Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

REDE SOLIDÁRIA DE ALIMENTOS TSP

REDE SOLIDÁRIA DE ALIMENTOS TSP

A Natureza é abundante! Iremos compartilhar o excedente dos alimentos, mudas e sementes através de um aplicativo gratuito para celulares.

mYjtPbh.png

QUEM SOMOS NÓS

O portal Tudo Sobre Plantas é um projeto de enciclopédia botânica online, pública e gratuita, desenvolvido há 14 anos por seu gestor, Anderson Porto.
GRraczt.jpg
O projeto conta com a participação de cerca de 20 mil inscritos no grupo de estudos e mais de 100 mil fãs no Facebook. Nossos parceiros são estudantes, professores, donas de casa, produtores de mudas, agricultores e hortelões urbanos. Nossos apoiadores são todos aqueles que gostam de plantas e cultivam tudo que podem.
São 14 anos fotografando espécies de nossa flora, estudando e cadastrando informações de plantas, como cultivá-las e suas principais utilizações; destacando sempre quais as melhores espécies para cultivo em hortas alimentares e farmácias vivas.

ENTÃO, QUAL É A IDEIA?

A ideia de desenvolver o aplicativo nasceu da vontade de compartilhar o excedente de produção caseira (muita salsa, coentro, couve, alface, rúcula, mandioca, banana, maracujá, mamão, tomates...) com a família e os vizinhos.
Pensei: "e se houvesse uma forma de doar esses alimentos a quem precisa" de uma forma bem mais fácil, sem ter que sair batendo de porta em porta, e ainda por cima trocar ideias com quem cultiva aqui na cidade?
A campanha de financiamento visa estimular o plantio de novas hortas urbanas através do envio de sementes pelo Correios, junto com a orientação correta para o cultivo, ensinando como germinar as sementes, como plantar, cuidar e colher. Visa também aproximar esses novos agricultores de pessoas que já estejam plantando e colhendo.
Desta forma, permitir a troca de plantas e alimentos entre pessoas que estejam participando desta rede, formando assim uma REDE SOLIDÁRIA DE ALIMENTOS.

SOBRE A CAPTAÇÃO

O dinheiro arrecadado será utilizado para habilitar o cadastro de produtores e profissionais no portal Tudo Sobre Plantas e desenvolver um aplicativoGRATUITO para celulares que apresente as espécies disponíveis, informações sobre cultivo, seus produtores,  a distância até você (participante do projeto) e formas de contato direto.
Também será criado um fundo de reserva para manter durante 2 anos a manutenção, tanto do portal quanto dos aplicativos desenvolvidos.
Atingida a primeira meta, a seguinte é colocar online o BANCO DE ESPECIALISTAS, uma ferramenta de busca por profissionais da área, facilitando assim o contato de pessoas com engenheiros agrônomos, fitoterapeutas, jardineiros, técnicos em irrigação e até mesmo floriculturas.
A terceira meta visa produzir um aplicativo de IDENTIFICAÇÃO COLABOATIVA de espécies, de forma que as pessoas possam enviar fotos de plantas e contar com a ajuda de participantes da rede para identificá-las.
A última meta visa preparar a ECO ESCOLA TUDO SOBRE PLANTAS para receber alunos de todo o mundo em sua sede, construindo banheiros de forma ecologicamente correta, com tratamento de águas cinzas via bacias de evapotranspiração e produção de gás metano com biodigestores.

SOBRE HORTAS

Muito da abundância que é produzida em hortas caseiras por vezes é perdida pela falta de consumo. Ter por perto quem se alimente desta ou daquela planta estimula a doação de alimentos entre família, vizinhos e pessoas que gostam de cultivar.
6Svs85A.jpg
Quem aí não gosta de receber de presente uma bacia de tomates, um maço de couve ou mesmo alguns temperos como salsa, coentro, manjericão... Que tal mangas!?
Tem gente que tem dificuldades para plantar e o projeto Tudo Sobre Plantas também está aí para isso, para ajudar aqueles que querem cultivar alimentos e não sabem por onde começar.
nwmzrx5.jpg
Nossa rede de contatos possui um grupo de estudos com profissionais das mais diversas áreas relacionadas a plantas: pessoas que trabalham, que estudam e que cultivam alimentos, temperos e ervas medicinais.

DIVULGAÇÃO

O projeto será divulgado via impressos, Internet e a todos que forem possíveis alcançar.
Além do caráter desbravador dessa iniciativa, é importante ressaltar que o projeto REDE SOLIDÁRIA DE ALIMENTOS vem sendo elaborado de forma participativa, mediante a consulta a agricultores urbanos e a população, inclusive que acessam a Internet via celular.
Quer nos ajudar na divulgação? Envie um e-mail paratudosobreplantas@gmail.com
Sua ajuda é muito bem vinda!

