Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

13. Flávia Valle / Ciência / BSB Sustentável /

Hoje o blog conversa com Flávia Valle, sobre a sustentabilidade, proteção do meio ambiente e o equilíbrio.

Entrevista na íntegra:

Blog: É possível produzir com sustentabilidade, principalmente do meio ambiente?


Flávia Valle: É possível transformarmos o resíduo sólido que iria para o lixo em arte, artesanato e aplicar na criação de novos produtos.

Blog: O planeta já possui bons exemplos de sustentabilidade desenvolvidos pelas pessoas?


Flávia Valle: A cada dia podemos ver materiais que iriam para o lixo transformado em novos produtos como bijuterias, cadeiras, luminárias, potes, esculturas, entre outros por artesãos, designs, empresários para serem colocados no mercado para um consumo cada vez mais consciente.


Blog: O plástico é considerado um vilão ou já é considerado com solução em relação ao destino final?


Flávia Valle: Temos diversos tipos de resíduos plásticos. A PET, por exemplo, já tem sido destinada para fabricação de produtos no Brasil como placas, camisetas, brinquedos, entre outros. Então, creio que temos dito bons resultados no destino final para esse tipo de plástico, mas ainda há muito por fazer.


Blog: E a coleta seletiva é uma solução no lugar de construir aterro sanitário?


Flávia Valle: Acredito que a coleta seletiva é uma solução eficiente e eficaz, pois destina o resíduo sólido para as mãos de cooperativas, associações de catadores, e propicia a geração de trabalho e renda. Porém, o aterro sanitário pode ser outra solução, desde que este aterro seja construído com tratamento adequado do lixo, sistema de proteção do meio ambiente e monitoramento ambiental, a fim de evitar problemas ambientais, sociais e de saúde pública. Então, tanto a coleta seletiva como a construção de aterro sanitário entendo ser soluções para as questões ambientais.


Blog: Como proteger o meio ambiente da poluição que é produzida pelas indústrias?


Flávia Valle: Creio que a indústria tem que urgentemente pensar novas formas e caminhos para minimizarem os impactos que provocam no meio ambiente. Investir em novas tecnologias e preocupar-se com a logística reversa pode ser o caminho.


Blog: BSB sustentável, o que significa esta ideia?


Flávia Valle: O Encontro BSB Sustentável surgiu quando eu (Flávia Valle) senti necessidade de expor os meus trabalhos artesanais de reciclagem em locais de Brasília, porém sozinha não teria graça. Foi então que tive a idéia de reunir com artesãos, ONGs, empresas, estudantes, designs, e pessoas que se interessam pelas questões ambientais e que utilizam como matéria prima principal do seu trabalho o resíduo sólido para um encontro informal em Brasília. E assim começou essa caminhada... O primeiro e o segundo encontro aconteceu no Restaurante Cultural Rayuela (412 Sul), o terceiro na quadra 102 Sul, o quarto no Jardim Botânico de Brasília, o quinto na Fnac Brasília, o sexto junto com a Semana Universitária da UDF e sétimo acontece no dia 19 de novembro no Sudoeste CLSW 104 em parceria com Das Meninas Ateliê Especial.

Blog: Os visitantes do blog que queiram conhecer mais as atividades desenvolvidas pela BSB sustentável, como proceder?


Flávia Valle: Para conhecer, acompanhar e participar do Encontro BSB Sustentável acesse http://encontrobsbsustentavel.blogspot.com/