Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Brasília-DF - CLDF - LIRA PROMOVE SESSÃO SOLENE PARA CELEBRAR O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O deputado distrital Lira (PHS) promove nesta sexta-feira (18/11), às 19h, no Plenário da Câmara Legislativa, Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. A solenidade contará com representantes diplomáticos de diversos países e apoia o Decênio dos Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas (2015-2024).



Será um momento para discutir as violações dos direitos da população negra, defender a igualdade e definir melhores oportunidades para os afro-brasileiros, destaca o parlamentar.

O Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) lembra a morte de Zumbi (1655-1695), líder do Quilombo dos Palmares que lutou pela libertação dos negros escravizados durante o período colonial no País.

Na ocasião será, também, comemorado o dia da religião de matriz africana Umbanda. Para esta celebração, haverá a entrega do I Prêmio Religare para autoridades negras que atuam no combate à intolerância religiosa e o lançamento dos livros “Terecô de Codó – uma religião a ser descoberta”, de Cícero Centriny.

A obra de Cícero Centriny relata a cidade de Codó (MA), onde se instalaram escravos fugidos de fazendas de arroz e algodão. Esse contingente deixou como legado um patrimônio de cultura imaterial especialmente forte no campo da religião de matriz africana, o Terecô, que exerce grande fascínio no campo afro-brasileiro.

Para abrilhantar ainda mais a programação, serão realizadas apresentações culturais, entre elas a do Samba Show e de Renan Catimbó, puxador de samba da Aruc.