Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Brasília-DF - ​Ho​spital de Apoio implanta projeto "Coluna Saudável"




Objetivo é ensinar a postura correta para pacientes, servidores e acompanhantes

​ 
BRASÍLIA (15/09/16) – O Hospital de Apoio de Brasília iniciou, nesta terça-feira (13), o Projeto "Coluna Saudável" que oferece aulas, duas vezes na semana, para pacientes, acompanhantes, servidores e voluntários com o objetivo de ensinar qual é a postura correta, além de exercícios para aliviar as dores decorrentes do mau posicionamento da coluna. Quando foi lançado em 2013 o projeto era voltado apenas para os servidores da unidade, como forma de aliviar as dores de coluna que surgem no dia a dia.

A fisioterapeuta e responsável pela criação e coordenação do projeto, Aline Maluhy, conta que, até 2015, a iniciativa funcionou apenas como aulas laborais voltadas tanto para o tratamento postural, quanto para dores da coluna. Agora, o projeto passa a funcionar de forma ambulatorial e, assim, consegue abranger todas as pessoas que frequentam a unidade e precisam de terapia.

"Como todo hospital, o HAB tem muitos pacientes acamados e que, às vezes, ficam conosco por até três meses recebendo tratamento. Estas pessoas precisam de um grande suporte e a coluna é uma das principais queixas de dor de todos. A partir de agora, passamos a oferecer a terapia com foco em coluna como um tratamento fixo que é ofertado pelo hospital", esclarece Aline.

A assistente social Jamila Trevizan diz que se sente bem cuidada por receber este tratamento no ambiente de trabalho. "Acredito que, toda iniciativa que gere qualidade de vida, aumento do bem-estar e mais conforto, é bem positiva. Essa pausa no dia para que possamos aprender como nos cuidar melhor, gera saúde e satisfação pessoal", declara.

FUNCIONAMENTO – As aulas do Projeto "Coluna Saudável" acontecem sempre às terças e quartas-feiras, às 16h30, no auditório do HAB. Cada encontro tem duração de uma hora. Servidores e voluntários são atendidos às terças e pacientes e acompanhantes, às quartas. Neste ano, as sessões acontecerão até dezembro.

Ao todo, cada aluno participa de 10 aulas. Nos encontros, os participantes aprendem formas correta de postura e exercícios que podem ser feitos diariamente em casa e que aliviam possíveis dores na coluna.

Aline Maluhy, explica que o principal foco do projeto é oferecer o conhecimento necessário às pessoas para que consigam resolver de maneira simples e caseira este tipo de problema.
"O projeto foi feito com o objetivo de possibilitar a estes alunos a capacidade de resolverem sozinhos tanto uma postura incorreta, quando as dores que decorrem dela ou de problemas de coluna. É permitir que eles conheçam o próprio corpo e, por meio deste conhecimento, consigam ter em mãos as ferramentas necessárias para resolver o quadro de forma independente", revela a fisioterapeuta.

Segundo Aline, a terapia possibilita como alguns dos resultados a redução em até 70% da intensidade das dores, erradicação dos sintomas de irradiação da coluna para braços e pernas e, também, diminuição da frequência das dores e do impacto destes sintomas no trabalho.

Veja as fotos aqui