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sexta-feira, 21 de setembro de 2012

179. Mírian Machado / responsável pela comunicação institucional do SAMU-DF / Samuzinho




Verdadeiros heróis da saúde pública, os profissionais do SAMU-DF atendem a população e realizam um serviço essencial que envolve diversas circunstâncias, entre elas, a pressa de quem telefona para o 192 do SAMU-DF, a demanda e o profissionalismo. Sobre este assunto, recebemos com muita honra a participação de Mírian Machado, responsável pela comunicação institucional do SAMU-DF. Boa leitura:

Blog: Podemos afirmar que, mesmo com a mudança de prédio-sede do SAMU-DF, não é comum a ligação telefônica não ser completada quando a população liga para o número 192, antes de falar com o médico?

Mírian Machado: O sistema de regulação médica de urgências do SAMU/DF encontra-se funcionando perfeitamente, não tendo apresentado nenhuma inconsistência tecnológica com a mudança física da sede. Hoje, das 100 mil ligações recebidas por mês pelo SAMU/DF, 25 mil configuram-se trotes, 10 mil enganos, 35 mil são ligações interrompidas e apenas 27 mil passam as informações necessárias para abertura da ocorrência. Dessas, apenas 30% aguardam para serem atendidos pela regulação médica.

Blog: Com está a fase de implantação no novo prédio-sede, em relação ao atendimento telefônico 192?

Mírian Machado: O atendimento ao 192 encontra-se funcionando perfeitamente não tendo apresentado nenhuma descontinuidade.

Blog: Em relação à atuação do Tribunal de Contas do Distrito Federal no SAMU-DF, é bem vinda às orientações por parte do Tribunal?

Mírian Machado: As orientações do TCDF não foram para o SAMU/DF e sim para a SES/DF.

Blog: E a multa aplicada ao Secretário de Saúde Rafael Barbosa pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal, foi necessária?

Mírian Machado: Não. A SES/DF recorreu da multa e mostrou que do relatório apresentado pelo TCDF do processo de 2008, as incorreções não procediam. A exceção do quantitativo de pessoal (médicos) o restante já havia sido equalizado.

Blog: Uma das questões que envolvem o Tribunal de Contas do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal e o SAMU-DF, é a melhoria dos equipamentos dentro das ambulâncias do SAMU-DF, isto já foi resolvido?

Mírian Machado: Sim. Hoje o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do DF figura entre os dez melhores do mundo. Sendo referência em capacitação, equipamentos e tecnologias.

Blog: Há uma real necessidade de concurso público para aumentar o quadro de servidores do SAMU-DF, ou a quantidade de profissionais está compatível com a demanad da população do Distrito Federal?

Mírian Machado: A exceção do quadro próprio de médicos, o SAMU/DF conta com equipe de enfermagem - enfermeiro e técnico de enfermagem - e condutores suficientes para atender, conforme preconiza a Política Nacional de Assistência às Urgências do Ministério da Saúde - a população do DF.

Blog: Neste contexto, já existe necessidade urgente de novas contratações?

Mírian Machado: Sim. Inclusive foram abertas inscrições para concurso para médico do Samu, 106 vagas abertas, com a finalidade de resolver o problema das horas-extras de médicos que atendem a regulação médica, às Unidades de Suporte Avançadas (UTIs) e ao Aeromédico.

Blog: Quantos médicos atualmente trabalham no SAMU-DF?

Mírian Machado: Média de 90 médicos em regime de horas-extras, do quadro próprio do SAMU, 12.

Blog: Quantas ambulâncias atualmente existem à disposição do SAMU-DF?

Mírian Machado: 31, sendo 26 Unidades de Suporte Básico e 05 Unidades de Suporte Avançado.

Blog: Qual a quantidade de motos, e qual o objetivo das motos, no sentido do atendimento à população?

Mírian Machado: O DF conta com 14 motos no serviço de motolância atendendo a 07 núcleos de atendimento pré-hospitalar. O objetivo primordial é chegar mais rapidamente às ocorrências severas onde as ambulâncias tem dificuldade de acesso, seja por trânsito, seja por barreiras físicas. Hoje o DF é referência nacional também neste serviço. O SAMU/DF, com recursos próprios, está em processo licitatório para compra de mais motocicletas visando substituir as em atividade e ampliar o serviço para outras cidades.

