Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Brasília é a primeira capital brasileira com sinal de TV aberta 100% digital


Após processo de quase um ano, o Distrito Federal e mais nove cidades do entorno
dão adeus ao sinal analógico de televisão


17 de novembro: o último dia do sinal analógico de TV dos canais abertos de Brasília e das nove cidades do entorno. A homologação foi feita por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, após apresentação do resultado da pesquisa do Ibope que aferiu que 92% dos domicílios do DF e das nove cidades do entorno estão preparados para a TV Digital.




A Seja Digital entidade chegou ao DF e às nove cidades do entorno em novembro de 2015 para orientar, informar e oferecer suporte didático a toda população por meio de campanhas de comunicação e mobilização social. Com o desligamento do sinal analógico de TV, os mais de 4 milhões de moradores da região passam a assistir os canais abertos de televisão apenas pelo sinal digital, que transmite a programação gratuitamente com imagem e som de cinema.

A Seja Digital também é responsável por distribuir kits gratuitos com antena, conversor e controle remoto às famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. “Distribuímos mais de 310 mil kits gratuitos à população cadastrada em programas sociais”, afirma Antonio Martelletto, diretor geral da Seja Digital. “Continuaremos na região por pelo menos mais 45 dias e não vamos deixar ninguém para trás.” A partir de hoje, cinco novos pontos de retirada de kits já estão ativos, ampliando a capacidade de distribuição em mais de 120%.

Quem ainda tiver dúvidas sobre retirada do kit gratuito ou sobre preparar a residência para receber o sinal digital de TV, pode acessar o site www.sejadigital.com.br ou ligar gratuitamente para o número 147. A equipe de atendimento da central telefônica foi ampliada em cerca de 90% e continua pronta para atender a população 24 horas por dia, sete dias por semana.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV) é a entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para digital da televisão aberta no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal de TV analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e tem previsão de finalização em 2018, de acordo com cronograma definido pela portaria 378 do Ministério das Comunicações.