Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

43. Educadora Ana Carolina / Greves na esfera federal do ensino público

O Blog Companhia das Entrevistas conversou com a educadora Ana Carolina sobre o Enem, também sobre a importância da leitura e as greves na esfera federal do ensino público. Acompanhem:


Blog: Na sua opinião, qual é a importância da leitura?


Ana Carolina: A leitura, na minha opinião, a importância principal é a abertura para novos conhecimentos, para despertar o senso crítico nas pessoas, é uma forma também de entretenimento, de criar o hábito em busca da informação.


Blog: Em relação ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma oportunidade para os estudantes menos privilegiados inscreverem-se no Prouni para terem acesso à universidades particulares?


Ana Carolina: Com certeza, o Enem, creio ser uma inovação ao acesso à universidade, para desmistificar a questão do acesso ser só através da educação que chamamos vulgarmente de decoreba. Faz com que o aluno pense. A sua extensão além de passar para universidades, ele se estende para outras oportunidades, como você colocou, o Prouni é também como uma conclusão do ensino médio, serve para isto também, é uma inovação na educação, creio que vai amadurecer mais para que cada dia ele fique mais eficiente.


Blog: Então podemos dizer que os exames de ensino médio fizeram com que os estudantes pensassem mais do que só marcar x?


Ana Carolina: Isso creio que seja uma das expectativas do Enem, que o aluno fique cada dia mais pensante, não apenas decorando para ter o acesso à universidade.



Blog: Em relação a questão do ensino técnico, é importante para a juventude buscar um ensino técnico além do ensino superior, antes mesmo do ensino superior, buscar um ensino técnico profissionalizante?


Ana Carolina: Com certeza, é mais uma oportunidade, principalmente em relação a empregabilidade. Eu percebo que neste sentido, a pessoa mais rapidamente pode estar empregado no mercado de trabalho. Na minha opinião é uma das coisas cruciais, e claro, não vai impedir que ele entre na faculdade posteriormente, mas é uma oportunidade para a sua empregabilidade.


Blog: A sua pessoa trabalha na área de gestão pública, como poderíamos classificar um bom gestor público?


Ana Carolina: O bom gestor público é aquele que não se utiliza de nada que não seja por competência, ou seja, ele se usa da meritocracia, ou seja, colocar as pessoas nos cargos através de seus méritos, das suas habilidades, e ele se utiliza do planejamento, e o planejamento justamente é pensar antes de agir, então o bom gestor público se utiliza disso, da meritocracia, coloca as pessoas no cargo certo através dos méritos e ele planeja as suas ações.


Blog: Para os visitantes do blog companhia das entrevistas que estejam pensando assim na questão de fazer um ensino médio hoje voltado para o ensino técnico, é uma boa?


Ana Carolina: Com certeza, principalmente concomitantemente, que é o que as escolas hoje se utilizam, ou seja, o aluno faz o ensino médio e concomitantemente ele faz o técnico, e além dele concluir o segundo grau, ele já está preparado para o mercado de trabalho.


Blog: em relação a tantas greves na esfera federal, como nós podemos reverter esta situação em relação à quantidade de greve na esfera federal do ensino público?



Ana Carolina: Bem, esta questão de greve, em minha opinião seria interessante se não precisasse, mas infelizmente ainda é necessário buscar, se utilizar dessa forma que é constitucional, mas o ideal seria se não precisasse mais, ou seja, que os salários dos professores, especificamente falando dos professores, que é o meu caso, fosse condizente com a responsabilidade, com tantos anos de estudo, e com o caráter mais nobre que existe, que é justamente integrar a pessoa não só para o mercado de trabalho, mas também para a vida como um todo.


Blog: O professor, podemos dizer que ele também está responsável pela educação além do aprendizado?


Ana Carolina: A educação é conseqüência do aprendizado. A educação advém tanto do ambiente doméstico, como advém da escola, de qualquer lugar que haja relações interpessoais, então é algo que tem que ser cativado e é um processo que é contínuo, a educação é contínua, juntamente com a aprendizagem.