Blog: O SAMU-DF também trabalha com bicicletas para atender a população?

Mírian Machado: A sociedade local conta ainda com um projeto piloto, criado pelo SAMU/DF, Serviço de Ciclo Atendimento de Urgências - Bikelancia, implantado no Parque da Cidade em outubro/2011. Trata-se de uma dupla de bicicletas equipadas para atendimento pré-hospitalar, uma com material para atendimento traumático e outra para atendimento a casos clínicos que atendem às necessidades de urgência daquela população.

Blog: Em média, qual o tempo de espera, por parte da população, em relação à chegada da ambulância do SAMU-DF ao local em que ela foi solicitada?

Mírian Machado: Havendo necessidade do atendimento, por avaliação do médico regulador, o tempo resposta (tempo transcorrido entre o atendimento da ligação pelo médico-regulador e a chegada do recurso ao local da ocorrência) é de 12 minutos. O padrão internacional de excelência para o tempo resposta em centros urbanos é de 11 minutos.

Blog: E o Samuzinho, é um eixo educativo, uma dimensão do SAMU-DF voltada para a educação das crianças e adolescentes do Distrito Federal, qual o objetivo principal?

Mírian Machado: O Projeto objetiva conscientizar a importância da atuação correta em situação de risco. Refletir sobre a importância de vida e os movimentos de solidariedade. Comunicar adequadamente a solicitação de ajuda do serviço 192. Desmistificar ideias errôneas comumente associadas a impulsos na busca do auxílio à saúde. O projeto já ajudou a baixar o percentual de trotes recebidos pelo SAMU/DF de 60 (em 2008) para 25% em 2012.

Blog:  Quais as atribuições do Ministério da Saúde em relação ao SAMU-DF?

Mírian Machado: Fiscalização e repasse financeiro (50%)

Blog: Quais as atribuições da Secretaria de Saúde do Distrito Federal em relação ao SAMU-DF?

Mírian Machado: Cumprimento das determinações do Ministério da Saúde e manutenção do serviço.

Blog: Podemos afirmar que o SAMU-DF está subordinado à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, e que também cabe ao Ministério da Saúde orientar a Secretaria de Saúde do Distrito Federal em relação ao SAMU-DF?

Mírian Machado: Sim.

Blog: Quem paga o combustível, salários, etc, do SAMU-DF são os impostos dos cidadãos, mas quem gerencia estes pagamentos?

Mírian Machado: Fundo de Saúde do Distrito Federal (SES/DF)

Blog: De acordo com as estatísticas, quantos atendimentos são realizados pelo SAMU-DF por mês?

Mírian Machado: Hoje, das 100 mil ligações recebidas por mês pelo SAMU/DF:

* 25 mil configuram-se trotes,
* 10 mil enganos,
* 35 mil são ligações interrompidas e
* apenas 27 mil passam as informações necessárias para abertura da ocorrência. Dessas, 30% não aguardam para serem atendidos pela regulação médica; o que se percebe é que a população ainda não assimilou a importância de falar com o médico regulador, ainda não internalizou o quanto esse atendimento é imprescindível para a vida daquele paciente.
* são feitos em média, 6.000 atendimentos por mês.

Blog: Com as notícias que recebemos recentemente, há uma implantação de salas de diferentes cores nos Hospitais Públicos do Distrito Federal, isto facilita o trabalho tão importante que é do SAMU-DF?

Mírian Machado: Com o intuito de dar continuidade ao atendimento especializado aos pacientes mais graves, o SAMU/DF implantou em fevereiro de 2011 o Centro de Trauma do HBDF. Em 2012 reorganizou e hoje gerencia o Centro de Emergência do Hospital do Guará; assumiu a Sala Vermelha (para pacientes graves e gravíssimos) do Hospital da Ceilândia e implantou o Centro Neurocardiovascular do Hospital de Base.