Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

47. Cláudia Dubard Fróes Lima / Diretora do Instituto SER / A beleza de ser diferente

Cláudia Dubard Fróes Lima, Diretora do Instituto SER, localizado em Campinas-SP, explica nesta entrevista as atividades do Instituto que respeita as diferenças.




Blog: Qual o objetivo do Instituto Ser?




Cláudia Dubard Fróes Lima: O objetivo de todo o trabalho realizado para a educação e desenvolvimento de diferentes portadores de necessidades está em conseguir sua inclusão junto à sociedade, para que sejam respeitados e vivam com a dignidade merecida, sabendo-se parte importante de um todo. Junto a uma equipe transdisciplinar, contribuir nas habilidades e competências individuais aumentando a independência pessoal e profissional dessas pessoas.A inclusão é trabalhada de diversas formas: através da educação, das artes em geral, de excursões pedagógicas, de competições esportivas, de oficinas de artesanato com cunho profissionalizante e da capacitação para o trabalho e inclusão no mercado profissional.




Blog: Quais os programas de responsabilidade social que o Instituto Ser realiza?




Cláudia Dubard Fróes Lima: Além da inclusão social e profissional de deficientes desenvolvemos também trabalhos relacionados às áreas de cultura, esportes, preservação ambiental e melhoria das condições de vida da comunidade em que nos inserimos, a exemplo da Terapia Comunitária cujos encontros são gratuitos e acontecem uma vez por mês não tendo necessidade de uma freqüência contínua no comparecimento.




Blog: Quais os programas de bolsas do Instituto?




Cláudia Dubard Fróes Lima: Temos um subsídio ao tratamento e educação de cerca de 25% de nossos educandos. Além de parceria com empresas e prefeituras.




Blog: Para os visitantes do Blog companhia das entrevistas que queiram participar das ações de cunho social do Instituto, como proceder?




Cláudia Dubard Fróes Lima: Entrar em contato pelo e-mail comunicacao@institutoser.com.br A presença de voluntários acontece nos eventos esportivos como o Torneio Desportivo e o Desafio de Natação.




Blog: Como funciona a Responsabilidade Social Corporativa?




Cláudia Dubard Fróes Lima: O Instituto SER atua junto a empresas, através de serviços corporativos diferenciados que possibilitam não apenas a inclusão de seus educandos portadores de deficiência, como também o próprio desenvolvimento de funcionários e colaboradores corporativos, com o intuito de mantê-los psicologicamente saudáveis, produtivos e integrados em seu ambiente de trabalho e junto aos objetivos de sua empresa através de conversações nas redes empresariais e apresentações artísticas que incluem contextos laborais.




Blog: Instituto SER atua como Centro de Capacitação e Excelência para profissionais e estudantes?




Cláudia Dubard Fróes Lima: O Instituto SER atua como Centro de Capacitação e Excelência para profissionais e estudantes que atuam ou pretendem atuar com a educação e o desenvolvimento de portadores de em diferentes áreas da saúde mental. É um pólo divulgador de experiências e atitudes para a sociedade e para a comunidade de profissionais não apenas de Campinas e região, mas de todo o Brasil e de algumas regiões da América Latina. O Instituto oferece periodicamente palestras e cursos ministrados por profissionais renomados das áreas de educação e saúde, a exemplo de Esteban Levin, Marilene Grandesso, Dr. Francisco Assumpção, Dr. César de Moraes, Humberto Maturana Romesin e Adalberto de Paula Barreto.Oferece também palestras para familiares dos educandos, para estudantes, profissionais e para organizações, preparando-as para um melhor entendimento a respeito da diversidade e complexidade humana.




Blog: Qual a meta da Clínica Escola que existe no Instituto Ser?





Cláudia Dubard Fróes Lima: Cuidar, educar e inserir crianças, jovens e adultos com deficiências em seus aspectos cognitivo, afetivo, social e perceptivo motor utilizando metodologias de tratamento e ensino, com excelência nos serviços prestados.Realizar a inclusão dessas pessoas na família e na sociedade com recursos laborais compatíveis para a autonomia em suas ações.



/////////////


Serviço:

Site do Instituto Ser: