Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

45. Franciana Lobo / Meio Ambiente / Reutilização de pneus

O blog companhia das entrevistas também entrevistou Franciana Lobo, o assunto: utilização do pneu como item de segurança dos automóveis.
Blog: Para as pessoas que pretendem fazer uma viagem nessas férias, qual a importâncoa do item de segurança pneu?




Franciana Lobo: O pneu, ele é o item número um de segurança do carro, é o único contato do carro com o asfalto, então tem que observar o desgaste da borracha, observar a calibragem, seguir as recomendações do fabricante do veículo quanto a calibragem dos pneus, e observar se o carro está vazio ou cheio para assim calibrar o pneu de maneira adequada.





Blog: Em relação ao destino final do pneu, qual a sua opinião em relação à reutilização dos pneus na construção civil, por exemplo?






Franciana Lobo: Hoje está bem voltado para este lado ecológico, a importância de reciclar o pneu, mas não reutilizar na fabricação de um pneu novo, e sim utilizar para outros fins. Ele pode ser utilizado hoje em dia da seguinte forma: retira o aço do pneu, o aço é utilizados para determinadas coisas, a borracha hoje já é utilizada para fazer asfalto, para queima em olarias, em vez de queimar carvão, então queima esta borracha. É muito importante não só esta consciência de reutilização como o destino certo deste produto, não ficar no meio ambiente, não continuar poluindo, e neste período que se fala muito de dengue, tomar muito cuidado.




Blog: Para o usuário de automóveis que percebe que o pneu está se desgastando mais em uma ponta do que em outra do pneu, o que é isso?




Franciana Lobo: Tem que observar se não é um defeito mecânico, se alguma parte da suspensão está comprometida e fazer também a cada uma determinada quilometragem uma recomendação técnica entre dez mil quilômetros, fazer o alinhamento, balanceamento e o rodízio de pneus, estes três além de prolongar a vida do pneu, eles evitam os desgastes prematuros das peças de suspensão e até mesmo influência na economia de combustível.




Blog: Há muito tempo atrás os pneus tinham câmara de ar, hoje em dia com esta tecnologia, não existe mais câmara de ar, é o ar dentro do pneu e é a jante que segura o ar?




Franciana Lobo: Ainda existe câmara de ar, mas hoje todos os pneus já são fabricados para uso sem câmara e isso trouxe um benefício muito grande.