cenário internacional e do posicionamento do Brasil na política externa.



Blog: O Clio conta atualmente com 15 unidades oferecendo cursos presenciais em cidades como Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo e telepresenciais em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Vitória, Belo Horizonte, Salvador, Maceió, Recife, Campo Grande e Fortaleza. Além do curso online que atende alunos no Brasil e exterior.Para os visitantes do blog companhia das entrevistas que queiram investir neste conhecimento oferecido pelo curso Clio, como proceder?



Curso Clio: Os interessados poderão acessar o site http://www.cursoclio.com.br/ ou entrar em contato com a nossa central de atendimento - 4002 2707 - para capitais e regiões metropolitanas / 0800 021 1208 - demais cidades.


Blog: O que é necessário para ser um diplomata, Para ser admitido como diplomata após a aprovação no concurso, é preciso preencher quais requisitos básicos?



Curso Clio:


• Ter sido aprovado no concurso.


• Ser brasileiro nato.


• Estar no gozo dos direitos políticos.


• Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino.


• Estar em dia com as obrigações eleitorais.• Apresentar diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior.


• Haver completado a idade mínima de dezoito anos. • Apresentar aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, verificada por meio de exames pré-admissionais.



Blog: Qual é a média salarial de um diplomata?


Curso Clio: Remuneração inicial como Terceiro Secretário: R$ 12.962,10