RECOMPENSAS

A maior recompensa da campanha é o crescimento da cultura de produção de alimentos, fornencendo um espaço aberto e democrático para troca de ideias, contatos e encontro de pessoas.
As recompensas que serão distribuídas aos colaboradores variam de acessoILIMITADO ao portal, camisas, adesivos, cursos online com informações sobre plantio, irrigação e kits de sementes para começar a plantar alimentos na varanda, no quintal, na área de serviço ou no quintal de casa.
A meta maior é unir produtores urbanos, permacultores e hortelões de apartamento, estimulando a troca de plantas e alimentos.

VANTAGENS

O cultivo de hortas urbanas traz uma melhoria da condição alimentar e nutricional das populações, geração de renda e trabalho para muitas famílias, e a redução de gastos com a compra de alimentos.
Auxilia na manutenção de áreas verdes, no aumento da absorção de águas pluviais e na melhoria do microclima, reduzindo o efeito das "ilhas de calor" nas residências.
Permite uma maior contato com os alimentos, vê-los crescer, saber o ponto de colheita e como aproveitar as sementes. Principalmente saber que os alimentos estão livres de agrotóxicos.
SoSFQVk.jpg
A troca de alimentos - um simples maço de salsa que seja - estimula o contato social com pessoas que gostem de plantas. As pessos ja fazem isso e é muito gratificante.
O uso deste aplicativo permitirá a todos saberem quem produz na sua região, o que é produzido, conhecer pessoas e trocar alimentos, plantas, mudas e sementes.

EXEMPLO DE USO DO APLICATIVO

Alguém produziu muita mandioca no quintal, na hora da coheita sobraram muitas ramas e alimento disponíveis para ofertar.
cJXgGS6.jpg
Todos aqueles que quiserem aquele alimento na sua região recebem um aviso do aplicativo indicando quem tem. Daí elas acessam o aplicativo e combinam com o doador a forma de receber ou buscar.
Para aprender como plantar basta acessar a ficha da espécie, via celular. Após receber a doação a pessoa avalia o doador e a qualidade das plantas recebidas.
E assim a REDE SOLIDÁRIA DE ALIMENTOS irá crescendo indefinidamente.

É TUDO OU NADA

Escolhemos a parceria com o site Benfeitoria, que possui vasta experiência na orientação para este tipo de campanha e vários casos de sucesso.
É tudo ou nada. Se atingirmos a meta poderemos ampliar a forma como as pessoas que cultivam fazem contato com outros produtores. Se não, todo o dinheiro será devolvido a quem o apoiou.
TOKUjki.png
As demais metas também são importantes e permitem adicionar mais funcionalidades ao portal, aumentando ainda mais a variedade de serviços prestados pelo projeto Tudo Sobre Plantas. O orçamento detalhado por ser visualizado aqui.
E então? Gostou, né?
Agora escolha a sua recompensa e apoie esta proposta, cultivando alimentos e participando da REDE SOLIDÁRIA DE ALIMENTOS!
Vale muito! Todo mundo só tem a ganhar!

PARA SABER MAIS SOBRE O PROJETO TUDO SOBRE PLANTAS

– PORTAL TUDO SOBRE PLANTAS - website principal, com o Banco de Plantas Notáveis para acesso online.
O projeto Tudo Sobre Plantas é um conjunto de ferramentas de pesquisa para ajudar pessoas em busca por informações corretas sobre espécies nativas e exóticas cultivadas.
Nossa base de dados apenas tenta reunir estas informações, passando antes pela observação, análise de informações e inserção na base de dados, com bibliografia pesquisada em livros e sites na Internet.
Objetivos já alcançados e desafios que que estão sendo vencidos.
É onde você fica sabendo sobre tudo o que acontece no projeto e recebe em primeira mão notícias e informações sobre plantas.
Via facebook estaremos divulgando todas as etapas e tudo o que acontece durante e depois da fase de captação, notícias sobre o desenvolvimento do APP e divulgação da formação de redes solidárias nas cidades.
 - blog de notícias e informações relacionadas a plantas - onde divulgamos informações fidedignas sobre plantas em seus usos diversos, sempre dando maior destaque para pesquisas e fatos científicos, que comprovem a utilização de plantas de forma:
  • Ambientalmente segura,
  • Biologicamente segura,
  • Socialmente justa,
  • Economicamente vantajosa,
  • Eticamente aceitável,
  • Devidamente rotulada.

IMPRESSOS PARA DIVULGAÇÃO

Para ajudar na divulgação do projeto criamos cartazes em formato A4, para que todos possam imprimir e colar nos quadros de avisos de escolas, faculdades, universidades, igrejas… Onde for possível divulgar.
Para efetuar o download do arquivos acesse:

PARCEIROS DA REDE SOLIDÁRIA DE ALIMENTOS

PN87r5o.png

DIVULGAÇÃO DO PROJETO PELA MÍDIA
 

6BMnDWl.png
K3JeIsm.png