Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

COP 26 - Fridays for Future Brasil na COP 26

 

Fridays for Future Brasil na COP 26

Objetivos, ações e expectativas

Durante a COP 26 (26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre mudanças climáticas) que irá ocorrer em Glasgow, na Escócia, entre os dias 30 de outubro e 12 de novembro, dezenas de líderes globais e milhares de pessoas de todo o globo irão se reunir para discutir e decidir sobre o futuro do planeta, as ações humanas e suas consequências para o futuro da humanidade.

Por conta disso, o Movimento Fridays for Future Brasil, com muito orgulho anuncia o envio de sua delegação oficial para o evento, sendo a delegação mais jovem de todo o Brasil a estar presente: são jovens entre 16 e 25 anos que buscarão pressionar os tomadores de decisão, presentes nesse local de tamanha visibilidade e importância.

Sobre a COP 26:

A COP (Conferência das Partes) é o maior evento climático do mundo e é um órgão que tem a finalidade de revisar e monitorar as discussões e implementação de acordos climáticos da UNFCCC. A COP26 é o vigésimo sexto evento realizado, que reúne todos os países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas, levando todos os líderes mundiais e empresas em duas semanas de debate sobre o clima e o futuro do nosso planeta.

Apesar de terem a finalidade de dar um novo rumo às coisas, poucas mudanças foram alcançadas nessas 26 conferências, sendo o Acordo de Paris uma das mais marcantes, mas que, infelizmente, não está sendo cumprido por quase nenhum país no mundo. Portanto, na prática, podemos dizer com segurança que, até agora, as COPs falharam com seus objetivos, e a maior parte disso se dá pela falta de ação climática por parte das pessoas no poder, conduzidas por empresas (principalmente as de combustíveis fósseis) lobistas que querem atrasar os objetivos alinhados com a melhor ciência atualmente disponível, para continuar lucrando, explorando o planeta e pessoas, e aumentando a pobreza e a desigualdade.

Somos 16 jovens de todas as 5 regiões do Brasil, um dos países mais afetados pela crise climática, e temos como objetivo levar nossas vozes para pressionar as autoridades, líderes nacionais e empresas a agirem efetiva e radicalmente contra a crise climática e parar com suas promessas vazias.

Dentro e fora do evento, buscamos reforçar o fato de que a crise climática é algo urgente e que já está afetando todo o mundo, principalmente países do sul global e países periféricos que sofrem diretamente com suas consequências. No Brasil, isso se torna evidente, com a seca histórica que vivemos, diversas ondas de frio e calor também históricas e as recentes "tempestades de poeira", atingindo recentemente até Campo Grande (MS), além da desertificação em massa de áreas do nordeste e centro-oeste. Isso intensifica as desigualdades sociais presentes no Brasil e em todo o globo, contribuindo para a morte de populações periféricas, povos tradicionais e outras minorias sociais (minorias em situação de vulnerabilidade climática).

Além disso, queremos aumentar o debate sobre os biomas brasileiros, sendo todos eles essenciais para a manutenção da biosfera do país e de todo o globo,com diversos deles totalmente negligenciados pela sociedade, pelos governos e pela mídia. Entre eles, destacamos o pantanal, que sendo a maior planície alagável do mundo, teve mais de 27% do seu território em chamas durante o ano de 2020. A destruição desse e de outros biomas como a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, os Pampas e a Mata Atlântica acarretará (e já acarreta) consequências catastróficas para todos.

Por fim, vemos também a urgência de abordar a importância da educação climática, social e ambiental para todos. Sendo a educação o principal agente de mudanças no mundo , acreditamos que a democratização de um ensino de qualidade sobre esses temas é algo essencial para o desenvolvimento do assunto e a criação de uma sociedade sustentável e regenerativa. Com isso, iremos pressionar ao máximo essa proposta dentro desse espaço, reforçando principalmente o " Manifesto Jovens pela Educação Climática" escrito por jovens do Fridays for Future Brasil e outras organizações.

Dentre nossas ações programadas, destacamos algumas voltadas também para o tema de mitigação de danos e preservação e conservação de biomas. Como a realização de um coquetel para arrecadar doações para o projeto " Ajuda Pantanal" realizado em parceria com o Instituto SOS Pantanal, além da realização de painéis sobre o tema em conferências paralelas e dentro do evento principal. Além disso, outros painéis, debates e apresentações também irão ocorrer, em espaços como o New York Times Climate Hub, realizado por nosso ativista Kaime Silvestre, Brazil Climate Hub e entre outros.

