Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

1. Educação e Cidadania // Emílio Carlos // Mercado Editorial //



Hoje, 07 de novembro de 2011, vamos acompanhar a primeira entrevista que o blog companhia das entrevistas realizou. O entrevistado é Escritor, professor e catequista Emílio Carlos, que possui o site: http://www.editoraemiliocarlos.com.br/. Acompanhe:

Blog: Quais os assuntos que a editora Emílio Carlos disponibiliza para os consumidores?

Emílio Carlos: A Editora trabalha com educação e evangelização. Nosso trabalho é voltado para as crianças, professoras e catequistas.

Blog: Na sua opinião, o livro ainda é um artigo de luxo no Brasil devido o preço?

Emílio Carlos: Esse quadro tem se modificado no decorrer dos anos. Vários são os fatores que contribuem para essa mudança. Um deles é o aumento do poder aquisitivo do brasileiro. O outro é a facilidade para parcelar as compras no cartão. Tudo isso trouxe o livro ao alcance de mais brasileiros.

Blog: Quais as formas de adquirir livros de sua editora?

Emílio Carlos: O leitor pode adquirir os livros através do site da Editora, pagando com boleto, cartão de crédito ou transferência bancária. O pagamento é totalmente seguro, pois utilizamos o sistema PagSeguro do grupo UOL.

Blog: Qual a importância da leitura, em sua opinião?

Emílio Carlos: Ler amplia horizontes, estimula a imaginação e a criatividade. Também amplia o vocabulário e a intimidade com a nossa língua. Quanto mais a criança lê mais facilidade ela terá em redigir suas próprias histórias e redações.

Blog: As bibliotecas comunitárias existem em boa quantidade no Brasil?

Emílio Carlos: Essa é uma grande ideia que precisa ser ampliada. A iniciativa vem crescendo e esperamos que se espalhe ainda mais por todo território nacional.

Blog: A editora Emílio Carlos já contribuiu com alguma biblioteca comunitária?

Emílio Carlos: A Editora publica livros digitais com suporte em DVD. São os DVDs-livros, que normalmente trazem livros digitais e vídeos como extras. Esse formato de livro precisa de um computador para ser lido. Talvez por isso ainda não tivemos nenhum pedido de contribuição. Agora a Editora está investindo no formato tradicional do livro de papel. E com certeza contribuiremos com essa iniciativa.

Blog: Como podemos criar o hábito de leitura nas crianças?

Emílio Carlos: É fundamental colocar a criança em contato com o livro desde cedo. Encontramos no mercado livros com material plástico destinados à acompanhar a criança no banho. Isso diminui o problema do banho (que para muitas crianças é traumático) e ainda coloca a criança já em contato com o livro. Também é muito importante que os pais e professores leiam histórias para as crianças desde pequenas. Há livros dedicados à todas as faixas etárias. Para o processo de alfabetização também existem livros com figuras coloridas e apenas uma palavra identificando a figura. Depois virão os livros com pequenas frases. Em suma: fazer do livro um companheiro da criança é a garantia de que no futuro o adolescente será um leitor.