Iremos também contribuir na organização de manifestações durante a COP 26, que irão ocorrer nos dias 5, 6 e 7 de Novembro. Buscando, influenciar e pressionar as decisões de políticos, para que essas contribuam na mitigação da crise climática e também dar visibilidade para o sul global, que já está sendo afetado por essa problemática.

Já a nível internacional, como forma de chamar a atenção para COP 26, dois eventos de tamanha importância irão ocorrer nos próximos dias. Em primeiro lugar, o Climate Live, onde no dia 16 de Outubro (sábado) diversos shows, organizados por ativistas jovens, irão ocorrer internacionalmente visando conscientizar e clamar por justiça climática. No Brasil, o evento irá contar com a presença de Elza Soares, Maria Gadú, Erika Hilton, entre outros artistas e personalidades. Além disso, uma greve global pelo clima foi convocada para o dia 22 de outubro, com a participação de dezenas de cidades em todo o globo, voltada principalmente para as decisões realizadas dentro da COP.

Outrossim, também iremos realizar a entrega do nosso Manifesto pela Educação Climática a líderes presentes na conferência. E por fim, realizar ações simbólicas e artísticas, buscando chamar a atenção da mídia, da população e de veículos de imprensa sobre os problemas climáticos que vivemos agora no Brasil, visando fomentar o aumento dessa discussão também dentro de nosso país e em nossas comunidades.

Por fim, reforçamos que essas são apenas algumas de nossas ações que serão realizadas pela delegação em parceria com diversos movimentos, organizações e entidades parceiras. Outras ações, serão divulgadas no decorrer das próximas semanas no momento mais apropriado.

Conferência da Juventude da ONU (COY16)

É com muito orgulho, que finalmente podemos anunciar, que 2 dos ativistas de nossa delegação (Marina Guião e Marcelo Rocha) são delegados oficiais da Conferência da Juventude das Nações Unidas, que irá ocorrer entre os dias 28 e 31 de Outubro , onde jovens de todo o globo irão debater sobre as principais demandas da juventude, participando de workshops, debates, capacity building, e por fim escrevendo um tratado que será apresentado e entregue para o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres.

Em relação ao governo brasileiro, gostaríamos de ver um país realmente focado e preocupado, sendo referência mundial na liderança das questões ambientais e climáticas, comprometido em ações rápidas e com grande impacto, já que essa crise já afeta todo o país e sua população. Todavia, devido a atual postura governamental, a provável realidade que iremos encontrar, é um país sem propostas reais, cercado por mentiras e com a destruição de políticas ambientais e do código florestal nos últimos anos, além de ser uma vergonha na luta pelos direitos e a vida dos povos indígenas.

Já a nível internacional, temos grande esperança na força das manifestações e de movimentos como o Fridays for Future a pressionar políticos a terem decisões mais firmes frente à crise. E realmente esperamos que com o novo relatório do IPCC (AR6), lançado dia 09 de agosto deste ano, os países signatários atualizem suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), apresentem-nas na COP 26, e comecem a seguí-las para atingirmos os objetivos do Acordo de Paris. Reforçando que estaremos lá para garantir que os líderes mundiais estejam informados sobre o novo relatório do IPCC, da gravidade da crise climática, e se sintam pressionados a finalmente tomar ações minimamente suficientes para evitar as piores consequências da mesma. Pressionaremos principalmente o governo Brasileiro e de países do norte global a cumprirem o Acordo de Paris e demais decisões advindas dessa conferência.

Por fim, temos uma grande expectativa em um aumento da cobertura pela mídia nacional e internacional sobre o assunto, sendo esse um grande divisor de águas na história da humanidade é essencial que esse tema seja difundido para toda a sociedade, visando fomentar debates políticos dentro e fora do Brasil. Por fim, esperamos de verdade, que a juventude e a ciência sejam protagonistas dessa transformação e que suas vozes sejam cada vez mais amplificadas.

Agradecemos a todos que estão acompanhando nossa jornada a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças climáticas. E reforçamos que novidades sobre nossas ações serão divulgadas em breve.

Nenhum comentário: